Estudo diz que comer tarde da noite realmente faz você ganhar peso

Contente

Você provavelmente já ouviu falar que é ruim comer tarde da noite se quiser perder peso. Isso significa que fatias regulares de pizza tarde da noite e sorvetes são proibidos. (Que chatice!) Por outro lado, você também pode ter ouvido que comer tarde da noite pode ajudá-lo a queimar calorias e que é multar comer antes de dormir, contanto que seja um lanche saudável e com os macronutrientes certos (proteínas e carboidratos!). Então, qual é? Um novo estudo, ainda a ser publicado, apresentado no Sleep Meeting anual pode responder a essa pergunta. (Relacionado: Comer tarde da noite deixará você gordo?)
Durante as primeiras oito semanas do estudo, as pessoas puderam comer três refeições e dois lanches entre 8h00 e 19h00. Então, por mais oito semanas, eles puderam comer a mesma quantidade entre meio-dia e 23 horas. Antes e depois de cada teste de oito semanas, os pesquisadores testaram o peso de todos, a saúde metabólica (açúcar no sangue, colesterol e níveis de triglicerídeos) e a saúde hormonal.
Agora, a má notícia para os comedores noturnos: as pessoas ganharam peso e experimentaram outras alterações metabólicas e hormonais negativas quando comiam mais tarde.
Em termos de hormônios, há dois principais focados pelos autores: a grelina, que estimula o apetite, e a leptina, que ajuda a saciar após comer. Eles descobriram que quando as pessoas comiam principalmente durante o dia, a grelina atingiu o pico no início do dia, enquanto a leptina atingiu o pico mais tarde, o que significa que a programação alimentar diurna potencialmente evitou comer demais, ajudando as pessoas a se sentirem mais satisfeitas no final do dia e, portanto, menos propensas a delicie-se à noite.
Compreensivelmente, isso é um pouco confuso devido à pesquisa anterior, mas os autores do estudo são bastante claros que esses resultados significam que comer tarde da noite é algo de que as pessoas provavelmente deveriam ficar longe. "Embora a mudança no estilo de vida nunca seja fácil, essas descobertas sugerem que comer mais cedo pode valer a pena o esforço para ajudar a prevenir esses efeitos crônicos prejudiciais à saúde", disse Kelly Allison, Ph.D., em um comunicado à imprensa. Allison, autora sênior do estudo, é professora associada de psicologia em psiquiatria e diretora do Center for Weight and Eating Disorders da Penn Medicine. "Temos um amplo conhecimento de como comer em excesso afeta a saúde e o peso corporal", disse ela, "mas agora temos uma compreensão melhor de como nosso corpo processa os alimentos em diferentes horas do dia durante um longo período de tempo."
Então, qual é o resultado final aqui? Bem, pesquisas anteriores faz indicam que um lanche noturno com no máximo 150 calorias e principalmente proteínas e carboidratos (como um pequeno shake de proteína ou iogurte com frutas) provavelmente * não * fará você ganhar peso. Por outro lado, este novo estudo controlou todos os tipos de fatores que poderiam afetar os resultados, como o quão saudável era a comida e a quantidade de exercícios que os indivíduos estavam fazendo. Isso significa que esses resultados também são válidos para pessoas com hábitos saudáveis, não apenas para aqueles que comem alimentos indulgentes antes de dormir.
Não é necessário mudar seus hábitos se você estiver satisfeito com seu peso e sua saúde em geral. Mas se você estiver preocupado com o ganho de peso, colesterol ou qualquer um dos outros fatores que foram impactados negativamente durante este estudo, pode valer a pena tentar ajustar sua programação alimentar para se concentrar mais no dia para ver se isso faz diferença para tu.