Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
5 benefícios de saúde baseados em evidências do inositol - Nutrição
5 benefícios de saúde baseados em evidências do inositol - Nutrição

Contente

O inositol é um carboidrato encontrado em seu corpo, bem como em alimentos e suplementos alimentares.

Existem várias formas dessa molécula, e cada uma delas possui uma estrutura química semelhante ao principal açúcar encontrado no sangue - a glicose.

O inositol desempenha um papel em muitos processos corporais. Portanto, ele foi estudado por seus potenciais benefícios à saúde.

Os suplementos de inositol podem ajudar a tratar condições médicas específicas, incluindo alguns distúrbios de ansiedade e fertilidade. Eles também podem ter outros efeitos promotores de saúde.

Aqui estão 5 benefícios para a saúde baseados em evidências do inositol.

1. Pode reduzir a ansiedade afetando a serotonina

O inositol afeta os processos que produzem neurotransmissores, as moléculas responsáveis ​​pela retransmissão de informações no cérebro (1).


A serotonina é um importante neurotransmissor afetado pelo inositol. Essa molécula tem muitos papéis em seu corpo e afeta seu comportamento e humor (2).

Os pesquisadores examinaram se os suplementos de inositol podem melhorar os sintomas associados às condições que afetam a serotonina e o cérebro.

Isso inclui transtornos de ansiedade, como transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Vários estudos demonstraram que o inositol pode reduzir o número de ataques de pânico naqueles com transtornos de pânico (3, 4).

Um estudo em 20 pessoas com transtorno do pânico constatou que 18 gramas de inositol por dia reduziram o número de ataques semanais de pânico em 4 - mais do que a redução de 2,4 por semana observada em indivíduos sob medicação para ansiedade (4).

Outro estudo em pessoas com TOC constatou que 18 gramas de inositol por dia melhoravam os sintomas melhor do que um placebo (5).

No entanto, a pequena quantidade de pesquisas que examinam o inositol e o TEPT não mostrou benefícios (6).


De fato, alguns pesquisadores questionaram se o inositol é eficaz no tratamento de qualquer um desses transtornos de ansiedade (7).

No geral, o inositol pode trazer benefícios para certos tipos de transtornos de ansiedade, mas são necessários mais estudos para determinar esses efeitos.

Resumo O inositol pode afetar os neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina. Altas doses podem ser benéficas para o tratamento de algumas formas de transtornos de ansiedade, como transtornos do pânico. No entanto, resultados mistos foram relatados e mais pesquisas são necessárias.

2. Pode ajudar no controle do açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina

A insulina é um hormônio que é extremamente importante para controlar os níveis de açúcar no sangue em seu corpo.

A resistência à insulina, um problema com a capacidade do seu corpo de responder à insulina, é considerada um dos principais fatores associados a condições como a síndrome metabólica (8).

O inositol pode ser usado para produzir moléculas envolvidas na ação da insulina em suas células (9).


Portanto, o inositol foi explorado por seu potencial para melhorar a sensibilidade do corpo à insulina - reduzindo assim a resistência à insulina.

Um estudo de seis meses em 80 mulheres na pós-menopausa com síndrome metabólica descobriu que 4 gramas por dia de inositol melhoraram a sensibilidade à insulina, a pressão arterial e os níveis de colesterol mais do que um placebo (10).

Outra pesquisa em mulheres com diabetes gestacional também mostrou benefícios do inositol para a sensibilidade à insulina e controle do açúcar no sangue (11).

Além disso, o inositol pode melhorar a ação da insulina em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), embora os resultados sejam mistos (12, 13, 14).

Resumo O inositol desempenha um papel na sinalização da insulina e pode melhorar a sensibilidade do corpo à insulina em alguns casos. Foram observados benefícios em indivíduos com síndrome metabólica, mulheres em risco de diabetes gestacional e mulheres com SOP.

3. Pode melhorar a fertilidade em mulheres com SOP

PCOS é uma síndrome que ocorre quando o corpo de uma mulher produz quantidades anormalmente altas de certos hormônios.

Mulheres com SOP apresentam maior risco de várias doenças e podem apresentar problemas de infertilidade (15).

Problemas com a sensibilidade à insulina podem ser uma das causas da redução da fertilidade em mulheres com SOP. Como o inositol pode melhorar a sensibilidade à insulina, ele tem sido estudado como um tratamento potencial (14).

Estudos descobriram que o inositol pode ser benéfico para melhorar a função dos ovários e fertilidade em mulheres com SOP (16, 17, 18).

Esses estudos geralmente usam doses de 2 a 4 gramas por dia, e benefícios foram observados em mulheres com peso normal, sobrepeso e obesidade.

No geral, a pesquisa descobriu que os suplementos de inositol podem melhorar a regularidade do ciclo menstrual, as taxas de ovulação e gravidez em mulheres com SOP (19, 20, 21).

Resumo O inositol é um composto promissor para melhorar vários aspectos da função reprodutiva em mulheres com SOP, incluindo regularidade do ciclo menstrual, ovulação e fertilidade. As doses para esses fins são geralmente de 2 a 4 gramas por dia.

4. Pode reduzir os sintomas da depressão

Devido aos seus efeitos nos neurotransmissores no cérebro, o inositol tem sido explorado como um tratamento para a depressão.

