Distúrbios da ATM (Articulação Temporomandibular)
Contente
- O que causa o distúrbio da ATM?
- Quais são os sintomas da TMJD?
- Como a TMJD é diagnosticada?
- Como a TMJD é tratada?
- Como a TMJD pode ser prevenida?
- Outlook para distúrbios da ATM
O que é TMJ?
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que conecta sua mandíbula (mandíbula) ao crânio. A articulação pode ser encontrada em ambos os lados da cabeça, na frente das orelhas. Ele permite que sua mandíbula se abra e feche, permitindo que você fale e coma.
Essa abreviatura também tem sido usada para se referir a um grupo de problemas de saúde relacionados à mandíbula, mas está se tornando mais comumente abreviado como DTM ou DTM para distinguir a própria articulação temporomandibular dos distúrbios da ATM. Esses distúrbios podem causar sensibilidade na articulação, dor facial e dificuldade de mover a articulação.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, cerca de 10 milhões de americanos sofrem de DTM. A DTM é mais comum entre mulheres do que homens. Esses distúrbios são tratáveis, mas existem muitas causas possíveis. Isso pode dificultar o diagnóstico.
Continue lendo para aprender mais sobre TMJD. Você deve discutir quaisquer preocupações com seu médico.
O que causa o distúrbio da ATM?
Em muitos casos, não se sabe o que causa um distúrbio da ATM. Trauma na mandíbula ou articulação pode desempenhar um papel. Existem também outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento da DTM. Esses incluem:
- artrite
- erosão da junta
- ranger ou apertar os dentes habituais
- problemas estruturais da mandíbula presentes no nascimento
Existem alguns outros fatores que são frequentemente associados ao desenvolvimento de DTM, mas não foi comprovado que eles causam DTM. Esses incluem:
- o uso de aparelho ortodôntico
- má postura que tensiona os músculos do pescoço e rosto
- estresse prolongado
- dieta pobre
- falta de dormir
Quais são os sintomas da TMJD?
Os sintomas de distúrbios da ATM dependem da gravidade e da causa de sua condição. O sintoma mais comum da DTM é a dor na mandíbula e nos músculos adjacentes. Outros sintomas tipicamente associados a esses distúrbios incluem:
- dor que pode ser sentida no rosto ou pescoço
- rigidez nos músculos da mandíbula
- movimento limitado da mandíbula
- travamento da mandíbula
- clicando ou estalando o som do site TMJ
- mudança na mandíbula, mudando a forma como os dentes superiores e inferiores se alinham (chamada de má oclusão)
Os sintomas podem aparecer em apenas um lado da face ou em ambos.
Como a TMJD é diagnosticada?
Os distúrbios da ATM podem ser difíceis de diagnosticar. Não existem testes padrão para diagnosticar esses distúrbios. Seu médico pode encaminhá-lo a um dentista ou um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT) para diagnosticar sua condição.
Seu médico pode examinar sua mandíbula para ver se há inchaço ou sensibilidade se você tiver sintomas de distúrbio da ATM. Seu médico também pode usar vários testes de imagem diferentes. Isso pode incluir:
- Radiografias da mandíbula
- Tomografia computadorizada da mandíbula para ver os ossos e tecidos articulares
- Ressonância magnética da mandíbula para ver se há problemas com a estrutura da mandíbula
Como a TMJD é tratada?
Na maioria dos casos, os sintomas dos distúrbios da ATM podem ser tratados com práticas de autocuidado em casa. Para aliviar os sintomas da TMJ, você pode:
- comer alimentos macios
- use gelo para reduzir o inchaço
- reduzir os movimentos da mandíbula
- evite chicletes e alimentos duros (como charque)
- reduzir o estresse
- use exercícios de alongamento da mandíbula para ajudar a melhorar o movimento da mandíbula
Você pode precisar da ajuda de seu médico se seus sintomas não melhorarem com esses tratamentos. Dependendo de seus sintomas, seu médico pode prescrever ou recomendar o seguinte:
- medicamentos para a dor (como o ibuprofeno)
- medicamentos para relaxar os músculos da mandíbula (como Flexeril, Soma ou Valium)
- medicamentos para ajudar a reduzir o inchaço na mandíbula (drogas corticosteróides)
- talas de estabilização ou protetores de mordida para evitar ranger os dentes
- Botox para reduzir a tensão nos músculos e nervos da mandíbula
- terapia cognitivo-comportamental para ajudar a reduzir o estresse
Em casos raros, seu médico pode recomendar cirurgia ou outros procedimentos para tratar sua condição. Os procedimentos podem incluir:
- tratamento dentário corretivo para melhorar sua mordida e alinhar seus dentes
- artrocentese, que remove fluido e detritos da articulação
- cirurgia para substituir a articulação
Os procedimentos usados para tratar essa condição podem, em alguns casos, piorar os sintomas. Converse com seu médico sobre os riscos potenciais desses procedimentos.
Como a TMJD pode ser prevenida?
Você pode não ser capaz de prevenir o desenvolvimento de DTM, mas pode reduzir os sintomas diminuindo seus níveis de estresse. Pode ser útil tentar parar de ranger os dentes, se isso for um problema para você. As soluções possíveis para ranger os dentes incluem usar um protetor bucal à noite e tomar relaxantes musculares. Você também pode ajudar a prevenir o ranger de dentes, reduzindo o estresse e a ansiedade gerais por meio de aconselhamento, exercícios e dieta alimentar.
Outlook para distúrbios da ATM
A perspectiva de um distúrbio da ATM depende da causa do problema. A DTM pode ser tratada com sucesso em muitas pessoas com remédios caseiros, como mudança de postura ou redução do estresse. Se sua condição for causada por uma doença crônica (de longo prazo), como artrite, as mudanças no estilo de vida podem não ser suficientes. A artrite pode desgastar a articulação com o tempo e aumentar a dor.
A maioria dos casos de DTM justifica mudanças nos hábitos de vida, possivelmente combinados com medicamentos para aliviar qualquer dor e desconforto. Tratamentos agressivos raramente são necessários. Converse com seu médico sobre suas opções para determinar qual tratamento é certo para você.