Inibidores da bomba de protões
Contente
- Como funcionam os inibidores da bomba de prótons?
- Existem diferentes tipos de inibidores da bomba de prótons?
- Quais são os riscos do uso de inibidores da bomba de prótons?
- Próximos passos
O tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) geralmente consiste em três estágios. Os primeiros dois estágios incluem tomar medicamentos e fazer mudanças na dieta e no estilo de vida. O terceiro estágio é a cirurgia. A cirurgia geralmente é usada apenas como último recurso em casos muito graves de DRGE que envolvem complicações.
A maioria das pessoas se beneficiará com os tratamentos do primeiro estágio ajustando como, quando e o que comem. No entanto, ajustes de dieta e estilo de vida por si só podem não ser eficazes para alguns. Nesses casos, os médicos podem recomendar o uso de medicamentos que diminuem ou interrompem a produção de ácido no estômago.
Os inibidores da bomba de prótons (IBPs) são um tipo de medicamento que pode ser usado para reduzir o ácido do estômago e aliviar os sintomas da DRGE. Outros medicamentos que podem tratar o excesso de ácido estomacal incluem bloqueadores dos receptores H2, como famotidina (Pepcid AC) e cimetidina (Tagamet). No entanto, os IBPs são geralmente mais eficazes do que os bloqueadores dos receptores H2 e podem aliviar os sintomas na maioria das pessoas que têm DRGE.
Como funcionam os inibidores da bomba de prótons?
Os IBPs atuam bloqueando e reduzindo a produção de ácido estomacal. Isso dá a qualquer tecido esofágico danificado tempo para cicatrizar. Os IBPs também ajudam a prevenir azia, a sensação de queimação que costuma acompanhar a DRGE. Os IBPs são um dos medicamentos mais poderosos para o alívio dos sintomas da DRGE, porque mesmo uma pequena quantidade de ácido pode causar sintomas significativos.
Os IBPs ajudam a diminuir o ácido estomacal em um período de quatro a 12 semanas. Esse período de tempo permite a cura adequada do tecido esofágico. Pode levar mais tempo para um IBP aliviar os sintomas do que um bloqueador do receptor H2, que geralmente começa a reduzir o ácido estomacal dentro de uma hora. No entanto, o alívio dos sintomas dos IBPs geralmente dura mais. Portanto, os medicamentos IBP tendem a ser mais apropriados para aqueles com DRGE.
Existem diferentes tipos de inibidores da bomba de prótons?
Os PPIs estão disponíveis sem receita e por prescrição. Os PPIs de venda livre incluem:
- lansoprazol (Prevacid 24 HR)
- omeprazol (Prilosec)
- esomeprazol (Nexium)
O lansoprazol e o omeprazol também estão disponíveis por prescrição, assim como os seguintes PPIs:
- dexlansoprazol (Dexilant, Kapidex)
- pantoprazol de sódio (Protonix)
- rabeprazol sódico (Aciphex)
Outro medicamento conhecido como Vimovo também está disponível para o tratamento da DRGE. Ele contém uma combinação de esomeprazol e naproxeno.
Os IBPs com prescrição e sem receita parecem funcionar igualmente bem na prevenção dos sintomas da DRGE.
Converse com seu médico se os sintomas de DRGE não melhorarem com IBPs de venda livre ou prescritos dentro de algumas semanas. Você poderia possivelmente ter um Helicobacter pylori (H. pylori) infecção bacteriana. Esse tipo de infecção requer um tratamento mais complexo. No entanto, a infecção nem sempre causa sintomas. Quando os sintomas se desenvolvem, eles são muito semelhantes aos sintomas da DRGE. Isso torna difícil distinguir entre as duas condições. Sintomas de um H. pylori a infecção pode incluir:
- náusea
- arrotos frequentes
- perda de apetite
- inchaço
Se o seu médico suspeita que você tem um H. pylori infecção, eles farão vários testes para confirmar o diagnóstico. Em seguida, eles determinarão um plano de tratamento eficaz.
Quais são os riscos do uso de inibidores da bomba de prótons?
Os IBPs são tradicionalmente considerados medicamentos seguros e bem tolerados. No entanto, a pesquisa agora sugere que certos riscos podem estar envolvidos com o uso a longo prazo dessas drogas.
Um estudo recente descobriu que as pessoas que usam IBPs por um longo prazo têm menos diversidade em suas bactérias intestinais. Essa falta de diversidade os coloca em um risco maior de infecções, fraturas ósseas e deficiências de vitaminas e minerais. Seu intestino contém trilhões de bactérias. Embora algumas dessas bactérias sejam “ruins”, a maioria delas é inofensiva e ajuda em tudo, desde a digestão até a estabilização do humor. Os IBPs podem perturbar o equilíbrio das bactérias ao longo do tempo, fazendo com que as bactérias “más” superem as bactérias “boas”. Isso pode resultar em doença.
Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu um em 2011 que declarou que o uso de longo prazo de PPIs prescritos pode estar associado a baixos níveis de magnésio. Isso pode resultar em sérios problemas de saúde, incluindo espasmos musculares, batimento cardíaco irregular e convulsões. Em cerca de 25 por cento dos casos que o FDA revisou, a suplementação de magnésio por si só não melhorou os níveis séricos de magnésio baixos. Como resultado, os PPIs tiveram que ser descontinuados.
No entanto, o FDA enfatiza que há pouco risco de desenvolver baixos níveis de magnésio ao usar PPIs sem prescrição conforme as instruções. Ao contrário dos PPIs prescritos, as versões sem prescrição são vendidas em doses mais baixas. Em geral, também se destinam a um tratamento de duas semanas, no máximo três vezes por ano.
Apesar dos potenciais efeitos colaterais, os IBPs costumam ser um tratamento muito eficaz para a DRGE. Você e seu médico podem discutir os riscos potenciais e determinar se os PPIs são a melhor opção para você.
Próximos passos
Quando você para de tomar IBPs, pode ocorrer um aumento na produção de ácido. Esse aumento pode durar vários meses. Seu médico pode gradualmente desistir desses medicamentos para ajudar a prevenir que isso aconteça. Eles também podem recomendar a realização das seguintes etapas para reduzir o desconforto de quaisquer sintomas de DRGE:
- comendo porções menores
- consumindo menos gordura
- evitando deitar por pelo menos duas horas após comer
- evitando lanches antes de dormir
- vestindo roupas largas
- elevando a cabeceira da cama cerca de 15 centímetros
- evitando álcool, tabaco e alimentos que desencadeiam os sintomas
Certifique-se de consultar seu médico antes de parar de tomar qualquer medicamento prescrito.