Em uma amizade tóxica? Aqui está o que procurar (e como lidar com isso)
Contente
- O que um amigo tóxico faz
- Dias ruins vs. vibrações ruins
- Te colocar pra baixo
- Fofoca
- Peça desculpas sem sinceridade
- Te deixa nervoso
- Te deixa inseguro
- Compare você com outras pessoas
- Coloquem-se à frente e no centro - sempre
- Tente mudar você
- Como amizades tóxicas afetam você
- Você se sente solitário e isolado
- Seu estresse aumenta
- Você não se sente apoiado
- Sua autoconfiança e auto-estima são afetadas
- Você se culpa pelo comportamento deles
- Muitas vezes você se sente desequilibrado
- Seus outros relacionamentos sofrem
- Então, e agora?
- Tudo bem querer oferecer uma segunda chance ...
- ... mas nem sempre é a melhor ideia
- Reserve espaço para você
- Definir limites
- Pratique antes do tempo
- Seja direto
- Pense bem antes de entrar em contato novamente
- Abra-se para os outros
- E se tivermos amigos em comum?
- Se cuida
- O resultado final
Os amigos ajudam a tornar a vida mais significativa. Eles fornecem suporte social e emocional, aliviam os sentimentos de solidão e ajudam você a se sentir mais feliz e satisfeito com a vida.
Manter conexões sociais pode até prolongar sua vida e diminuir o risco de problemas de saúde física e mental, incluindo depressão e pressão alta.
Algumas amizades podem não ter um efeito tão positivo. Outros podem ser totalmente tóxicos.
Amizades tóxicas podem assumir diferentes formas, mas geralmente esgotam você mentalmente e têm um jeito de derrubá-lo em vez de construí-lo.
Quer saber como reconhecer uma amizade tóxica? Não tem certeza de como lidar com a situação ou como isso pode afetar você? Estamos aqui para ajudar com 25 dicas sobre como reconhecer e lidar com amigos que causam mais danos do que felicidade.
O que um amigo tóxico faz
Todo mundo tem dias bons e dias ruins. Em um dia ruim, a gentileza nem sempre é fácil, mesmo com entes queridos. Então, como você pode saber a diferença entre um amigo verdadeiramente tóxico e alguém que está apenas tendo um dia ruim?
Dias ruins vs. vibrações ruins
Um bom amigo tendo um dia ruim pode ser grosseiro com você ou parecer distante, mas provavelmente se desculpará assim que as coisas se acalmarem.
Os amigos tóxicos, por outro lado, tendem a seguir um padrão que nunca acaba. Eles não mostrarão muito arrependimento ou inclinação para mudar, mesmo quando percebem que fizeram você se sentir mal.
Aqui está uma olhada em algumas outras coisas que um amigo tóxico pode fazer:
Te colocar pra baixo
Os amigos costumam brincar uns com os outros, e um pouco de provocação bem-humorada não significa que sua amizade seja tóxica, especialmente se você estiver rindo também.
Quando um amigo regularmente o rebaixa e o faz sentir-se infeliz, quer use táticas de negação mais sutis ou insultos francos, sua amizade provavelmente não é saudável.
Fofoca
Você disse algo confidencial a um amigo e, no dia seguinte, todo o seu círculo social conhece os detalhes.
Qualquer um pode escorregar e dizer coisas que não deveria. Amigos tóxicos podem parecer gostar de espalhar segredos, mesmo quando você lhes pede para manter as informações pessoais privadas.
Alguém que sempre quebra sua confiança provavelmente não se importa muito com seus sentimentos.
Peça desculpas sem sinceridade
Quando você os critica por seu comportamento, eles ignoram sua angústia ou dão um irreverente "Desculpe".
Em vez de levar algum tempo para considerar sua perspectiva, eles dizem: "Lamento que você se sinta assim" ou seguem suas desculpas com um "mas" defensivo.
Você sabe qual é: "Lamento ter magoado seus sentimentos, mas era só uma piada.“
Essas não desculpas sugerem que alguém realmente não se importa como suas ações afetam você.
Te deixa nervoso
A imprevisibilidade por si só não indica necessariamente que alguém é tóxico, mas quando suas reações podem causar danos ou parecer abusivas, é aconselhável proceder com cautela.
Ninguém é totalmente previsível, mas é razoável esperar que alguém em quem você confie expresse principalmente suas emoções de maneira segura e saudável.