Algumas pesquisas mostraram que 12 gramas de inositol por dia, tomados por quatro semanas, podem reduzir os sintomas de depressão em relação ao placebo (22).

Outro pequeno estudo relatou que 6 gramas por dia melhoraram a depressão em 9 dos 11 participantes (23).

No entanto, outras pesquisas mostraram que a adição de inositol ao medicamento padrão para depressão não melhora os sintomas mais do que o medicamento isoladamente (24).

Além disso, o inositol não se mostrou eficaz na redução da depressão naqueles que anteriormente não responderam à medicação padrão (25).

Resumo Embora algumas pesquisas tenham mostrado reduções na depressão com inositol, os resultados são variados. O inositol pode não melhorar os sintomas daqueles que tomam medicamentos ou que não respondem ao medicamento padrão.

5. Bom registro de segurança, com poucos efeitos colaterais

O inositol é encontrado naturalmente em seu corpo e em uma variedade de alimentos.

A quantidade obtida dos alimentos pode variar de menos de 1 grama a vários gramas, dependendo da composição da sua dieta (26).

Mesmo quando administrado como um suplemento dietético, possui um histórico de segurança muito bom.

Em estudos de pesquisa, as doses variaram de cerca de 2 a 18 gramas por dia (4, 13).

Em doses mais altas de 12 a 18 gramas, foram relatados alguns efeitos colaterais leves. Estes consistem principalmente em dores de estômago, dor de estômago e flatulência (1, 27).

No entanto, reduzir ligeiramente a dose de inositol parece melhorar esses sintomas em alguns estudos (1).

Até suplementos de inositol foram dados a mulheres grávidas em doses de cerca de 4 gramas por dia, sem efeitos preocupantes (11).

Resumo O inositol é um composto que ocorre naturalmente com um bom registro de segurança. Em doses mais altas de 12 gramas ou mais, dor de estômago pode ocorrer. No entanto, esses sintomas podem ser melhorados reduzindo a dose.

Outros benefícios possíveis

O inositol foi examinado para vários outros benefícios à saúde, incluindo:

  • Perda de peso: Este suplemento pode causar um pequeno grau de perda de peso em mulheres com SOP (28, 29).
  • Lipídios no sangue: Algumas melhorias nos lipídios no sangue, como o colesterol, foram relatadas (10, 30).
  • Pressão arterial: Vários estudos relataram pequenas reduções na pressão arterial em mulheres com SOP (10, 12).

Embora possa haver outros efeitos do inositol na saúde, muitos deles atualmente têm evidências muito limitadas.

Resumo Devido aos seus muitos papéis no organismo, o inositol pode ter vários efeitos na saúde, incluindo perda de peso e melhorias nos lipídios ou pressão arterial em grupos específicos. Pesquisas futuras podem identificar outros efeitos importantes dessa molécula.

Fontes e Dosagens

O inositol é encontrado em uma variedade de alimentos, mas as maiores concentrações são vistas em feijões, frutas, nozes e grãos.

A quantidade normalmente consumida todos os dias pode variar de menos de 1 grama a alguns gramas, dependendo dos alimentos que você come (26).

Embora existam várias formas, o inositol nos suplementos geralmente se refere à molécula mio-inositol, que representa mais de 90% do conteúdo de inositol nas células (31, 32).

Estudos de suplementos de inositol usaram quantidades maiores do que as normalmente encontradas em alimentos, com doses de até 18 gramas por dia (1, 4).

Doses para sensibilidade à insulina e fertilidade são geralmente muito menores do que aquelas usadas para condições neurológicas, como distúrbios de ansiedade e depressão (4, 13).

Resumo O inositol está presente em uma variedade de alimentos em quantidades bastante pequenas. Existem várias formas de inositol, mas a maioria dos suplementos contém mio-inositol. As doses de suplementos de inositol usadas em estudos geralmente variam de 2 a 18 gramas por dia.

A linha inferior

O inositol é um carboidrato encontrado naturalmente em seu corpo e em certos alimentos.

Ela desempenha muitos papéis em seu corpo, inclusive afetando os níveis de neurotransmissores e a maneira como seu corpo lida com glicose.

Pode ser eficaz para melhorar alguns transtornos de ansiedade e a sensibilidade do seu corpo à insulina.

Além disso, o inositol parece oferecer vários benefícios à saúde de mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), incluindo a melhora da função menstrual e da fertilidade.

Esta molécula tem um bom histórico de segurança e poucos efeitos adversos foram observados em doses moderadas e altas.

Devido a suas muitas funções, pesquisas futuras provavelmente continuarão a investigar a importância do inositol para aplicações médicas e de saúde.

Nossa Escolha

Você tem sono leve?

Você tem sono leve?

É comum referir-e a peoa que podem dormir com barulho e outra perturbaçõe como peoa com ono peado. Aquele com maior probabilidade de acordar ão geralmente chamado de peoa com ono l...
Maconha e DPOC: Existe uma conexão?

Maconha e DPOC: Existe uma conexão?

vião globalA doença pulmonar obtrutiva crônica (DPOC) etá ligada a irritante repiratório. Por ee motivo, o pequiadore etão curioo obre a ligação entre a DPOC e...