Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 7 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Sistema digestório 04 - Língua e tonsilas (anatomia e histologia) - Vídeo-aula
Vídeo: Sistema digestório 04 - Língua e tonsilas (anatomia e histologia) - Vídeo-aula

Contente

Os seres humanos nascem com cerca de 10.000 papilas gustativas, a maioria das quais localizada diretamente na língua. Essas papilas gustativas nos ajudam a desfrutar os cinco sabores principais:

  • doce
  • azedo
  • salgado
  • amargo
  • umami

Vários fatores podem afetar nossas papilas gustativas e alterar a maneira como percebemos o paladar, incluindo envelhecimento, doenças e muito mais.

Neste artigo, exploraremos os fatores que podem contribuir para uma mudança em suas papilas gustativas e quando consultar um médico para um diagnóstico oficial.

Causas de alterações nas papilas gustativas

Nossas papilas gustativas são responsáveis ​​por nos ajudar a desfrutar dos muitos sabores que o mundo tem a oferecer. Quando nossas papilas gustativas encontram alimentos e outras substâncias, as células gustativas internas enviam mensagens ao cérebro que nos ajudam a entender o que estamos saboreando. Essas células gustativas trabalham em conjunto com os sentidos químicos e físicos para produzir o que conhecemos como "sabor".

Mudanças em nossas papilas gustativas podem afetar muito a maneira como percebemos o sabor. Os alimentos podem ficar insossos e sem sabor. Sua percepção do sabor, especialmente por meio de suas papilas gustativas, pode ser prejudicada por uma variedade de fatores, de infecções a medicamentos e muito mais.


1. Infecções virais ou bacterianas

As infecções respiratórias superiores, sejam virais ou bacterianas, podem causar sintomas como congestão nasal e coriza. Esses sintomas podem reduzir seu olfato, o que por sua vez pode afetar sua percepção do paladar.

Embora possa parecer que suas papilas gustativas pararam de funcionar quando você está gripado ou resfriado, a verdade é que seu paladar não é tão bom sem o olfato.

2. Condições médicas

Distúrbios do sistema nervoso que afetam os nervos da boca ou do cérebro, como doença de Parkinson, esclerose múltipla (EM) e doença de Alzheimer, podem causar uma mudança na percepção do paladar. Além disso, alguns distúrbios não do sistema nervoso, como o câncer, podem alterar a percepção do paladar - especialmente durante o tratamento.

Em última análise, qualquer condição médica que afete o cérebro, o nariz ou a boca também pode resultar em uma alteração nas papilas gustativas.

3. Deficiências de nutrientes

A desnutrição pode causar uma deficiência em certas vitaminas e minerais que são necessários para o funcionamento adequado das papilas gustativas. As deficiências nos seguintes nutrientes podem levar à perda do paladar:


  • vitamina A
  • vitamina B6
  • vitamina b12
  • zinco
  • cobre

4. Danos nervosos

Os nervos encontrados ao longo do caminho da boca ao cérebro são responsáveis ​​pelo funcionamento das papilas gustativas e pela percepção do sabor. Danos nos nervos em qualquer lugar ao longo deste caminho, seja por lesão ou doença, podem contribuir para uma mudança em suas papilas gustativas.

Alguns dos potenciais danos aos nervos que podem afetar seu paladar incluem:

  • infecções de ouvido
  • cirurgia de ouvido
  • procedimentos odontológicos
  • procedimentos cirúrgicos da boca
  • disfunção do nervo facial
  • trauma cerebral

5. Remédios

Alguns medicamentos podem alterar suas papilas gustativas e alterar sua percepção do paladar. Os medicamentos mais comuns que afetam o paladar são os inibidores da enzima de conversão da angiotensina, usados ​​para tratar a hipertensão.

Outros medicamentos podem causar uma alteração no paladar, contribuindo para a boca seca, o que torna difícil para as papilas gustativas reconhecer os produtos químicos do paladar. Alguns dos fatores comuns que causam boca seca incluem:


  • antibióticos
  • antidepressivos
  • antifúngicos
  • anti-histamínicos
  • anti-hipertensivos
  • antiinflamatórios
  • antipsicóticos
  • antivirais
  • Medicamentos CNS
  • diuréticos
  • relaxantes musculares
  • medicamentos para tireóide

6. Envelhecimento

À medida que envelhecemos, nossas papilas gustativas não apenas diminuem em número, mas também mudam em função. As 10.000 papilas gustativas com que nascemos começam a diminuir à medida que avançamos para a meia-idade. As papilas gustativas que permanecem também sofrem uma diminuição no tamanho e na sensibilidade, o que pode dificultar a percepção do sabor.