Talvez fiquem extremamente irritados e gritem com você por causa de pequenas coisas, como esquecer de desligar a TV ou não devolver um casaco que emprestaram. Então, no minuto seguinte, eles agem como se nada tivesse acontecido.
Se você nunca sabe como eles vão reagir, pode ser difícil se sentir confortável perto deles.
Te deixa inseguro
Passar um tempo com um amigo próximo deve fazer você se sentir bem, em geral. Talvez passar um tempo com um amigo em particular o deixe desconfortável ou chateado.
Você pode até não ter uma boa explicação do porquê, mas quando você os deixa, você se sente mais aliviado do que desapontado, e você não deseja passar tempo com eles.
Se você notar esse sentimento inquieto, considere examinar sua amizade em busca de outros sinais de que as coisas não estão bem.
Compare você com outras pessoas
Tem um amigo que gosta de apontar como você não se compara aos outros amigos deles? Talvez seu apartamento seja menor que o apartamento de X, então não é tão divertido sair com você. Ou vestir-se mais como Y deixaria você mais legal.
As pessoas têm suas próprias características e diferenças únicas, e um bom amigo reconhecerá isso. Eles não vão comparar você com os outros ou insinuar que você é, de alguma forma, menos que outra pessoa. Eles definitivamente não usam a pressão dos colegas para fazer você fazer coisas que você prefere não fazer, também.
Coloquem-se à frente e no centro - sempre
Já teve um amigo do bom tempo? Eles aparecem quando as coisas estão indo bem ou quando precisam de algo, mas quando você é lutando, você não pode alcançá-los.
Alguns amigos podem falar por uma hora sobre seus problemas recentes. Quando eles terminam de desabafar, eles oferecem um símbolo: "E você, como vai?" antes de voltar rapidamente a conversa para eles mesmos.
Amigos verdadeiros não apenas aceitam. Eles também oferecem empatia por suas preocupações, em circunstâncias boas, ruins ou em qualquer situação intermediária.
Tente mudar você
Alguém que tenta mudar as coisas em você pode não ser um amigo ideal.
Um verdadeiro amigo entende que as pessoas têm personalidades diferentes e eles vão aceitar você para si mesmo. Se você pedir orientação sobre algo que gostaria de mudar, eles podem fornecer apoio e incentivo - mas eles provavelmente vão esperar que você pergunte em vez de dizer o que você deve fazer.
Digamos que você tenha dificuldades em ambientes sociais e queira melhorar em conhecer novas pessoas. Um bom amigo pode sugerir que você vá à próxima noite de jogo para que eles possam apresentá-lo a alguns outros amigos em um ambiente confortável.
Como amizades tóxicas afetam você
Amizades tóxicas podem ter um impacto bastante significativo no bem-estar geral - e não positivamente. Passar tempo com pessoas que não se importam com seus sentimentos pode eventualmente afetar seu estado emocional e saúde física.
Se você notar algum dos seguintes sinais depois de passar um tempo com um amigo, você pode querer reavaliar a amizade.
Você se sente solitário e isolado
Passar tempo com amigos deve aumentar seu senso de conexão.
Uma amizade tóxica pode fazer com que você se sinta ignorado. Você chega para fazer planos, mas fica de fora dos eventos do grupo e suas mensagens ficam sem resposta (a menos, é claro, que precisem de algo de você).
Eles não parecem querer ficar com você, e a amizade não o preenche ou parece uma amizade de forma alguma.
Seu estresse aumenta
A redução do estresse é um dos principais benefícios de amizades fortes. Ver os amigos nem sempre faz você se sentir 100 por cento melhor, mas provavelmente você notará alguma melhora.
Um amigo tóxico, longe de ajudar a aliviar o estresse, pode aumentar isso. Eles podem dizer ou fazer coisas que te deixam chateado quando vocês estão juntos, por exemplo.
Mesmo quando você não está com eles, você pode passar muito tempo pensando em suas interações negativas, o que pode fazer você se sentir tenso, irritado, até mesmo horrível.
Você não se sente apoiado
Os verdadeiros amigos oferecem suporte quando você precisa. Claro, esse suporte nem sempre é tangível. No mínimo, a amizade envolve ouvir com empatia e oferecer validação para angústia e dor.
