Chá e diabetes: benefícios, riscos e tipos de experimentação
Contente
- Como o chá afeta o controle do diabetes?
- Melhores chás para pessoas com diabetes
- Chá verde
- Chá preto
- Chá de hibisco
- Chá de canela
- Chá de cúrcuma
- Chá de cidreira
- Chá de camomila
- Riscos potenciais relacionados à ingestão de chá para pessoas com diabetes
- O resultado final
Existem muitas variedades de chá para escolher, algumas das quais oferecem benefícios exclusivos para a saúde.
Certos chás podem ser particularmente benéficos para pessoas com diabetes e ajudam a promover o controle do açúcar no sangue, reduzir a inflamação e aumentar a sensibilidade à insulina - todos essenciais para o controle do diabetes.
Este artigo explica os benefícios do chá para pessoas com diabetes, lista os melhores chás para beber para o controle do diabetes e explica como desfrutar o chá da maneira mais saudável e segura.
Como o chá afeta o controle do diabetes?
Consumido por mais de dois terços da população global, o chá é uma das bebidas mais populares do mundo ().
Existem muitos tipos de chá, incluindo verdadeiros chás feitos com folhas de Camellia sinensis planta, que inclui chá preto, verde e oolong, e chás de ervas, como chá de hortelã e camomila ().
Tanto os chás verdadeiros quanto os chás de ervas têm sido associados a uma variedade de benefícios à saúde devido aos poderosos compostos vegetais que eles contêm, e a pesquisa mostrou que alguns chás têm propriedades que são particularmente benéficas para pessoas com diabetes.
Diabetes é um grupo de condições caracterizadas por níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue, resultantes da secreção inadequada do hormônio regulador do açúcar no sangue, insulina, sensibilidade reduzida à insulina ou ambos ().
Para pessoas com diabetes, uma regulação rígida do açúcar no sangue é crítica, e escolher alimentos e bebidas que otimizem o controle saudável do açúcar no sangue é fundamental.
Optar por bebidas sem calorias ou de muito baixas calorias, como chá sem açúcar, em vez de bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas com café adoçado, é uma excelente maneira de otimizar o controle do diabetes.
Além disso, algumas variedades de chá contêm compostos vegetais que combatem os danos celulares e reduzem a inflamação e os níveis de açúcar no sangue, tornando-os uma ótima escolha para pessoas com diabetes ().
Além do mais, beber chá sem açúcar pode ajudar a manter seu corpo hidratado. Manter-se devidamente hidratado é essencial para todos os processos corporais, incluindo a regulação do açúcar no sangue.
Na verdade, pesquisas mostram que a desidratação está associada a níveis elevados de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, destacando a importância da ingestão regular de líquidos ().
ResumoCertos chás contêm compostos que podem ajudar a otimizar o controle do diabetes. Além disso, beber chá pode ajudá-lo a se manter hidratado, o que é essencial para uma regulação saudável do açúcar no sangue.
Melhores chás para pessoas com diabetes
A pesquisa mostrou que certos chás têm propriedades antiinflamatórias, redutoras de açúcar no sangue e sensibilizadoras à insulina, tornando-os excelentes opções para o controle do diabetes.
Os chás a seguir são algumas das melhores opções para pessoas com diabetes.
Chá verde
O chá verde oferece uma infinidade de benefícios à saúde, alguns dos quais são particularmente benéficos para pessoas com diabetes. Por exemplo, beber chá verde pode ajudar a reduzir os danos celulares, diminuir a inflamação e otimizar o controle do açúcar no sangue ().
Alguns dos compostos do chá verde, incluindo o galato de epigalocatequina (EGCG), mostraram estimular a captação de glicose nas células do músculo esquelético, reduzindo, portanto, os níveis de açúcar no sangue ().
Uma revisão de 17 estudos que incluiu 1.133 pessoas com e sem diabetes descobriu que a ingestão de chá verde reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum e hemoglobina A1c (HbA1c), um marcador de controle de açúcar no sangue a longo prazo ().
Além do mais, estudos mostram que beber chá verde pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver diabetes em primeiro lugar ().
Observe que esses estudos geralmente recomendam beber de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia para colher os benefícios mencionados acima.
Chá preto
O chá preto contém potentes compostos vegetais, incluindo theaflavins e thearubigins, que têm propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e redutoras de açúcar no sangue ().
Um estudo com roedores sugere que a ingestão de chá preto interfere com a absorção de carboidratos, suprimindo certas enzimas e pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle ().
