Aloe Vera pode acalmar lábios rachados?
Contente
- A pesquisa
- É eficaz?
- Queimaduras
- Bálsamo labial
- Hiperpigmentação
- Benefícios
- Inconvenientes
- Como usá-lo
- O que você precisa
- Como fazer protetor labial
- Remédios alternativos
- O resultado final
Aloe vera é uma planta que tem sido usada medicinalmente para muitos fins por mais. A substância aquosa semelhante a um gel encontrada nas folhas de aloe vera tem propriedades calmantes, cicatrizantes e antiinflamatórias que a tornam ideal para o tratamento de doenças da pele, incluindo lábios rachados.
Aloe vera puro é seguro para uso em áreas sensíveis onde outros produtos para a pele não deveriam ir, como seus lábios e sob seus olhos. A literatura médica pesquisando o aloe vera para lábios rachados é limitada, por isso é difícil ter certeza de quão eficaz é. Mas, curiosamente, algumas pessoas dizem que funciona muito bem e é fácil de usar.
A pesquisa
A ideia por trás do uso da babosa para lábios rachados é baseada principalmente nas propriedades curativas da babosa. Pode ajudar a curar vários problemas de pele, incluindo:
- feridas
- queimaduras
- secura da pele
- irritação
A chave é a composição química do gel de aloe vera. De acordo com pesquisas, os polissacarídeos e os hormônios de crescimento do Aloe estimulam a pele a produzir novas células. Isso ajuda as feridas a cicatrizarem mais rapidamente.
Esses mesmos polissacarídeos também para a pele, o que é útil quando você está lidando com lábios rachados.
Aloe vera também estimula a circulação sanguínea na área onde é aplicado. Ele contém, o que pode ajudar a neutralizar os danos das toxinas ambientais.
Não existem ensaios clínicos avaliando o aloe vera em comparação com outros remédios para lábios rachados. Mas as propriedades curativas da babosa e seu uso como ingrediente em muitas fórmulas comerciais de bálsamos labiais são um forte argumento para usá-lo em lábios rachados.
É eficaz?
Usar babosa nos lábios rachados pode hidratar a área. Lábios rachados geralmente são causados por secura e, às vezes, inflamação. Como o babosa tem propriedades hidratantes e antiinflamatórias, pode ser útil para lábios rachados.
Queimaduras
Aloe também é bom ter em mente quando seus lábios estão queimados. Quer tenha sido causado por bebericar uma bebida quente ou por exposição prolongada ao sol, o aloe vera pode ser aplicado como uma pomada calmante e curativa.
Como aponta a Clínica Mayo, a babosa parece encurtar a duração das queimaduras de primeiro e segundo graus.
Bálsamo labial
Você pode usar o aloe vera como um protetor labial, mas é melhor misturá-lo com outros ingredientes para que fique firme. A consistência escorregadia do Aloe significa que é absorvido rápida e facilmente pela pele, mas não fica nos lábios para se proteger contra os elementos.
Cera de abelha, óleo de coco e óleo mineral são ingredientes a considerar misturar com aloe se você estiver procurando fazer seu próprio protetor labial faça você mesmo.
No entanto, algumas ceras de abelha disponíveis comercialmente podem conter um ingrediente chamado própolis, que tem causado em algumas pessoas. Antes de usar cera de abelha como ingrediente, faça um teste de remendo em uma pequena área da pele.
Você pode considerar o uso de babosa pura como um tratamento noturno para lábios rachados. Mas esteja avisado - ele escorregará e pode acabar em outras partes do rosto, bem como nos travesseiros e lençóis.
Esfregar um pouco de babosa nos lábios rachados durante o dia pode ser mais eficaz.
Hiperpigmentação
Um ingrediente chamado aloesina pode ser derivado da folha de aloe e serve para iluminar a pele. Mas só isso sugere que a aloesina pode lidar com áreas de hiperpigmentação em sua pele.
