Carcinoma papilífero da tireóide
Contente
- Sintomas de carcinoma papilífero da tireóide
- Quais são as causas do carcinoma papilífero da tireóide?
- Testando e diagnosticando câncer papilar de tireoide
- Exames de sangue
- Ultrassom
- Tomografia
- Biopsia
- Estadiamento do câncer papilar de tireoide
- Pessoas com menos de 45 anos
- Pessoas com mais de 45 anos
- Tratamento para carcinoma papilífero da tireóide
- Cirurgia
- Radioterapia
- Radiação externa
- Radiação interna
- Quimioterapia
- Terapia de hormônio tireoidiano
- Terapia direcionada
- Quais são as perspectivas para o câncer papilar de tireoide?
O que é carcinoma papilífero da tireóide?
A glândula tireóide tem o formato de uma borboleta e fica acima da clavícula, no centro do pescoço. Sua função é secretar hormônios que regulam seu metabolismo e crescimento.
Nódulos incomuns no pescoço podem ser um sintoma de um problema de tireoide. Na maioria das vezes, o caroço será benigno e inofensivo. Pode ser um simples acúmulo de células da tireoide em excesso que formaram uma massa de tecido. Às vezes, o caroço é um carcinoma papilífero da tireóide.
Existem cinco tipos de câncer de tireoide. O carcinoma papilífero da tireóide é o tipo mais comum. Esse câncer é mais comum em adultos com mais de 45 anos.
O carcinoma papilífero da tireóide é um câncer de crescimento lento que normalmente se desenvolve em apenas um lobo da glândula tireóide. Quando detectado em seus estágios iniciais, esse câncer tem uma alta taxa de sobrevivência.
Sintomas de carcinoma papilífero da tireóide
O carcinoma papilífero da tireoide geralmente é assintomático, o que significa que não apresenta sintomas. Você pode sentir um caroço na tireoide, mas a maioria dos nódulos na tireoide não são cancerígenos. Mas se sentir um caroço, ainda assim deve consultar o seu médico. Eles poderão fazer um exame e solicitar testes de diagnóstico, se necessário.
Quais são as causas do carcinoma papilífero da tireóide?
A causa exata do carcinoma papilífero da tireóide é desconhecida. Pode haver uma mutação genética envolvida, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar essa hipótese.
Um fator de risco para a doença é a exposição da cabeça, pescoço ou tórax à radiação. Isso acontecia com mais frequência antes da década de 1960, quando a radiação era um tratamento comum para doenças como acne e amígdalas inflamadas. A radiação ainda é usada algumas vezes para tratar certos tipos de câncer.
Pessoas expostas a desastres nucleares ou que viveram a menos de 320 quilômetros de um desastre nuclear estão em alto risco. Eles podem precisar tomar iodeto de potássio para reduzir o risco de desenvolver câncer.
Testando e diagnosticando câncer papilar de tireoide
Seu médico pode diagnosticar o carcinoma papilífero da tireóide usando uma variedade de testes. Um exame clínico irá revelar qualquer inchaço da glândula tireóide e tecidos próximos. Seu médico pode então solicitar uma aspiração com agulha fina da tireoide. Esta é uma biópsia na qual o médico coleta tecido do caroço em sua tireoide. Este tecido é então examinado sob um microscópio para células cancerosas.
Exames de sangue
Seu médico pode pedir exames de sangue para verificar os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH). TSH é o hormônio que a glândula pituitária produz, que estimula a liberação do hormônio da tireóide. TSH a mais ou a menos é motivo de preocupação. Pode mostrar uma variedade de doenças da tireoide, mas não é específico para nenhuma condição, incluindo câncer.
Ultrassom
Um técnico fará um ultrassom em sua glândula tireoide. Este exame de imagem permitirá que seu médico veja o tamanho e a forma de sua tireoide. Eles também serão capazes de detectar quaisquer nódulos e determinar se eles são massas sólidas ou cheios de líquido. Nódulos preenchidos com líquido normalmente não são cancerígenos, enquanto os sólidos têm maior chance de serem malignos.
Tomografia
Seu médico também pode querer fazer uma varredura da tireoide. Para este procedimento, você engolirá uma pequena quantidade de corante radioativo que as células da tireoide irão absorver. Olhando para a área do nódulo no exame, seu médico verá se está "quente" ou "frio". Nódulos quentes absorvem mais corante do que o tecido tireoidiano circundante e geralmente não são cancerígenos. Nódulos frios não absorvem tanto corante quanto os tecidos circundantes e são mais propensos a serem malignos.
Biopsia
Seu médico realiza uma biópsia para obter um pequeno pedaço de tecido de sua tireoide. Um diagnóstico definitivo é possível depois que o tecido é examinado ao microscópio. Isso também permitirá o diagnóstico de qual tipo de câncer de tireoide está presente.
Seu médico fará a biópsia realizando um procedimento denominado aspiração por agulha fina. Ou eles podem fazer uma cirurgia se precisarem de uma amostra maior. Durante a cirurgia, o médico frequentemente removerá uma grande parte da tireoide e pode até remover a glândula inteira, se necessário.
Converse com seu médico antes de uma biópsia ou outro teste se tiver alguma dúvida ou preocupação. Seu médico deve explicar quais medicamentos você pode precisar após a cirurgia, se houver.
Estadiamento do câncer papilar de tireoide
Após o diagnóstico, o médico determinará o estágio do câncer. Estadiamento é o termo usado para definir como os médicos classificam a gravidade de uma doença e o tratamento necessário.
