Como usar o tomate na sua rotina de cuidados com a pele facial
Contente
- Coisas a considerar
- O que a pesquisa diz?
- Como o tomate pode beneficiar sua pele?
- Pode ajudar na esfoliação
- Pode ajudar a combater os danos celulares
- Pode ter um efeito hidratante
- Pode ajudar a reduzir o risco de queimaduras solares
- Existe algum risco a considerar?
- A linha inferior
Coisas a considerar
Embora seu primeiro pensamento sobre tomate possa ser como alimento, muitas pessoas o usam como parte de sua rotina de cuidados com a pele, reivindicando sua força em ajudar a pele em seu rosto:
- esclarecendo
- cura
- tom de pele à noite
- rejuvenescedor
- óleo redutor
- aperto
O que a pesquisa diz?
O tomate é considerado um alimento saudável, contendo vitamina C e outros antioxidantes.
Esses incluem:
- betacaroteno
- luteína
- licopeno
- magnésio
- potássio
- vitamina A
- vitaminas B-1, B-3, B-5, B-6 e B-9
Embora as evidências anedóticas sugiram que o tomate é benéfico para a sua pele por aplicação tópica, há poucas evidências clínicas para apoiar essas alegações.
De acordo com uma revisão de 2012 publicada na revista Dermato-Endocrinology, os estudos clínicos se concentraram mais no consumo do que na aplicação tópica.
Como o tomate pode beneficiar sua pele?
Os defensores do uso do tomate em seu rosto sugerem que ele faça parte de sua rotina regular de cuidados com a pele, tonificação e hidratação.
Além das evidências anedóticas, há alguns raciocínio científico por trás das alegações de que os ingredientes do tomate podem ajudar em:
- esfoliação
- combate a danos celulares
- hidratante
- reduzindo o risco de queimaduras solares
Pode ajudar na esfoliação
Esfoliação é a remoção de células mortas da pele para melhorar a saúde e a aparência da pele facial.
Os promotores da cura natural sugerem que a pectina e os flavonóides dos tomates possuem ingredientes de limpeza e antioxidantes que podem complementar a textura da pele, conforme indicado em um estudo de 2011 de esfoliantes à base de plantas.
Pode ajudar a combater os danos celulares
De acordo com um artigo de 2012 publicado na revista Dermatology Research and Practice, os radicais livres podem danificar as células da pele. Isso pode aumentar o risco de sinais prematuros de envelhecimento.
Os defensores da cura natural sugerem que os antioxidantes presentes no tomate - como vitamina C e licopeno - podem ajudar a combater os radicais livres. No entanto, não há evidências clínicas de que a aplicação tópica de tomate forneça esses antioxidantes para a sua pele.
Pode ter um efeito hidratante
Existem tratamentos comerciais e remédios tradicionais para tratar a coceira, descamação e rachaduras da pele seca.
De acordo com um estudo de 2012 publicado no Journal of Dermatological Science, um nível reduzido de potássio pode contribuir para a pele seca em pessoas com um tipo de eczema conhecido como dermatite atópica.
Como o tomate é uma boa fonte de potássio, muitos curandeiros naturais sugerem que a aplicação do tomate diretamente na pele abordará problemas de pele seca.
Não há evidências científicas, no entanto, que mostrem que a aplicação tópica de tomate trará os mesmos benefícios que um hidratante tradicional.
Pode ajudar a reduzir o risco de queimaduras solares
Um estudo de 2006 publicado na revista Photochemical and Photobiological Sciences concluiu que o consumo de plantas ricas em licopeno - como tomate - poderia contribuir para a proteção ao longo da vida contra a radiação ultravioleta (UV) prejudicial.
Durante o estudo de 12 semanas, os pesquisadores observaram diminuição da sensibilidade entre os voluntários que consumiram produtos derivados de tomate, ricos em licopeno.
Não ficou claro, no entanto, se os resultados do consumo poderiam ser replicados com a aplicação tópica diretamente em sua pele.
Existe algum risco a considerar?
Não há dúvida de que o tomate pode ser uma adição saudável à sua dieta, mas se comê-lo resultar em uma reação alérgica, o mesmo será aplicado no seu rosto.
A pele sensível do seu rosto também pode ter uma reação à alta acidez natural da fruta, resultando em:
- vermelhidão
- erupção cutânea
- coceira
Antes de usar o tomate em todo o rosto, faça um teste de remendo. Escolha uma pequena área da pele e aplique o tomate. Monitore a área pelas próximas 24 horas em busca de sinais de reação adversa - como vermelhidão, coceira e inchaço - antes de realizar uma aplicação facial completa.
A linha inferior
Não há pesquisas clínicas suficientes para apoiar totalmente os benefícios anedóticos associados à aplicação facial tópica.
Se você estiver pensando em adicionar tomate à sua rotina de cuidados com a pele, converse com um dermatologista ou outro profissional de saúde para saber como isso pode afetar seu tipo de pele específico e sua condição geral.