Dormência dos dedos dos pés: possíveis causas e como tratá-la
Contente
- Quais são os sinais de dormência nos dedos dos pés?
- O que causa dormência nos dedos dos pés?
- Quando devo obter ajuda médica?
- Como é diagnosticada a dormência nos dedos dos pés?
- Como é tratada a dormência nos dedos dos pés?
- Tratamento de dormência crônica nos pés
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que é dormência nos dedos dos pés?
A dormência dos dedos dos pés é um sintoma que ocorre quando a sensação nos dedos dos pés é afetada. Você pode sentir ausência de sensação, formigamento ou até mesmo uma sensação de queimação. Isso pode tornar o andar difícil ou mesmo doloroso.
A dormência dos dedos dos pés pode ser um sintoma temporário ou crônico - ou seja, de longo prazo. A dormência crônica nos dedos dos pés pode afetar sua capacidade de andar e, possivelmente, causar lesões e feridas que você pode desconhecer. Embora a dormência dos pés possa ser uma causa de preocupação, raramente é considerada uma emergência médica.
Quais são os sinais de dormência nos dedos dos pés?
A dormência dos dedos dos pés é uma sensação anormal que geralmente reduz sua capacidade de sentir os próprios dedos dos pés ou o chão sob você. Você também pode sentir um formigamento nas pernas ou nos dedos dos pés conforme a sensação retorna e a dormência vai embora.
O entorpecimento também pode causar sensação de formigamento nos dedos dos pés. Isso pode ocorrer em apenas um pé ou em ambos os pés, dependendo da causa.
O que causa dormência nos dedos dos pés?
Seu corpo contém uma rede complexa de nervos sensoriais que fornecem a sensação do tato. Quando os nervos estão pressionados, danificados ou irritados, é como se uma linha telefônica tivesse sido cortada e as mensagens não pudessem ser transmitidas. O resultado é dormência, seja temporária ou duradoura.
Uma série de condições médicas podem causar dormência nos dedos dos pés, incluindo:
- alcoolismo ou abuso crônico de álcool
- Doença de Charcot-Marie-Tooth
- diabetes e neuropatia diabética
- Queimadura por frio
- A síndrome de Guillain-Barré
- hérnia de disco
- esclerose múltipla (EM)
- síndromes de compressão nervosa, como neuroma de Morton (afetando a planta do pé) ou síndrome do túnel do tarso (afetando o nervo tibial)
- doença arterial periférica (PAD)
- doença vascular periférica (PVD)
- Doença de Raynaud
- ciática
- cobreiro
- lesão da medula espinal
- vasculite ou inflamação dos vasos sanguíneos
Algumas pessoas sentem dormência nos dedos dos pés associada a exercícios, especialmente depois de praticar exercícios de alto impacto, como correr ou praticar esportes. Isso ocorre porque os nervos são freqüentemente comprimidos durante o exercício. A dormência deve diminuir rapidamente depois que você parar de se exercitar.
Menos comumente, dormência nos dedos dos pés pode ser um sinal de um evento neurológico mais sério. Este é o caso quando você sente dormência repentina em um lado do corpo. Isso pode ser causado por:
- convulsão
- derrame
- ataque isquêmico transitório (TIA)
Quando devo obter ajuda médica?
Procure atendimento médico imediato se sentir dormência nos dedos dos pés juntamente com qualquer um destes sintomas:
- dificuldade de ver com um ou ambos os olhos
- queda facial
- incapacidade de pensar ou falar claramente
- perda de equilíbrio
- fraqueza muscular
- dormência dos pés que ocorre após trauma recente na cabeça
- perda repentina de sensação ou dormência em um lado do corpo
- dor de cabeça súbita e forte
- tremores, sacudidelas ou contrações musculares
Se a dormência do dedo do pé não for acompanhada de outros sintomas, consulte seu médico quando se tornar desconfortável ou não desaparecer como antes. Você também deve procurar ajuda médica se a dormência dos dedos começar a piorar.
Como é diagnosticada a dormência nos dedos dos pés?
Seu médico fará um inventário de seu histórico médico e sintomas antes de realizar um exame físico. Se você estiver tendo sintomas semelhantes aos de um derrame ou convulsão, o médico pode recomendar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Eles podem detectar sangramento no cérebro que pode indicar um derrame.
A ressonância magnética e a tomografia computadorizada também são usadas para detectar anormalidades na coluna que podem indicar ciática ou estenose espinhal.
O seu médico fará um exame completo dos pés se os seus sintomas parecem estar concentrados nos próprios pés. Isso inclui testar suas habilidades para sentir a temperatura e outras sensações nos pés.
Outros testes incluem estudos de condução nervosa, que podem detectar quão bem a corrente elétrica é transmitida através dos nervos. A eletromiografia é outro teste que determina como os músculos respondem à estimulação elétrica.
Como é tratada a dormência nos dedos dos pés?
Os tratamentos para dormência nos dedos dos pés dependem de sua causa subjacente.
Se a causa da neuropatia diabética, seu médico recomendará medicamentos e tratamentos para garantir que o açúcar no sangue permaneça em níveis adequados. Aumentar a atividade física e prestar muita atenção à dieta também pode ajudar.
Se a dormência for causada pela compressão do nervo do pé, mudar o tipo de calçado que você usa pode ajudar. Se a dormência estiver relacionada ao álcool, pare de beber e comece a tomar um multivitamínico.
Além dessas etapas, o médico pode prescrever medicamentos para o alívio da dor. Isso pode incluir:
- antidepressivos e anticonvulsivantes para tratar a dor nervosa diabética, incluindo duloxetina (Cymbalta) e pregabalina (Lyrica)
- opióides ou medicamentos semelhantes aos opióides, como oxicodona (Oxycontin) ou tramadol (Ultram)
- antidepressivos tricíclicos, incluindo amitriptilina
Tratamento de dormência crônica nos pés
Pessoas com dormência crônica nos pés devem ser submetidas a exames de rotina nos pés para verificar se há feridas e circulação do pé. Eles também devem praticar uma excelente higiene dos pés, incluindo:
- cortar as unhas dos pés na vertical ou cortar as unhas dos pés no consultório de um podólogo
- inspecionar os pés diariamente para ver se há cortes ou feridas usando um espelho de mão para verificar a planta dos pés
- usar meias grossas e macias que apoiam e amortecem os pés
- usar sapatos bem ajustados que permitem que os dedos dos pés se movam