Os alimentos surpreendentes que deixam você doente
Contente
Seu melhor amigo ficou sem glúten, outro evita laticínios e seu colega de trabalho abandonou a soja anos atrás. Graças às taxas de diagnóstico disparadas, a hiperconsciência das alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares está agora no auge.
Isso é bom para qualquer pessoa atormentada por dores de cabeça induzidas por alergia alimentar, problemas digestivos ou fadiga. Mas embora a solução pareça simples - tudo que você precisa fazer é eliminar o agressor, seja glúten, soja ou laticínios - não é tão simples.
"À medida que comemos mais alimentos processados, estamos consumindo sem saber todos os tipos de ingredientes, tornando mais difícil identificar o que está incomodando", diz a nutricionista Tamara Freuman, R.D., de Nova York, especializada em terapia nutricional médica para distúrbios digestivos. Portanto, se a eliminação do glúten, da soja e dos laticínios não aliviou seus problemas estomacais, considere remover um dos seguintes alimentos que podem ser o verdadeiro culpado por trás dessa sensação estranha em seu intestino.
Maçãs
Thinkstock
Se você tem alergias sazonais ou está irritado com alérgenos ambientais como pólen, frutas e vegetais, incluindo maçãs, pêssegos, pêras, erva-doce, salsa, aipo e cenoura, também pode significar problemas. "Os pólens têm proteínas muito semelhantes a alguns alimentos vegetais", diz Freuman. "Quando seu corpo os come na forma de frutas, fica confuso e pensa que está encontrando o alérgeno ambiental." Esse problema, chamado de síndrome da alergia oral, afeta cerca de 70% das pessoas que sofrem de alergia ao pólen. Se você sofre dessa condição, não precisa renunciar totalmente a esses alimentos. Em vez disso, coma-os cozidos, pois suas proteínas causadoras de alergia são sensíveis ao calor.
Presunto e bacon
Thinkstock
Pode não ser o pão em seu sanduíche que o está deixando maluco - pode ser a carne. [Tweet este fato!] Os defumados, como presunto e bacon, são ricos em histaminas, compostos naturais que podem desencadear um ataque de sintomas semelhantes aos da alergia em pessoas cujos corpos não podem processá-los adequadamente, diz Clifford Bassett, MD, diretor médico of Allergy and Asthma Care, de Nova York. Isso pode significar dores de cabeça, nariz entupido, desconforto estomacal e problemas de pele. De acordo com um estudo recente, as histaminas podem causar erupções cutâneas, coceira, eczema, acne e até rosácea. Para ver se você é sensível, veja como você se sente depois de mudar para carnes frescas em vez de variedades envelhecidas ou defumadas.
Fruta seca
Thinkstock
Para evitar a descoloração natural e manter os tons vivos, algumas frutas secas são tratadas com dióxido de enxofre, um conservante que impede o escurecimento natural. Mas o composto - que também aparece no melaço com enxofre e na maioria dos vinhos (procure "contém sulfitos" no rótulo) - pode causar desconforto. "Comer dióxido de enxofre pode fazer algumas pessoas sentirem dor de cabeça e náuseas", diz Freuman. "E se você tem asma, isso pode desencadear um ataque sério." Mesmo que você tenha passado toda a sua infância comendo frutas secas, não é incomum que as intolerâncias ao sulfito se desenvolvam mais tarde na vida, até os quarenta ou cinquenta anos, de acordo com um artigo de 2011 publicado por pesquisadores da Universidade da Flórida.
Vinho tinto
Getty Images
Pulso acelerado, rubor facial ou coceira na pele após uma taça de merlot ou cabernet podem ser sinais de que você é sensível à proteína de transferência de lipídios (LTP), encontrada na casca das uvas. Em um estudo alemão com 4.000 adultos, quase 10% relataram ter sintomas de alergia, incluindo falta de ar, coceira, inchaço e cólicas estomacais após beber um copo de vinho. Mas segure seu saca-rolhas: vinho branco, feito sem casca de uva, não contém LTP.
Chucrute e Kimchee
Getty Images
Alimentos envelhecidos ou fermentados, como chucrute e kimchi, são ricos na enzima tiramina. De acordo com um estudo de 2013 publicado na revista Cefaléia, a tiramina pode ser a culpada pela enxaqueca em pessoas que não conseguem metabolizá-la adequadamente. "Quanto mais tempo um alimento envelhece, mais suas proteínas são quebradas. E quanto mais proteínas são quebradas, mais tiramina é formada", diz Keri Gans, R.D., autora de A Dieta das Pequenas Mudanças. Troque a salada de repolho fresco por um 'kraut envelhecido para ver se sua cabeça reage melhor.