O estadiamento do câncer de tireoide é diferente do de outros tipos de câncer. Existem estágios de 1 a 4, em ordem de gravidade crescente. O estadiamento também leva em consideração a idade da pessoa e o subtipo de câncer de tireoide. O estadiamento do câncer papilar de tireoide é o seguinte:
Pessoas com menos de 45 anos
- estágio 1: O tumor é de qualquer tamanho, pode estar na tireoide e pode ter se espalhado para tecidos e linfonodos próximos. O câncer não se espalhou para outras partes do corpo.
- estágio 2: O tumor é de qualquer tamanho e o câncer se espalhou para outras partes do corpo, como pulmões ou ossos. Pode ter se espalhado para os gânglios linfáticos.
Não há estágio 3 ou 4 para pessoas com menos de 45 anos com câncer papilar de tireoide.
Pessoas com mais de 45 anos
- estágio 1: O tumor tem menos de 2 centímetros (cm) e o câncer só é encontrado na tireóide.
- estágio 2: O tumor é maior que 2 cm, mas menor que 4 cm e ainda só é encontrado na tireoide.
- estágio 3: O tumor tem mais de 4 cm e cresceu ligeiramente fora da tireoide, mas não se espalhou para os gânglios linfáticos próximos ou outros órgãos. Ou o tumor é de qualquer tamanho e pode ter crescido ligeiramente para fora da tireoide e se espalhado para os linfonodos ao redor da tireoide no pescoço. Não se espalhou para outros gânglios linfáticos ou outros órgãos.
- estágio 4: O tumor é de qualquer tamanho e se espalhou para outras partes do corpo, como pulmões e ossos. Pode ter se espalhado para os gânglios linfáticos.
Tratamento para carcinoma papilífero da tireóide
De acordo com a Mayo Clinic, o tratamento típico para câncer papilar de tireoide inclui:
- cirurgia
- radioterapia, incluindo terapia com iodo radioativo (NCI)
- quimioterapia
- terapia com hormônio da tireóide
- terapia direcionada
Se o câncer papilar de tireoide não metastatizou ou se espalhou, a cirurgia e o iodo radioativo são os tratamentos mais eficazes.
Cirurgia
Se você fizer uma cirurgia de câncer de tireoide, poderá remover parte ou toda a glândula tireoide. O seu médico fará isso fazendo uma incisão no pescoço quando você estiver sedado. Se o seu médico remover toda a sua tireoide, você terá que tomar suplementos de hormônios tireoidianos pelo resto da vida para controlar o hipotireoidismo.
Radioterapia
Existem dois tipos diferentes de terapia de radiação: externa e interna. A radiação externa envolve uma máquina fora do corpo enviando radiação em direção ao corpo. A radiação interna, terapia com iodo radioativo (radioiodo), vem na forma líquida ou em pílula.
Radiação externa
A radiação de feixe externo é um tratamento que direciona os feixes de raios-X para a área do câncer. Esse tratamento é mais comum para outras formas mais agressivas de câncer de tireoide. É mais frequentemente usado se o câncer papilar de tireoide se espalhar pela tireoide ou quando o risco de cirurgia for muito alto.
A radiação de feixe externo também pode fornecer tratamento paliativo quando a cura não é possível. Os tratamentos paliativos ajudam a controlar os sintomas, mas não afetam o câncer.
Radiação interna
Para produzir o hormônio da tireoide, as células da tireoide retiram o iodo da corrente sanguínea e o utilizam para fabricar o hormônio. Não há nenhuma outra parte do seu corpo que concentre o iodo dessa maneira. Quando as células cancerosas da tireóide absorvem o iodo radioativo, ele mata as células.
A terapia com iodo radioativo envolve o consumo do material radioativo I-131. Você pode receber esta terapia em um ambiente ambulatorial porque o medicamento I-131 vem em um líquido ou cápsula. A maior parte da parte radioativa da droga desaparecerá de seu corpo em uma semana.
Quimioterapia
As drogas quimioterápicas impedem a divisão das células cancerosas. Você receberá este tratamento por meio de injeção.
Existem diferentes tipos de drogas quimioterápicas que têm como alvo tipos específicos de células cancerosas. Seu médico o ajudará a decidir qual medicamento é o certo para você.
Terapia de hormônio tireoidiano
A terapia hormonal é um tratamento contra o câncer que remove os hormônios ou bloqueia sua ação e impede o crescimento das células cancerosas. Seu médico pode prescrever medicamentos que impeçam o corpo de produzir hormônios estimuladores da tireoide. Esses são os hormônios que causam o desenvolvimento do câncer na tireóide.
Algumas pessoas com a tireoide parcialmente removida tomarão pílulas de reposição hormonal porque sua tireoide não é capaz de produzir hormônios tireoidianos suficientes.
Terapia direcionada
As drogas da terapia direcionada buscam uma característica específica nas células cancerosas, como uma mutação de gene ou proteína, e se ligam a essas células. Uma vez inseridos, esses medicamentos podem matar as células ou ajudar outras terapias, como a quimioterapia, a funcionar melhor.
As drogas de terapia direcionadas aprovadas para câncer de tireoide incluem vandetanibe (Caprelsa), cabozantinibe (COMETRIQ) e sorafenibe (Nexavar).
Quais são as perspectivas para o câncer papilar de tireoide?
A perspectiva do câncer papilar de tireoide é excelente se você for diagnosticado precocemente. A detecção precoce é a chave para o tratamento da doença. Consulte seu médico imediatamente se notar algum caroço ao redor da região da tireoide.