Nódulos linfáticos cervicais inchados
Contente
- O que os linfonodos cervicais fazem?
- O que causa nódulos linfáticos cervicais inchados?
- Quando ver seu médico
- Tratamentos comuns para linfonodos cervicais inchados
- O takeaway
visão global
O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunológico. É composto por vários nódulos linfáticos e vasos. O corpo humano possui centenas de nódulos linfáticos em diferentes locais do corpo.
Os linfonodos localizados no pescoço são chamados de linfonodos cervicais.
O que os linfonodos cervicais fazem?
Os gânglios linfáticos são pequenas unidades encapsuladas no sistema linfático. Eles filtram a linfa. A linfa é um fluido responsável pelo transporte de linfócitos (um tipo de glóbulo branco) por todo o sistema de vasos linfáticos do corpo.
Os gânglios linfáticos cervicais, como o resto dos gânglios linfáticos do corpo, são responsáveis pelo combate às infecções. Eles fazem isso atacando e destruindo germes que são transportados para o nódulo através do fluido linfático. Após a conclusão desse processo de filtragem, qualquer resíduo de fluido, sais e proteínas entram novamente na corrente sanguínea.
Além de combater germes que causam infecções, como vírus, algumas das tarefas extremamente importantes que os linfonodos realizam para o sistema imunológico incluem:
- filtrando fluido linfático
- controlando a inflamação
- aprisionando células cancerosas
Embora os gânglios linfáticos possam ocasionalmente inchar e causar desconforto, eles são essenciais para um corpo saudável e funcionamento imunológico adequado.
O que causa nódulos linfáticos cervicais inchados?
Às vezes, os gânglios linfáticos do pescoço, assim como outras partes do corpo, podem inchar. Essa ocorrência comum é conhecida como linfadenopatia. Pode ocorrer em reação a infecção, lesão ou câncer.
Geralmente, linfonodos cervicais inchados não são ameaçadores. Muitas coisas podem causar edema dos linfonodos cervicais, incluindo:
- bronquite
- gripe comum
- infecção na orelha
- infecção do couro cabeludo
- Strep garganta
- amidalite
Uma vez que a linfadenopatia tende a ocorrer em uma área de nódulos de cada vez, é comum que infecções no pescoço ou ao redor dele desencadeiem o inchaço da linfa cervical. Isso ocorre porque a infecção próxima ao pescoço é filtrada pelos gânglios linfáticos do pescoço, o que leva ao inchaço.
Outros locais onde os gânglios linfáticos comumente incham incluem as axilas e a virilha. A linfadenopatia também pode ocorrer nos gânglios linfáticos localizados nas cavidades torácicas e abdominais.
O edema dos linfonodos cervicais pode ser um indicador confiável de infecção ou outra inflamação na área. Também pode indicar câncer, mas é muito menos comum. Na maioria das vezes, os gânglios linfáticos inchados são apenas parte integrante do sistema linfático fazendo seu trabalho.
Quando ver seu médico
Embora seja incomum que os gânglios linfáticos cervicais inchados indiquem uma condição mais séria, é importante conversar com seu médico se sentir os seguintes sintomas:
- ternura e dor prolongadas
- inchaço contínuo por mais de uma semana
- febre
- perda de peso
Esses sintomas podem indicar certas condições que precisam de atenção médica imediata, como:
- tuberculose
- sífilis
- HIV
- linfoma
- certos tipos de leucemia
- um tumor de câncer sólido que se espalhou
Tratamentos comuns para linfonodos cervicais inchados
Se você está tendo um inchaço leve e comum, existem algumas opções disponíveis para ajudar a tratá-lo direta ou indiretamente, como:
- antibióticos
- antivirais
- antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno (Advil)
- descanso adequado
- compressa de pano úmido e quente
Por outro lado, se os gânglios linfáticos estão inchando devido ao crescimento canceroso, o tratamento pode incluir:
- quimioterapia
- terapia de irradiação
- cirurgia para remover o linfonodo
O takeaway
Os vírus e bactérias são filtrados pelo sistema linfático para ajudar a combater infecções. Por causa disso, o inchaço não é apenas comum, é esperado.
Em casos raros, gânglios linfáticos cervicais inchados podem indicar condições graves, como linfoma ou leucemia. Se você está tendo gânglios linfáticos inchados no pescoço e está preocupado, a melhor coisa a fazer é conversar com seu médico.