Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 18 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Morte de jovem após sessão de bronzeamento acende alerta dos riscos de expor a pele
Vídeo: Morte de jovem após sessão de bronzeamento acende alerta dos riscos de expor a pele

Contente

Resumo

Um bronzeado pode ser saudável?

Algumas pessoas pensam que o bronzeamento lhes dá um brilho saudável. Mas o bronzeamento, seja ao ar livre ou dentro de casa com uma cama de bronzeamento artificial, não é nada saudável. Ele o expõe a raios nocivos e o coloca em risco de problemas de saúde, como melanoma e outros tipos de câncer de pele.

O que são raios ultravioleta e como eles afetam a pele?

A luz solar viaja para a Terra como uma mistura de raios visíveis e invisíveis. Alguns dos raios são inofensivos para as pessoas. Mas um tipo, os raios ultravioleta (UV), podem causar problemas. Eles são uma forma de radiação. Os raios ultravioleta ajudam seu corpo a produzir vitamina D, mas a exposição excessiva danifica sua pele. A maioria das pessoas pode obter a vitamina D de que precisa com apenas 5 a 15 minutos de exposição ao sol, duas a três vezes por semana.

Existem três tipos de raios ultravioleta. Dois deles, UVA e UVB, podem atingir a superfície da terra e afetar sua pele. Usar uma cama de bronzeamento também expõe você aos raios UVA e UVB.

Os raios UVB podem causar queimaduras solares. Os raios UVA podem penetrar mais profundamente na pele do que os raios UVB. Quando sua pele é exposta aos raios UVA, ela tenta se proteger de mais danos. Ele faz isso produzindo mais melanina, que é o pigmento que torna sua pele mais escura. Isso é o que te deixa bronzeado. Isso significa que seu bronzeado é um sinal de dano à pele.


Quais são os riscos do bronzeamento para a saúde?

Visto que o bronzeamento significa superexposição aos raios ultravioleta, ele pode danificar sua pele e causar problemas de saúde, como

  • Envelhecimento prematuro da pele, o que pode fazer com que sua pele fique mais espessa, enrugada e coriácea. Você também pode ter manchas escuras na pele. Isso acontece porque a exposição prolongada aos raios ultravioleta torna a pele menos elástica. Quanto mais exposição ao sol você tem, mais cedo sua pele envelhece.
  • Câncer de pele, incluindo melanoma. Isso pode acontecer porque a luz ultravioleta danifica o DNA das células da pele e interfere na capacidade do corpo de lutar contra o câncer.
  • Ceratose actínica, uma mancha espessa e escamosa de pele que geralmente se forma em áreas expostas ao sol, como rosto, couro cabeludo, dorso das mãos ou tórax. Eventualmente, pode se tornar canceroso.
  • Dano ocular, incluindo catarata e fotoqueratite (cegueira da neve)
  • Um sistema imunológico enfraquecido, que pode aumentar sua sensibilidade à luz solar, diminuir os efeitos das vacinas e causar reações a certos medicamentos.

O que devo fazer para proteger minha pele dos raios ultravioleta?

  • Limite a exposição ao sol. Tente ficar longe do sol entre 10h e 16h, quando seus raios são mais fortes. Mas lembre-se de que você ainda fica exposto ao sol quando está ao ar livre em dias nublados ou na sombra.
  • Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou superior. Também deve ser um protetor solar de amplo espectro, o que significa que oferece proteção UVA e UVB. Se você tem pele muito clara, use FPS 30 ou superior. Aplique o protetor solar 20-30 minutos antes de sair e reaplique-o pelo menos a cada 2 horas.
  • Use óculos de sol que bloqueiam os raios UVA e UVB. Óculos de sol envolventes funcionam melhor porque impedem os raios ultravioleta de entrar furtivamente de lado.
  • Usar um chapéu. Você pode obter a melhor proteção com um chapéu de aba larga feito de um tecido bem entrelaçado, como uma lona.
  • Use roupas de proteção como camisas de mangas compridas e calças e saias compridas. Roupas feitas de tecido bem trançado oferecem a melhor proteção.

Também é importante verificar sua pele uma vez por mês. Se você vir alguma mancha ou mancha nova ou em mudança, consulte seu médico.


O bronzeamento artificial não é mais seguro do que bronzear-se ao sol?

O bronzeamento artificial não é melhor do que o bronzeamento artificial; também o expõe aos raios ultravioleta e danifica sua pele. As camas de bronzeamento artificial usam luz UVA, portanto, elas o expõem a uma concentração maior de raios UVA do que você obteria se bronzeando ao sol. As luzes de bronzeamento também o expõem a alguns raios UVB.

Algumas pessoas pensam que obter um "bronzeado básico" em um salão de bronzeamento pode protegê-lo quando você estiver no sol. Mas um "bronzeado básico" causa danos à pele e não o impede de se queimar quando sai de casa.

O bronzeamento artificial é particularmente perigoso para os jovens. O risco de melanoma é maior se você começar a fazer bronzeamento artificial enquanto era adolescente ou jovem adulto.

Algumas pesquisas mostram que o bronzeamento frequente pode até causar dependência. Isso pode ser perigoso porque quanto mais você se bronzeia, mais danos você causa à sua pele.

Existem maneiras mais seguras de ficar bronzeado?

Existem outras maneiras de ficar bronzeado, mas nem todas são seguras:


  • Comprimidos de bronzeamento tem um aditivo de cor que deixa sua pele laranja depois de tomá-los. Mas eles podem ser perigosos e não são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA).
  • Bronzeadores sem sol não tem risco conhecido de câncer de pele, mas é preciso ter cuidado. A maioria dos bronzeadores, loções e géis em spray usa DHA, um aditivo de cor que deixa sua pele bronzeada. O DHA é considerado seguro para uso na parte externa do corpo pelo FDA. Você precisa ter certeza de que não entra em seu nariz, olhos ou boca. Se você usar um spray bronzeador, tome cuidado para não respirar o spray. Além disso, lembre-se de que esses "bronzeados" não o protegem dos raios ultravioleta quando você sai de casa.

Compartilhado

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Um hematoma vaginal é uma coleção de angue que e acumula no tecido mole da vagina ou vulva, que é a parte externa da vagina. Acontece quando o vao anguíneo próximo e romp...
19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

Ânia de açúcar ão extremamente comun, epecialmente entre a mulhere.Na verdade, até 97% da mulhere e 68% do homen relatam entir algum tipo de deejo por comida, incluindo deejo ...