Em uma amizade tóxica, você nunca sente esse apoio ou compaixão. Você se sente minimizado quando eles descartam seus problemas ou ignorado completamente se nunca responderem às suas mensagens ou pedidos de ajuda.
Em suma, eles não estão lá para você quando você mais precisa de um amigo.
Sua autoconfiança e auto-estima são afetadas
Quando alguém continuamente o rebaixa e o trata mal, você pode começar a aceitar esse comportamento e parar de esperar algo melhor.
À medida que você começa a acreditar nas críticas deles e a duvidar de suas próprias forças e capacidades, sua auto-estima pode começar a diminuir.
Você se culpa pelo comportamento deles
Outro resultado da manipulação? Você começa a pensar que está errado.
Quando eles atacam você, você pode acreditar que merece. Você pode decidir que eles nunca oferecem suporte porque você pede ajuda com muita frequência. Então você tenta compensá-los sempre que precisam de algo.
Você pode até se sentir grato por eles passarem algum tempo com você, uma vez que, afinal, eles apontaram muitos de seus defeitos.
Muitas vezes você se sente desequilibrado
Pessoas que se comportam de maneira tóxica geralmente usam a manipulação para conseguir o que desejam. A manipulação muitas vezes deixa a impressão de que algo não está certo, embora você não possa identificar exatamente o quê.
Você pode sentir como se nunca soubesse a coisa certa a dizer ou fazer. Eles podem fazer críticas sutis a você ou zombar de você abertamente, deixando você sem saber se eles querem dizer o que dizem.
Suas reações (ou reações exageradas) podem desequilibrá-lo ainda mais. Às vezes eles riem das coisas, às vezes eles gritam. Não saber o que vai acontecer pode deixá-lo tão confuso que você não tem certeza de como proceder - exceto com extremo cuidado.
Essa inquietação pode se espalhar para outras partes de sua vida, deixando-o nervoso e facilmente chateado.
Seus outros relacionamentos sofrem
Uma amizade tóxica pode lenta, mas continuamente, começar a envenenar outros relacionamentos íntimos.
Assim que começar a duvidar de si mesmo, poderá se ver como um pobre amigo. Mesmo que você não comece a duvidar de si mesmo, pode achar difícil confiar nos outros. Você pode se perguntar se todos o vêem como imperfeito, chato ou sem apoio e começam a evitar as pessoas como resultado.
Isso pode impedi-lo de buscar o apoio de pessoas que realmente se importam, deixando-o ainda mais isolado e sozinho.
Então, e agora?
Você percebeu que tem uma amizade tóxica, mas o que vem a seguir?
Você tem duas opções principais. Você pode tentar falar primeiro com seu amigo. É possível que eles não percebam o quão desagradável é seu comportamento. Se você deseja salvar a amizade, esta pode ser uma boa primeira escolha. A outra escolha envolve terminar a amizade.
As dicas abaixo podem ajudá-lo a seguir um caminho seguro e saudável - qualquer que seja o caminho que você escolher.
Tudo bem querer oferecer uma segunda chance ...
Talvez eles nem sempre tenham sido tóxicos ou não entendam como suas ações afetam você. Algumas pessoas Faz precisa de um pouco de suporte extra aqui.
Se eles se comportarem de maneira egocêntrica, sem demonstrar maldade, conversar com eles sobre o impacto de seu comportamento pode melhorar as coisas.
Use afirmações "eu" e outros métodos de comunicação produtivos para iniciar um diálogo. Esteja aberto sobre como o comportamento deles o faz sentir e considere estabelecer limites para futuras interações.
Por exemplo: “Me sinto magoado quando ouço comentários negativos sobre meu cabelo ou roupas. No futuro, por favor, não zombe das minhas escolhas de estilo. ”
... mas nem sempre é a melhor ideia
Se a amizade não traz nenhum benefício positivo para você e sua conversa com eles não ajudou em nada, pode ser hora de encerrá-la. O mesmo vale para amizades que entram em território abusivo.
Você pode dizer a alguém como as ações dela afetam você, mas não pode fazer com que mude. Eles têm que fazer isso por conta própria, e nem todos estão dispostos a fazer o esforço.
Eles podem prometer mudar e tratá-lo melhor temporariamente. Mas se eles começarem a menosprezá-lo novamente ou retornar a outros padrões de comportamento tóxico, é melhor seguir em frente.
Reserve espaço para você
Se você passa muito tempo desejando que um amigo o trate melhor, por que não dar um tempo com ele e ver o que muda?