Um estudo com 24 pessoas, algumas das quais com pré-diabetes, demonstrou que consumir bebidas de chá preto junto com uma bebida açucarada diminuiu significativamente os níveis de açúcar no sangue, em comparação com um grupo de controle ().
Outro estudo com roedores sugeriu que o chá preto também pode ajudar a estimular a secreção saudável de insulina, protegendo as células secretoras de insulina do pâncreas.
Estudos em humanos também demonstraram benefícios, mas o mecanismo de ação não está claro ().
Como é o caso do chá verde, os estudos com chá preto geralmente recomendam beber de 3 a 4 xícaras por dia para colher benefícios notáveis.
Chá de hibisco
O chá de hibisco, também conhecido como chá azedo, é um chá azedo de cores vivas feito de pétalas de Hibiscus sabdariffa plantar.
As pétalas de hibisco contêm uma variedade de antioxidantes polifenóis benéficos, incluindo ácidos orgânicos e antocianinas, que dão ao chá de hibisco sua cor rubi brilhante ().
O consumo de chá de hibisco tem vários efeitos benéficos para a saúde, desde a redução dos níveis de pressão arterial até a redução da inflamação.
A hipertensão é comum em pessoas com diabetes. Na verdade, estima-se que mais de 73% dos americanos com diabetes também têm pressão alta (,,).
Beber chá de hibisco pode ajudar as pessoas com diabetes a controlar seus níveis de pressão arterial.
Um estudo em 60 pessoas com diabetes demonstrou que aqueles que beberam 8 onças (240 mL) de chá de hibisco duas vezes por dia durante 1 mês experimentaram reduções significativas na pressão arterial sistólica (o número máximo de leituras de pressão arterial), em comparação com o chá preto ()
Além disso, estudos mostram que o hibisco pode ajudar a reduzir a resistência à insulina (,,,).
Observe que o chá de hibisco pode interagir com o medicamento hidroclorotiazida, um diurético comumente prescrito para pessoas com pressão alta.
Chá de canela
A canela é uma especiaria popular que relatou propriedades antidiabéticas.
Muitas pessoas tomam suplementos concentrados de canela para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, mas estudos mostram que tomar uma xícara de chá de canela também pode trazer benefícios.
Um estudo em 30 adultos com níveis normais de açúcar no sangue demonstrou que beber 3,5 onças (100 mL) de chá de canela antes de ingerir uma solução de açúcar levou à diminuição dos níveis de açúcar no sangue, em comparação com um grupo de controle ().
Outro estudo recente mostrou que tomar 6 gramas de um suplemento de canela diariamente por 40 dias diminuiu significativamente os níveis de glicose antes das refeições em adultos saudáveis.
Existem vários mecanismos pelos quais a canela pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, incluindo retardar a liberação de açúcar na corrente sanguínea, aumentar a captação de glicose celular e promover a sensibilidade à insulina ().
No entanto, uma revisão de 2013 descobriu que, embora a canela possa beneficiar significativamente os níveis de açúcar no sangue e os níveis de lipídios em jejum, ela não parece ser eficaz para controlar o açúcar no sangue médio ou HbA1C ().
Mais pesquisas humanas são necessárias antes que conclusões sólidas sobre o efeito da canela nos níveis de açúcar no sangue possam ser feitas.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria vibrante de laranja bem conhecida por suas poderosas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. A curcumina, o principal componente ativo da cúrcuma, foi estudada por suas propriedades redutoras de açúcar no sangue.
Estudos sugerem que a curcumina pode promover níveis saudáveis de açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina e aumentando a captação de glicose nos tecidos ().
Uma revisão de 2020 de estudos em humanos e animais descobriu que a ingestão de curcumina foi associada a níveis significativamente reduzidos de açúcar no sangue e de lipídios no sangue ().
Além disso, a revisão observou que a ingestão de curcumina pode ajudar a reduzir o dano celular, diminuir os níveis de compostos pró-inflamatórios e melhorar a função renal.
O chá de cúrcuma pode ser feito em casa usando açafrão em pó ou comprado em lojas de produtos naturais.
Deve-se notar que a piperina, um dos principais componentes da pimenta-do-reino, aumenta significativamente a biodisponibilidade da curcumina, então não se esqueça de adicionar uma pitada de pimenta-do-reino ao chá de açafrão para obter o máximo de benefícios ().
Chá de cidreira
A erva-cidreira é uma erva calmante que faz parte da família da hortelã. Tem um aroma brilhante de limão e é popularmente apreciado como um chá de ervas.
