Transtorno de personalidade paranóica
![Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no tratamento da depressão, bipolaridade e TOC.](https://i.ytimg.com/vi/UhIoQOzRbLI/hqdefault.jpg)
O transtorno de personalidade paranóide (PPD) é uma condição mental em que uma pessoa tem um padrão de longo prazo de desconfiança e suspeita dos outros. A pessoa não tem um transtorno psicótico totalmente desenvolvido, como esquizofrenia.
As causas do PPD são desconhecidas. PPD parece ser mais comum em famílias com transtornos psicóticos, como esquizofrenia e transtorno delirante. Isso sugere que os genes podem estar envolvidos. Outros fatores também podem desempenhar um papel.
PPD parece ser mais comum em homens.
Pessoas com PPD suspeitam muito das outras pessoas. Como resultado, eles limitam severamente suas vidas sociais. Freqüentemente, sentem que estão em perigo e procuram evidências para sustentar suas suspeitas. Eles têm dificuldade em perceber que sua desconfiança é desproporcional ao ambiente.
Os sintomas comuns incluem:
- Preocupação de que outras pessoas tenham motivos ocultos
- Pensando que eles serão explorados (usados) ou prejudicados por outros
- Incapaz de trabalhar com outras pessoas
- Isolação social
- Destacamento
- Hostilidade
O PPD é diagnosticado com base em uma avaliação psicológica. O médico irá considerar por quanto tempo e quão graves são os sintomas da pessoa.
O tratamento é difícil porque as pessoas com PPD costumam desconfiar dos médicos. Se o tratamento for aceito, a psicoterapia e os medicamentos podem ser eficazes.
A perspectiva geralmente depende de a pessoa estar ou não disposta a aceitar ajuda. A psicoterapia e os medicamentos às vezes podem reduzir a paranóia e limitar seu impacto no funcionamento diário da pessoa.
As complicações podem incluir:
- Extremo isolamento social
- Problemas com a escola ou trabalho
Consulte um médico ou profissional de saúde mental se as suspeitas estiverem interferindo em seus relacionamentos ou trabalho.
Transtorno de personalidade - paranóico; PPD
American Psychiatric Association. Transtorno de personalidade paranóica. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013: 649-652.
Blais MA, Smallwood P, Groves JE, Rivas-Vazquez RA, Hopwood CJ. Personalidade e transtornos de personalidade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 39.