O guia da garota boazinha para não ser um capacho
Contente
- Aperfeiçoe sua postura
- A prática leva à perfeição
- Nix Negative Self-Talk
- Diga não
- Fala
- Enlouqueça
- Cerque-se com outras mulheres fortes
- Revisão para
Você é a pessoa que seu chefe chama para vir no fim de semana? Você é a garota certa quando sua irmã precisa de um ombro para chorar? Você é o amigo que sempre acaba cobrindo a gorjeta, sendo o motorista designado, encarregado de comprar presentes para o grupo e pedir desculpas sempre que alguém fica magoado? Você é apenas tão legal? Como mulheres, somos ensinadas a ser sempre cooperativas, empáticas, amigáveis e complacentes. Embora todas essas características sejam boas para se ter, isso também significa que temos mais chances de sermos aproveitados. Mas há um equilíbrio entre ser a garota legal e ser o capacho.
A psicoterapeuta e Life Coach Jan Graham, do Live a Little Coaching, diz que as mulheres podem aprender a ser mais assertivas sem se sentir egoístas ou perder nossos dons naturais para a diplomacia, flexibilidade e habilidade em encontrar soluções "ganha / ganha". "Não há nada de errado em ser legal!" ela diz: "Nós apenas temos que ser mais, bem, estratégicos sobre isso." Veja como obter o que deseja sem perder quem você é:
Aperfeiçoe sua postura
iStockphoto / Getty
Não se trata de ser capaz de equilibrar um livro em sua cabeça ou parecer mais magra em sua saia lápis. Trata-se de afirmar seu poder por meio de sua postura. Em sua palestra no TED "Sua linguagem corporal molda quem você é", a especialista em linguagem corporal Amy Cuddy explicou que estudos descobriram que quando as mulheres adotam as "posturas de poder" que normalmente associamos aos homens, as mulheres não eram apenas percebidas como mais poderosas, mas que também se sentiam assim com relação a si mesmas.
Graham aconselha as mulheres a fazer contato visual, usar uma voz razoavelmente confiante e resistir ao impulso de cruzar os braços e pernas ou amassar o corpo para ocupar o mínimo de espaço possível.
A prática leva à perfeição
iStockphoto / Getty
Ser assertivo é algo natural para algumas mulheres, mas se apenas a ideia de se defender faz você querer se deitar, então você precisa praticar, diz Graham. "Desafie-se com mais frequência a se colocar lá fora e se defender, mas a fazer isso estrategicamente - não de uma forma que vá sobrecarregá-lo." Se você costuma se sentir pressionado no trabalho, comece enfrentando um colega de trabalho e, em seguida, trabalhe com seu chefe. Portanto, se sua colega de trabalho pedir que você analise algo que ela fez, você pode dizer algo como: "Jill, estou muito animado com a apresentação na sexta-feira e com o lançamento de nosso novo produto. Para garantir que tudo corra da melhor maneira possível, eu preciso colocar toda a minha energia lá, mas ficaria feliz em olhar o seu jornal na próxima semana. " A chave é se concentrar no que você pode fazer, não no que você não pode.
Nix Negative Self-Talk
iStockphoto / Getty
Você sempre foi tímido. Você não pode fazer isso. Ninguém quer ouvir suas idéias idiotas. Às vezes, somos nossos piores inimigos, especialmente quando se trata de como falamos com nós mesmos. "Muitas vezes, sabemos intelectualmente que estamos nos julgando por padrões mais elevados do que qualquer outra pessoa, mas ainda nos dizemos coisas duras de qualquer maneira. Isso pode nos deixar com medo de aproveitar oportunidades que podem realmente nos mover para a frente", diz Graham.
Diga não
iStockphoto / Getty
“Muitas mulheres acham que se alguém pede um favor, a resposta certa padrão é sempre sim, não importa qual seja o favor ou quem está pedindo, e estão sendo egoístas se não concordarem automaticamente”, diz Graham. Um truque para aprender a dizer não é lembrar que dizer "sim" a uma coisa significa automaticamente dizer "não" a muitas outras coisas - como entes queridos, animais de estimação ou tempo livre. E se você tiver problemas para dizer "não" abertamente, pelo menos aprenda táticas de retardamento. Graham diz que é perfeitamente normal se desculpar com um "talvez" e então dedicar mais tempo para avaliar se você realmente deseja se comprometer. Sua favorita? "Parece uma possibilidade, mas eu realmente preciso verificar minha agenda primeiro."
Fala
iStockphoto / Getty
Em conversas com outras pessoas, você pode falar o que pensa enquanto mantém sua graça e diplomacia naturais. "Você não precisa ser direto ou rude", diz Graham, "mas se estiver lidando com caras que falam com frequência sobre você, talvez seja necessário aprender a interromper assim como eles fazem."
Enlouqueça
istock / getty
Freqüentemente, somos informados de que a raiva é improdutiva, mas às vezes você precisa de um pouco de fogo para motivá-lo a fazer algo. Graham diz que se você está sendo injustamente esquecido, banalizado ou aproveitado, não fique de mau humor ou reclame para um amigo ou parente solidário. “Pegue esses sentimentos desagradáveis e, se forem justificados, volte-os para fora em vez de para dentro”, diz ela. "Elabore um plano para uma pequena coisa que você poderia fazer para se defender mais." Por exemplo, da próxima vez que sua amiga se convidar para jantar, diga a ela que você já tem outros planos, mas gostaria de marcar um horário para o brunch na próxima semana.
Cerque-se com outras mulheres fortes
iStockphoto / Getty
’Ainda existe um padrão duplo, no qual as mulheres são julgadas de forma diferente dos homens por se defenderem ", explica Graham."Mas, estranhamente, muitas vezes são as próprias mulheres as primeiras a aplicar o rótulo de 'cadela' às mulheres poderosas!" Em vez de competir entre si, encontre outras mulheres fortes e confiantes para se juntar. Eles não apenas o ajudarão a se sentir mais natural em se defender, mas também será menos provável que você se importe se outros ignorantes chamarem isso de vadia.