Provavelmente não faria mal tentar usar a babosa como uma forma de clarear manchas escuras na pele causadas por problemas médicos. Mas tente não deixar suas expectativas muito altas.
O que sabemos é que os lábios naturalmente mais escuros não mudam de cor, mesmo com a aplicação consistente de aloesina ou outros ingredientes de aloe vera.
Benefícios
Aloe vera tem vários benefícios para os lábios, tanto quando estão rachados quanto quando não estão. Esses benefícios incluem:
- aloe retém hidratação à pele, fazendo com que pareça menos seca
- aloe tem propriedades antiinflamatórias que combatem a irritação
- aloe infunde seus lábios com antioxidantes que combatem rugas e outras formas de danos à pele
Inconvenientes
Não há muitas desvantagens em usar babosa para os lábios, contanto que você saiba que não tem alergia a ela. Reações alérgicas ao aloe, mas são relativamente raras.
Se você estiver usando babosa nos lábios, pode ingerir um pouquinho por via oral. A quantidade que você está ingerindo provavelmente não fará diferença, mas existem algumas coisas que você deve estar ciente.
O consumo de babosa por via oral pode neutralizar a eficácia de certos medicamentos para diabetes, aumentando o risco de hipoglicemia. Tomar babosa por via oral também tem efeito diurético. Isso pode aumentar os efeitos de medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina (Coumadin).
Como usá-lo
Você pode comprar o gel de aloe vera puro em muitos varejistas de alimentos saudáveis ou farmácias. Basta deslizar uma pequena quantidade até a área rachada usando os dedos, uma ou duas vezes por dia.
Você também pode ser criativo ao usar aloe vera para os lábios rachados. Um protetor labial DIY que protege enquanto cura seus lábios é uma maneira de fazer isso. Basta ter cuidado com as alergias a quaisquer ingredientes e estar ciente de que as receitas DIY são anedóticas.
O que você precisa
- 2 colheres de sopa de óleo de coco puro
- 1/2 colher de sopa de cera de abelha
- 1 colher de chá de manteiga de karité
- 1 colher de chá de aloe vera
- 8 a 10 gotas de óleo de jojoba ou óleo de amêndoa
Como fazer protetor labial
- Comece derretendo o óleo de coco e a manteiga de karité em banho-maria em fogo médio. Certifique-se de mexer ocasionalmente e desligue o fogo assim que os ingredientes forem misturados. Deixe a mistura esfriar.
- Adicione lentamente o aloe vera à mistura resfriada.
- Por último, use um conta-gotas para adicionar o óleo essencial. Evite mentol e cânfora, que podem ressecar ainda mais os lábios.
- Deixe a mistura firme no freezer em potes de vidro pequenos. Assim que se solidificar, vá em frente.
Remédios alternativos
Se o aloe vera não for eficaz para você, aqui estão algumas outras alternativas holísticas que você pode tentar para lábios rachados:
- O óleo de coco é um remédio caseiro popular para lábios rachados. O óleo de coco pode ter propriedades calmantes e curativas e também funciona para vedar a umidade na superfície da pele.
- O óleo de abacate e o azeite de oliva virgem são óleos mais espessos que podem selar sua pele e infundir em seus lábios proteínas e gorduras saudáveis.
- Aplicar fatias de pepino nos lábios pode funcionar para aliviar a inflamação ou vermelhidão, além de hidratar os lábios.
Embora esses remédios possam ser apoiados por evidências anedóticas, não há pesquisas suficientes para sugerir que eles são eficazes para lábios rachados.
O resultado final
Não há muitas pesquisas para explicar por que o aloe vera funciona especificamente para ajudar a acalmar os lábios rachados. Mas as propriedades curativas documentadas do aloe nos fornecem algumas dicas sobre por que ele pode funcionar.
Usar babosa para os lábios é simples, barato e quase não tem desvantagens. Para a maioria das pessoas, é seguro experimentar este remédio caseiro para lábios rachados.