O que está causando meu inchaço na ponta do dedo e como eu a trato?
Contente
- O tratamento da ponta do dedo inchada causa
- Infecção
- Dactilite
- Trauma ou lesão
- Gravidez
- Doenças autoimunes
- Gota
- Câncer
- Tratamento da ponta do dedo inchada
- Tratamento médico
- Remédios caseiros
- Quando ver um médico
visão global
O inchaço ocorre quando parte do corpo - como órgãos, pele ou músculos - aumenta de tamanho. Geralmente ocorre por causa de inflamação ou acúmulo de líquido em parte do corpo.
O inchaço pode ser interno ou afetar a pele e os músculos externos. Pode ocorrer em todo o corpo ou estar localizado em uma parte específica.
É possível que as pontas dos dedos inchem. Pode ser causado por uma variedade de condições. Em alguns casos, você pode tratar isso em casa, enquanto outros requerem atenção médica.
O tratamento da ponta do dedo inchada causa
O inchaço da ponta do dedo tem várias causas. Pode ser um sinal de um problema mais sério ou inofensivo e temporário.
Infecção
Em geral, as infecções são uma causa comum de inchaço. Uma infecção na ponta do dedo também é chamada de criminoso. Esse tipo de infecção afeta a polpa, ou almofada, da ponta do dedo e faz com que os pequenos compartimentos que constituem a polpa sob a pele se encham de pus.
Os criminosos geralmente são muito doloridos e latejantes. Eles afetam mais comumente o polegar e o dedo indicador e costumam acontecer após um ferimento por punção.
Dactilite
Dactilite é um tipo de inflamação grave das articulações do dedo do pé e dos dedos. A dactilite causa inchaço e dor e torna difícil mover os dedos.
A causa mais comum de dactilite é a artrite psoriática. Até metade das pessoas com artrite psoriática a desenvolve. Outras causas incluem:
- outros tipos de artrite
- gota
- tuberculose
- anemia falciforme
- sarcoidose
Trauma ou lesão
Lesões ou traumas na ponta do dedo podem causar inchaço. Lesões na ponta dos dedos são o tipo mais comum de lesões nas mãos observadas em salas de emergência.
Lesões comuns na ponta do dedo incluem fraturas e lesões por esmagamento. Eles também podem causar hematomas sob o leito ungueal ou fazer com que sua unha se separe do leito ungueal.
Gravidez
O inchaço em todo o corpo, incluindo as mãos e os dedos, é comum durante a gravidez. Esse inchaço, chamado edema, é causado pelo acúmulo de líquido. O fluido ajuda seu corpo a se expandir e amolecer para apoiar o crescimento fetal e ajuda a preparar suas articulações e tecidos para o parto.
Embora o inchaço durante a gravidez geralmente seja inofensivo, o inchaço repentino das mãos pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma forma grave de pressão alta. A pré-eclâmpsia requer atenção médica o mais rápido possível.
Doenças autoimunes
Doenças autoimunes, como lúpus, podem causar inchaço na ponta dos dedos. A doença autoimune que mais comumente causa inchaço na ponta do dedo é a artrite, incluindo artrite psoriática e artrite reumatóide.
A artrite faz com que as articulações inchem e enrijeçam. Também causa dor, calor e vermelhidão nas articulações. Freqüentemente, começa nas pequenas articulações, como as dos dedos das mãos e dos pés.
Gota
A gota é uma doença crônica que causa acúmulo de ácido úrico no corpo. O ácido úrico forma cristais nas articulações, o que pode ser muito doloroso. O ácido úrico vem da quebra das purinas, que são encontradas em certos alimentos, como fígado, feijão e ervilha secos e anchovas.
Os sintomas geralmente começam no dedão do pé, mas podem afetar qualquer articulação. Os ataques podem ser breves no início, mas depois começam a durar mais tempo e acontecem com mais frequência se não forem tratados adequadamente.
A gota é mais comum em homens, pessoas com sobrepeso, pessoas com histórico familiar de gota e pessoas que comem muitos alimentos ricos em purinas.
Câncer
Câncer de qualquer tipo pode causar metástase para o osso. Em casos raros, pode metastizar para os ossos da mão. Nesses casos, o tumor pode causar inchaço na ponta do dedo. O câncer de pulmão é o tipo mais comum de metástase para os ossos da mão, depois o câncer de rim e o câncer de mama.
Em, o tumor de mão será o primeiro sinal de câncer. Isso geralmente indica um prognóstico ruim.
Tratamento da ponta do dedo inchada
O tratamento para a ponta do dedo inchada depende da causa. Às vezes, pode ser necessário tratamento médico. Em outros casos, você pode tratar a ponta do dedo inchada em casa.
Tratamento médico
- Os esteróides podem ser usados para tratar o inchaço causado por doenças auto-imunes. Eles suprimem o sistema imunológico e impedem que seu corpo ataque a si mesmo. Os esteróides também podem ser usados para tratar a gota.
- Os antiinflamatórios não esteroides de venda livre (NSAID), como o ibuprofeno, podem ser usados para tratar o inchaço da ponta do dedo.
- Se você tem um criminoso que tem muito pus ou não responde a antibióticos, pode ser necessário drená-lo por um médico.
- Os criminosos podem precisar de antibióticos para limpar a infecção.
- O tratamento do câncer, como quimioterapia, radioterapia e cirurgia, depende do tipo e do estágio do câncer que você tem.
- Alguns traumas ou ferimentos requerem atenção médica. Por exemplo, se você tiver uma fratura no dedo, isso provavelmente exigirá uma tala, mas às vezes exigirá cirurgia.
Remédios caseiros
Nem todas as pontas dos dedos inchadas precisam de tratamento médico. Por exemplo, o inchaço da gravidez diminui após o parto. Mas você pode ajudar a aliviar os sintomas com remédios caseiros.
- Mudanças no estilo de vida, como comer alimentos com menos sal, podem ajudar a aliviar o inchaço causado pela gravidez. Comer alimentos com menos purinas pode ajudar a aliviar os sintomas da gota.
- O sal de Epsom pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Mergulhe a ponta do dedo inchada por 15 a 20 minutos em água morna ou fria misturada com sal de Epsom.
- Se você tem uma doença auto-imune, comer alimentos antiinflamatórios pode ajudar a reduzir o inchaço. Peixe, folhas verdes, chá verde e chocolate amargo são ótimas opções. Você também pode usar especiarias como açafrão, gengibre, pimenta caiena e alho.
- O óleo da árvore do chá pode ajudar a reduzir o inchaço. Você pode misturá-lo com um óleo veicular ou um hidratante e aplicá-lo na área infectada. O óleo da árvore do chá também pode ajudar a reduzir a infecção, mas não deve ser usado no lugar dos antibióticos para infecções moderadas ou graves.
Quando ver um médico
Muitos casos de pontas dos dedos inchadas podem ser tratados em casa. No entanto, pode ser um sinal de um problema mais sério. Você deve consultar um médico se:
- o inchaço dura mais de três dias ou acontece mais de três vezes por mês
- o inchaço é devido a trauma ou pode estar quebrado
- inchaço é muito doloroso
- remédios caseiros não ajudam a reduzir o inchaço
- você está grávida e sua mão de repente fica inchada
- há pus ao lado do inchaço
- ponta do dedo inchada após um ferimento de punção