Autor: Judy Howell
Data De Criação: 2 Julho 2021
Data De Atualização: 23 Junho 2024
Anonim
Usando o óleo da árvore do chá para tratar a micose - Saúde
Usando o óleo da árvore do chá para tratar a micose - Saúde

Contente

Visão geral

Você pode ter pensado em usar o óleo da árvore do chá para acalmar uma erupção cutânea vermelha e com coceira no corpo ou no couro cabeludo. O óleo da árvore do chá vem das folhas da Austrália Melaleuca alternifolia árvore. É conhecido por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Algumas pesquisas sugerem que o óleo da árvore do chá pode ser útil para o tratamento de infecções fúngicas como micose do corpo ou couro cabeludo, bem como o fungo de pés e unhas de atletas.

O que é micose?

Micose é uma infecção fúngica da pele. Não está relacionado a um verme de verdade, mas recebe o nome da erupção circular que se forma na pele das pessoas que foram infectadas.

A micose também é conhecida como tinea corporis - ou tinea capitis, se estiver no couro cabeludo. Está relacionado a outras infecções fúngicas, incluindo:

  • pé de atleta (tinea pedis)
  • Jock coceira (tinea cruris)
  • fungo nas unhas (tinea unguium)

Você pode pegar micose se tocar em uma pessoa, animal ou item pessoal (como uma toalha ou lençol) que foi infectado pelo fungo.


A infecção cria uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa, cercada por um círculo vermelho elevado com formato de verme. No entanto, micose não é um verme; é um fungo.

Como o óleo da árvore do chá trata a micose?

O óleo da árvore do chá possui propriedades antifúngicas. Mata fungos como os que causam a micose.

Houve muito poucos estudos bem projetados sobre o óleo da árvore do chá para o tratamento de infecções por fungos, e grande parte das pesquisas existentes tem mais de 20 anos. Mas uma revisão de sete ensaios clínicos em 2004 concluiu que o tratamento "é promissor".

Nenhum dos estudos analisou especificamente o óleo da árvore do chá em busca de micose no corpo ou no couro cabeludo, mas eles investigaram seu uso para outras condições fúngicas, como o pé de atleta.

Um estudo controlado randomizado comparou concentrações de óleo de tea tree de 25% e 50% e um tratamento inativo (placebo) em 158 pessoas com pé de atleta. Os participantes aplicaram a solução aos pés duas vezes por dia.


Após um mês, os sintomas melhoraram em cerca de 70% das pessoas que usaram o óleo da árvore do chá, em comparação com menos de 40% das pessoas do grupo placebo.

Quase dois terços das pessoas que usaram a solução de óleo de tea tree a 50% tiveram limpeza completa da pele. O principal efeito colateral foi uma erupção cutânea, que se desenvolveu em quatro pessoas que usaram o óleo da árvore do chá.

Um estudo anterior comparou o creme de óleo de tea tree a 10% com o creme antifúngico tolnaftato e um placebo em 104 pessoas com pé de atleta.

O óleo da árvore do chá e o tolnaftato melhoraram os sintomas como descamação, coceira e inflamação melhor que o placebo, mas nenhum dos tratamentos curou a doença.

Um estudo que incluiu 60 pessoas comparou uma combinação do medicamento antifúngico butenafina e óleo de tea tree com placebo. Após quatro meses, 80% das pessoas no grupo de tratamento foram curadas, em comparação com zero% no grupo placebo.

Como usá-lo

Antes de aplicar o óleo da árvore do chá - ou qualquer outro tratamento para a micose - verifique com seu dermatologista para garantir que seja seguro para você. Lave e seque a pele antes de esfregar o óleo.


Dilua o óleo essencial da árvore do chá em um óleo transportador. Use uma bola de algodão estéril, cotonete ou pano para aplicar o óleo essencial diluído da árvore do chá à pele. Cubra toda a erupção com o óleo.

Alguns produtos já vêm diluídos em creme ou óleo. Leia as instruções do fabricante. Certifique-se de fazer um teste de correção.

Micose no couro cabeludo

Para micose no couro cabeludo, aplique algumas gotas de óleo de tea tree diretamente na área afetada. Você também pode misturar algumas gotas no shampoo e lavar o cabelo e o couro cabeludo com ele.

Observe sua pele quanto a sinais de irritação. Se você desenvolver qualquer nova vermelhidão ou inchaço, pare de usar o óleo da árvore do chá e consulte seu dermatologista.

Outros tratamentos para a micose

O principal tratamento para a micose é um creme antifúngico de venda livre, como o clotrimazol (Lotrimin AF) ou a terbinafina (Lamisil AT). Geralmente, você aplica esses produtos duas vezes ao dia por cerca de duas a quatro semanas.

Se você tem micose em uma grande área do seu corpo, seu médico pode prescrever uma pílula antifúngica oral.

A micose do couro cabeludo é tratada com um medicamento prescrito como griseofulvina, disponível em comprimidos, cápsulas ou em forma líquida. Você também pode precisar usar um shampoo antifúngico.

Como a micose é muito contagiosa, seu médico pode recomendar que as pessoas que moram com você também usem o xampu medicamentoso.

O takeaway

Cremes ou pílulas antifúngicas podem esclarecer a micose em algumas semanas. Não foi provado que o óleo da árvore do chá trate a micose, mas não há mal em experimentá-lo, a menos que sua pele seja sensível a ela.

Para obter as melhores chances de obter uma pele clara, tome seu medicamento antifúngico exatamente como indicado pelo seu médico ou conforme as instruções da embalagem. Pode levar algumas semanas de uso para limpar completamente a pele.

Se sua pele não melhorar ou piorar, visite seu médico para discutir outras opções de tratamento.

Esteja ciente de que o óleo da árvore do chá está disponível em várias concentrações. Os produtos tópicos geralmente incluem o óleo da árvore do chá em concentrações de 5 a 10 por cento. Não aplique óleo de tea tree diretamente sobre a pele, a menos que você o tenha misturado com um óleo transportador, como o óleo de amêndoa doce.

Mesmo quando diluído, o óleo da árvore do chá ainda pode causar reações e irritação. Faça um teste de correção com uma pequena quantidade antes de aplicar de maneira mais ampla.

Se você foi infectado com micose, tome cuidado para não espalhar o fungo. Pode viver em itens domésticos, como roupas e roupas de cama. Não compartilhe nenhum item pessoal até que a infecção tenha desaparecido completamente.

Escolha De Leitores

Comprimidos de cranberry são bons para você? Benefícios, efeitos colaterais e dosagem

Comprimidos de cranberry são bons para você? Benefícios, efeitos colaterais e dosagem

Cranberrie ão pequeno, azedo, baga vermelha brilhante que ão um tratamento popular, epecialmente durante a temporada de féria.Ele ão embalado com antioxidante e oferecem muito bene...
Comecei a beber vinagre de maçã diariamente, e foi isso que aconteceu

Comecei a beber vinagre de maçã diariamente, e foi isso que aconteceu

Como qualquer peoa com IB aberá, quando eu intoma cauam etrago e tomam conta de ua vida diária, você tenta de tudo para corrigi-lo.No meu 10 ano de tentativa e erro relacionado ao IB, t...