O que esperar da cirurgia no dedo no gatilho
Contente
- Bons candidatos para esta cirurgia
- Como se preparar para a cirurgia
- Procedimento
- Cirurgia aberta
- Liberação percutânea
- Recuperação
- Eficácia
- Complicações
- Outlook
visão global
Se você tem dedo em gatilho, também conhecido como tenossinovite estenosante, está familiarizado com a dor de ter um dedo ou polegar preso em uma posição enrolada. Pode doer se você está usando a mão ou não. Além disso, há a frustração de não ser capaz de fazer as coisas que você deseja, desde abotoar suas roupas até enviar mensagens de texto, tocar violão ou talvez até jogar videogame
A cirurgia para o dedo em gatilho é feita para aumentar o espaço de movimento do tendão flexor. O tendão flexor é um tendão dos dedos que é ativado pelos músculos para puxar os ossos dos dedos. Isso permite que seu dedo se curve e flexione. Após a cirurgia, o dedo pode dobrar e endireitar sem dor.
Bons candidatos para esta cirurgia
Seu médico pode recomendar a cirurgia se você for saudável e tiver tentado outros tratamentos sem sucesso, ou se seus sintomas forem graves.
Os tratamentos não cirúrgicos incluem:
- descansar a mão por três a quatro semanas, não realizando atividades que exijam movimentos repetitivos
- usar uma tala à noite por até seis semanas para manter o dedo afetado reto enquanto você dorme
- tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides de venda livre, incluindo ibuprofeno (Advil, Motrin IB) ou naproxeno (Aleve), para aliviar a dor (embora eles provavelmente não diminuam o inchaço)
- uma ou duas injeções de esteróide (glicocorticoide) próximo ou na bainha do tendão para reduzir a inflamação
As injeções de esteróides são o tratamento mais comum. Eles são eficazes para até pessoas que não têm diabetes. Este tratamento é menos eficaz em pessoas com diabetes e dedo em gatilho.
Seu médico pode recomendar a cirurgia mais cedo se você tiver diabetes ou tiver sintomas graves, como:
- movimento restrito do dedo ou da mão que é incômodo ou incapacitante
- dedos, polegares, mãos ou antebraços doloridos
- a incapacidade de realizar tarefas diárias sem que sejam estranhas ou dolorosas, incluindo trabalho, hobbies ou atividades de que você goste
- sentir-se envergonhado ou nervoso por ter o dedo no gatilho
- piorando com o tempo, de forma que você deixa cair coisas, tem problemas para pegá-las ou não consegue agarrar nada
Como se preparar para a cirurgia
Você não conseguirá comer no dia da cirurgia. Pergunte ao seu médico quanto tempo você precisará jejuar antes da cirurgia. Dependendo da hora marcada para a cirurgia, você pode precisar jantar na noite anterior mais cedo do que o normal. Você deve poder continuar bebendo água normalmente. Apenas evite beber outras bebidas, como refrigerante, suco ou leite.
Procedimento
Existem dois tipos de cirurgia do dedo em gatilho: liberação aberta e percutânea.
Cirurgia aberta
Você pode fazer uma cirurgia no dedo em gatilho em ambulatório. Isso significa que você estará em uma sala de cirurgia, mas não precisa passar a noite no hospital. A cirurgia deve durar de alguns minutos a meia hora. Então você pode ir para casa.
Primeiro, o cirurgião administra um sedativo leve por via intravenosa (IV) para ajudá-lo a relaxar. Um IV consiste em um saco de medicamento líquido que flui em um tubo e através de uma agulha em seu braço.
Seu cirurgião entorpece a área injetando um anestésico local em sua mão. Em seguida, eles cortam uma incisão de cerca de 1/2 polegada na palma da mão, alinhada com o dedo ou polegar afetado. Em seguida, o cirurgião corta a bainha do tendão. A bainha pode impedir o movimento se ficar muito espessa. O médico move o dedo para verificar se o movimento é suave. Finalmente, você recebe alguns pontos para fechar o pequeno corte.
Liberação percutânea
Esse procedimento é mais comumente feito para os dedos médio e anelar. Você pode fazer este procedimento no consultório do seu médico.
O médico anestesia sua palma e, em seguida, insere uma agulha forte na pele ao redor do tendão afetado. O médico move a agulha e seu dedo para separar a área bloqueada. Às vezes, os médicos usam o ultrassom para ver com certeza se a ponta da agulha abre a bainha do tendão.
Não há corte ou incisão.
Recuperação
Você provavelmente será capaz de mover o dedo afetado no dia da cirurgia, assim que o entorpecimento passar. A maioria das pessoas pode. Você deve ter uma amplitude de movimento completa.
Dependendo do tipo de trabalho que você fizer, pode não ser necessário tirar nenhuma folga após o dia da cirurgia. Você pode conseguir usar um teclado quase imediatamente. Se o seu trabalho envolve trabalho árduo, pode ser necessário afastar-se do trabalho por até duas semanas após a cirurgia.
Aqui está um cronograma geral de quanto tempo sua recuperação irá durar e o que incluirá:
- Você provavelmente usará um curativo no dedo por quatro ou cinco dias e precisará manter a ferida seca.
- Seu dedo e sua palma ficarão doloridos por alguns dias. Você pode usar bolsas de gelo para aliviar a dor.
Para limitar o inchaço, seu médico pode sugerir que você mantenha sua mão apoiada acima do coração tanto quanto possível.
- Seu cirurgião de mão pode recomendar que você consulte um terapeuta de mão ou faça exercícios específicos em casa.
- A maioria das pessoas sente-se capaz de dirigir em cinco dias.
- Evite esportes por duas ou três semanas, até que a ferida esteja curada e você tenha força de preensão.
Pode levar de três a seis meses para o último pedaço de inchaço e rigidez desaparecer. A recuperação pode ser mais curta se você tiver uma liberação percutânea. A recuperação pode ser mais longa se você tiver feito cirurgia em mais de um dedo.
Eficácia
A bainha do tendão que é cortada durante a cirurgia volta a crescer de forma mais frouxa para que o tendão tenha mais espaço para se mover.
Às vezes, as pessoas precisam de mais de uma cirurgia. Mas o dedo em gatilho só se repete em cerca de algumas pessoas após cirurgia aberta ou liberação percutânea. Essa porcentagem é provavelmente maior para pessoas com diabetes. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de apresentar dedo no gatilho em mais de um dedo também.
Complicações
A cirurgia do dedo em gatilho é muito segura. As complicações comuns à maioria das cirurgias, como infecção, lesão nervosa e sangramento, são muito raras nesse tipo de cirurgia.
As complicações específicas da cirurgia do dedo em gatilho são menos prováveis se você trabalhar com um cirurgião de mão certificado com experiência em microcirurgia e cirurgia plástica. Eles movem e testam seu dedo durante a cirurgia.
Se ocorrerem complicações, elas podem incluir:
- dano ao nervo
- corda de arco, quando muito da bainha é cortada
- gatilho persistente, quando a bainha não libera completamente
- extensão incompleta, quando a bainha fica apertada além da parte que foi liberada
Outlook
A cirurgia provavelmente corrigirá o problema com o tendão e a bainha e restaurará o movimento completo do dedo ou polegar.
Pessoas com diabetes ou artrite reumatóide têm maior chance de desenvolver dedo em gatilho. O dedo em gatilho pode ocorrer em um dedo ou tendão diferente.
Em casos graves, o cirurgião pode não conseguir endireitar o dedo.