A tosse com dentição é típica?
Contente
- Tosse dentição
- Outras tosses
- Tosse de garupa
- Coqueluche
- Tosse sibilante
- Quando ligar para o seu pediatra
- O takeaway
Tosse dentição
Os bebês geralmente começam a dentição aos 4 a 7 meses de idade. Quando eles tiverem 3 anos, provavelmente terão um conjunto completo de 20 dentes de leite.
A dentição pode fazer com que uma quantidade excessiva de baba escorra na parte de trás da garganta do seu bebê. Às vezes, isso pode causar tosse no seu bebê. Se não houver sinal de congestão nasal que possa resultar de resfriado ou alergia, esse pode ser o caso.
Os sintomas típicos da dentição incluem:
- babando
- agitação
- mastigar ou morder coisas
- esfregando as gengivas
- recusar enfermagem ou alimentos
- gengivas inchadas, vermelhas e doloridas
No entanto, a tosse do seu bebê geralmente é causada por algo diferente de dentição, como alergias, sinusite, asma ou, em alguns casos, uma infecção bacteriana.
Outras tosses
O som característico da tosse do seu bebê - latindo, gritando ou chiado - pode ajudar a determinar sua causa.
Tosse de garupa
A tosse de garupa é uma tosse latida que ocorre frequentemente quando o bebê está tentando dormir. Garupa é geralmente causada por uma infecção viral e geralmente desaparece em poucos dias. Caso contrário, chame seu pediatra.
Você também deve consultar seu pediatra se a tosse parecer afetar a respiração do bebê ou se ele parecer muito doente ou irritado.
Coqueluche
A coqueluche (tosse convulsa) é uma tosse grave marcada por um som de "grito" que ocorre entre ataques de tosse. É frequentemente acompanhado por dificuldade em respirar. Pode ser precedido por febre ou sintomas de resfriado, mas estes geralmente desaparecem ou desaparecem quando a tosse começa.
A tosse convulsa pode ser muito grave e, em alguns casos, fatal para bebês e crianças pequenas. Se você acha que seu bebê pode ter tosse convulsa, procure atendimento médico de emergência imediato.
Muitas vezes, um bebê com tosse convulsa é hospitalizado para que o oxigênio possa ser fornecido durante os ataques de tosse. Às vezes, um antibiótico como a eritromicina é prescrito.
Quando se trata de tosse convulsa, a prevenção é o melhor curso de ação. A vacina infantil para essa tosse é a DTaP. Crianças e adultos mais velhos recebem a vacina Tdap.
Tosse sibilante
Uma tosse sibilante pode indicar bronquiolite ou asma.
Às vezes, a bronquiolite começa com o que parece ser um resfriado básico, como coriza e tosse. Geralmente é acompanhado por uma perda de apetite e uma leve febre. É mais frequentemente encontrado no outono e inverno.
A asma não é comum em crianças com menos de 2 anos de idade. Um bebê corre um risco maior de asma se houver histórico familiar ou asma e alergias e se o bebê tiver eczema.
Quando ligar para o seu pediatra
Se seu bebê tiver menos de 4 meses, qualquer tosse deve ser examinada por um médico.
Embora nem toda tosse para um bebê com mais de quatro meses seja motivo para a visita de um médico, ligue para o médico se a tosse for acompanhada de sintomas como:
- qualquer febre (se o bebê tiver 2 meses ou menos)
- febre por mais de 3 dias em qualquer criança em idade
- respiração difícil (respiração rápida, pieira, falta de ar)
- lábios azuis
- não beber ou comer (desidratação)
- sonolência excessiva ou irritabilidade
Se você acha que seu bebê pode ter tosse convulsa, procure atendimento médico de emergência imediatamente.
O takeaway
Embora a baba da dentição às vezes possa levar a tosse ocasional, é mais provável que a tosse do seu bebê seja causada por outra coisa.
Se a tosse tiver um som muito distinto - como gritar, chiar ou latir -, poderá lhe dar uma pista sobre a causa. E pode ser uma indicação de que é necessária atenção médica imediata.
Se o seu bebê tiver menos de 4 meses de idade e tiver algum tipo de tosse, solicite que ele seja examinado pelo pediatra.