A perda do olfato que ocorre com o envelhecimento também pode levar a uma diminuição do paladar à medida que envelhecemos. Além disso, muitas das doenças e condições que experimentamos à medida que envelhecemos - algumas das quais foram listadas acima - podem ter uma influência negativa em nossas papilas gustativas.

7. Fumar

Fumar também pode afetar negativamente o paladar, entre outros efeitos prejudiciais a longo prazo. Os produtos químicos contidos nos cigarros, como carcinógenos e alcalóides, podem alterar os receptores contidos em suas papilas gustativas.

Em um estudo, os pesquisadores exploraram mudanças na percepção do paladar em fumantes que pararam de fumar. Inicialmente, uma alta dependência de nicotina se correlacionou com uma menor sensibilidade ao paladar nos participantes do estudo. À medida que o período de estudo avançava, o pesquisador observou melhorias na função das papilas gustativas em apenas duas semanas.

Com que frequência eles mudam?

Fora de doenças, envelhecimento ou outras causas, a percepção do paladar é geralmente constante. No entanto, a regeneração das papilas gustativas em adultos ocorre freqüentemente tanto em nível celular quanto funcional.

De acordo com 2006, nossas papilas gustativas mudam a cada 10 dias, enquanto mais a partir de 2010 sugere que aproximadamente 10 por cento das células dentro dessas papilas gustativas mudam a cada dia.

Que tal uma mudança repentina?

Uma mudança repentina em suas papilas gustativas ou uma perda repentina do paladar podem indicar uma condição médica subjacente. Algumas condições médicas que podem causar uma mudança repentina em sua percepção do paladar incluem:

  • gripe comum
  • infecção do sinus
  • infecção na orelha
  • lesão no ouvido
  • infecção na garganta
  • infecção das vias aéreas superiores
  • doença gengival
  • ferimento na cabeça

A maioria das causas de perda súbita do paladar, como infecção respiratória superior ou resfriado comum, não são graves e podem ser tratadas em casa. No entanto, em algumas situações, certas doenças virais ou bacterianas podem sobrecarregar o sistema imunológico. Se você estiver tendo problemas para comer, beber ou respirar, procure atendimento médico imediatamente.

Como reparar papilas gustativas danificadas

Quando as papilas gustativas danificadas são causadas por uma condição médica subjacente, elas podem ser reparadas com o tratamento da condição subjacente. As infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos, enquanto as infecções virais podem ser tratadas com bastante repouso em casa.

Para doenças mais graves, como aquelas que causam danos nos nervos a longo prazo, o tratamento pode não restaurar necessariamente a função das papilas gustativas. Em última análise, a recuperação depende da extensão do dano ao nervo e da capacidade do corpo de repará-lo.

Quando os medicamentos são a causa da perda do paladar, seu médico pode escolher ajustar ou alterar sua medicação para aliviar esse efeito colateral.

Quando ver um médico

Se você tiver uma perda repentina do paladar que acompanha os sintomas de doenças mais graves, como ferimento na cabeça, lesão na boca, derrame ou outra condição do sistema nervoso, é hora de visitar um médico. Eles podem avaliar seu histórico médico e, se necessário, executar outros testes de diagnóstico para determinar a causa subjacente.

O resultado final

Mudanças nas papilas gustativas podem ocorrer naturalmente à medida que envelhecemos ou podem ser causadas por uma condição médica subjacente. Doenças virais e bacterianas do sistema respiratório superior são uma causa comum de perda do paladar. Além disso, muitos medicamentos comumente prescritos também podem levar a uma alteração na função das papilas gustativas. Em alguns casos, uma condição subjacente mais séria pode estar causando uma mudança na percepção do paladar.

Se você está experimentando uma mudança em suas papilas gustativas que não consegue explicar ou que não vai embora, agende uma visita com seu médico para mais testes.

Recomendado

A crise dos opióides: como fazer sua voz ser ouvida

A crise dos opióides: como fazer sua voz ser ouvida

O Etado Unido etão no meio de uma da piore crie de droga até hoje. Enfrentar a crie do opióide ignifica determinar a caua ubjacente do vício, deenvolver plano de tratamento eficaze...
Triagem e diagnóstico de sífilis na gravidez

Triagem e diagnóstico de sífilis na gravidez

Doi tete - conhecido como microcopia de campo ecuro e tete direto de anticorpo fluorecente - podem diagnoticar definitivamente a ífili. No entanto, nenhum dee tete etá amplamente diponí...