A pesquisa sugere que os óleos essenciais de erva-cidreira podem ajudar a estimular a captação de glicose e inibir a síntese de glicose no corpo, levando a diminuições nos níveis de açúcar no sangue ().
Um estudo em 62 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que tomar cápsulas de extrato de erva-cidreira de 700 mg diariamente por 12 semanas reduziu significativamente o açúcar no sangue em jejum, HbA1c, pressão arterial, níveis de triglicerídeos e marcadores de inflamação, em comparação com um grupo de placebo ().
Embora esses resultados sejam promissores, não está claro se beber chá de erva-cidreira teria o mesmo efeito nos níveis de açúcar no sangue.
Chá de camomila
O chá de camomila tem sido associado a uma série de benefícios à saúde, incluindo a promoção de uma regulação saudável do açúcar no sangue.
Um estudo com 64 pessoas com diabetes descobriu que os participantes que beberam 5 onças (150 mL) de chá de camomila feito com 3 gramas de camomila 3 vezes por dia após as refeições por 8 semanas experimentaram reduções significativas nos níveis de HbA1c e insulina, em comparação com um grupo de controle ().
O chá de camomila não só tem potencial para otimizar o controle do açúcar no sangue, mas também pode ajudar a proteger contra o estresse oxidativo, um desequilíbrio que pode levar a complicações relacionadas ao diabetes.
O mesmo estudo mencionado acima descobriu que os participantes que beberam chá de camomila tiveram aumentos significativos nos níveis de antioxidantes, incluindo os da glutationa peroxidase, um importante antioxidante que ajuda a combater o estresse oxidativo ().
ResumoO chá verde, o chá preto, o chá de hibisco e o chá de camomila, bem como canela, cúrcuma e erva-cidreira, têm demonstrado propriedades antidiabéticas e podem ser opções de bebida inteligentes para pessoas com diabetes.
Riscos potenciais relacionados à ingestão de chá para pessoas com diabetes
Embora uma variedade de chás possa melhorar a saúde em pessoas com diabetes, é importante consumir chá de uma forma que promova uma regulação saudável do açúcar no sangue.
Muitas pessoas gostam de adoçar o chá com açúcar ou mel para realçar o sabor.
Embora seja improvável que beber uma bebida levemente adocicada afete significativamente os níveis de açúcar no sangue, a escolha de um chá sem açúcar é a melhor escolha para pessoas com diabetes.
Isso ocorre porque o açúcar adicionado, especialmente na forma de bebidas adoçadas, faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem, o que pode levar a um controle deficiente do açúcar no sangue ao longo do tempo ().
Uma dieta rica em açúcar adicionado também pode levar a outros efeitos adversos à saúde, como ganho de peso e aumento dos níveis de pressão arterial (,).
Beber chá sem açúcar é melhor para a saúde de todos, especialmente aqueles com controle de açúcar no sangue alterado. Se quiser dar sabor ao seu chá sem adicionar açúcar, experimente um suco de limão ou uma pitada de canela.
Além disso, fique atento aos açúcares adicionados nos rótulos dos ingredientes e informações nutricionais ao comprar produtos de chá pré-engarrafados.
Outra coisa a ter em mente ao comprar um chá adequado para diabetes é que alguns chás de ervas podem interferir com os medicamentos comuns usados para tratar o diabetes.
Por exemplo, aloe vera, rooibos, espinhoso, Gymnema sylvestre e feno-grego são apenas algumas das ervas disponíveis na forma de chá que podem interagir com medicamentos comuns para diabetes, como metformina e gliburida (,, 33).
Dado que muitas ervas têm o potencial de interagir com vários medicamentos, é importante conversar com seu médico antes de tomar suplementos de ervas ou beber um novo chá de ervas.
ResumoCertos chás podem interagir com medicamentos para diabetes, por isso é importante consultar seu médico antes de adicionar novos chás à sua dieta. Escolha chás sem açúcar sempre que possível para otimizar o controle de açúcar no sangue e proteger a saúde geral.
O resultado final
Certos chás contêm compostos poderosos que podem beneficiar pessoas com diabetes.
A pesquisa sugere que o chá verde, chá de açafrão, chá de hibisco, chá de canela, chá de erva-cidreira, chá de camomila e chá preto podem oferecer efeitos antidiabéticos impressionantes, tornando-os boas escolhas para pessoas com diabetes.
No entanto, é importante escolher bebidas de chá sem açúcar sempre que possível e sempre verifique com seu médico antes de introduzir um novo chá de ervas em sua dieta.