O suco de tomate é o novo vinho tinto?
Contente
Rápido: que bebida é vermelha, deliciosa e cheia de propriedades de combate ao câncer, prevenção de Alzheimer e redução do estresse? Se você respondeu vinho tinto, você está certo por enquanto. Mas, no futuro, também aceitaremos "O que é: suco de tomate?" (Enquanto isso, aqui estão 5 erros com o vinho tinto que você provavelmente está cometendo.)
Cientistas do John Innes Center, no Reino Unido, desenvolveram um novo tomate geneticamente modificado que é repleto de resveratrol, o antioxidante natural que combate a doenças que torna o vinho tinto uma fonte de alimentação nutricional. Os pesquisadores conseguiram cultivar um tomate que tem tanto resveratrol quanto 50 garrafas de vinho tinto - sagrada saúde! (Aprenda 5 coisas que você não sabia sobre alimentos OGM.)
Em um estudo em Nature Communications, os pesquisadores também modificaram os tomates para produzir maiores quantidades de genisteína, o composto que combate o câncer nos grãos de soja. Na verdade, os tomates ricos em genisteína pesam o equivalente a 2,5 kg de tofu.
Tudo isso além dos nutrientes já embalados na fruta, que incluem licopeno (o que lhe dá aquela tonalidade vermelha de bombeiro), vitaminas A, C e K, ácido fólico, cobre, potássio, beta-caroteno, luteína e biotina.
Como os cientistas alteram o código genético? Adicionar certas enzimas protéicas à fruta aumenta os níveis de fenilpropanóides e flavonóides - dois tipos de antioxidantes - e dispara a produção de compostos que combatem doenças como o resveratrol e a genisteína. Os pesquisadores apontam que o mesmo processo pode ser usado no futuro para infundir a fruta vermelha com outros compostos benéficos que são ótimos para a nossa saúde enquanto os comemos, mas na verdade são extraídos das frutas por pesquisadores médicos e usados para fazer remédios. E não há grande mistério quanto ao motivo pelo qual eles escolheram trabalhar com tomates - eles produzem muita safra com pouca manutenção. (Descubra por que os alimentos mais nutritivos não são tão saudáveis quanto costumavam ser.)
Mas por que precisamos de tomates sobrealimentados? "Plantas medicinais com alto valor são muitas vezes difíceis de cultivar e manejar e precisam de tempos de cultivo muito longos para produzir os compostos desejados. Nossa pesquisa fornece uma plataforma fantástica para produzir rapidamente esses valiosos compostos medicinais em tomates", disse o co-autor do estudo Yang Zhang , Ph.D.
Esses compostos podem então ser purificados diretamente do suco de tomate, facilmente tornando-se um remédio que salva vidas - ou se o suco de tomate se tornar amplamente disponível, o Bloody Mary que salva vidas.