Um tempo longe da amizade pode ajudá-lo a entender seus sentimentos e a ter clareza sobre os próximos passos. Você também pode ver como sua vida fica sem essa pessoa nela.
Talvez as coisas melhorem significativamente e você se sinta muito melhor quando não precisa se preocupar em vê-las. Em caso afirmativo, este é um forte motivo para considerar terminar a amizade.
Definir limites
Se você quiser tentar manter a amizade, os limites são essenciais.
Deixe claro que você não aceitará certos comportamentos, como gritar, mentir, fofocar ou fazer planos sem explicação.
Você pode considerar a explicação de como esses comportamentos afetam você e como você reagirá.
Por exemplo: “Não gosto de ser humilhada, então se você continuar fazendo piadas às minhas custas, não podemos sair”.
Pratique antes do tempo
Quando você souber que precisa terminar a amizade, diga a eles.
Comunicar isso pessoalmente é sempre melhor. Escolha um local público que também ofereça alguma privacidade, como um parque ou outro local neutro. Se você não se sentir seguro, ligar para eles ou escrever uma carta também pode funcionar. Tente evitar terminar uma amizade por mensagem de texto, se possível.
Antes da discussão, escreva o que você quer dizer. Você vai explicar seus motivos ou simplesmente dizer que a amizade não funciona mais para você? Organizar seus pensamentos e praticar com antecedência (sozinho ou com alguém de sua confiança) pode aumentar sua confiança e ajudá-lo a se manter fiel à sua decisão.
Seja direto
Embora o nível de detalhes que você fornece possa depender das circunstâncias ou da sua história com essa pessoa, não os deixe com qualquer ambiguidade sobre o status de sua amizade.
Eles podem não querer terminar a amizade, então podem cortá-lo ou tentar reverter a situação para fazer você se sentir culpado. Tente não reagir, mesmo que reaja com raiva ou agressivamente. Reafirme sua decisão com calma (mas com firmeza) e saia.
Pense bem antes de entrar em contato novamente
Se você decidir interromper o contato, confie em seus instintos e evite estender a mão ou responder às tentativas de contato.
Com o tempo, você pode pensar sobre os bons momentos que compartilhou e se perguntar se eles mudaram. Lembre-se de por que você terminou a amizade. Reiniciá-lo pode deixá-lo igualmente infeliz novamente, então é melhor deixar passar algum tempo antes de considerar retomá-lo.
Pessoas lata mude, com certeza, e se seu amigo pedir desculpas que pareça sincero, você pode tentar reacender a amizade. Apenas mova-se lentamente para se proteger.
Abra-se para os outros
Ficar preso a uma amizade tóxica pode fazer você se sentir envergonhado, confuso ou desconfiado dos outros. Se você se distanciou de outros amigos, pode ser difícil se conectar novamente.
Você provavelmente tem alguns bons amigos que realmente querem oferecer apoio. Estender a mão para eles e explicar a situação pode ajudá-lo a recuperar essas amizades positivas, o que pode ajudá-lo a curar.
E se tivermos amigos em comum?
Se você e um amigo tóxico têm amigos em comum, você pode se preocupar com a reação deles. Não sinta que tem que dar mais detalhes do que você se sente confortável. Eles podem já ter alguma consciência da situação.
Você pode simplesmente dizer: “Decidi encerrar a amizade porque ela teve um impacto negativo em meu bem-estar” ou algo parecido.
Se cuida
Depois de terminar uma amizade tóxica, dedique algum tempo para se concentrar em si mesmo.
Você passou por algo doloroso e difícil, então é perfeitamente razoável precisar de algum tempo para curar.
Pratique um bom autocuidado ao:
- passando tempo com seus entes queridos
- arranjar tempo para um sono de qualidade
- focando em hobbies agradáveis
Preencha sua vida com coisas positivas e busque apoio se precisar.
O resultado final
Terminar uma amizade tóxica pode ser desafiador e é completamente normal precisar de um pouco mais de apoio em qualquer parte do processo. Um terapeuta pode ajudá-lo a começar a explorar seus sentimentos sobre a amizade e a considerar opções para encerrá-la ou repará-la.
Crystal Raypole já trabalhou como escritor e editor da GoodTherapy. Seus campos de interesse incluem línguas e literatura asiáticas, tradução para o japonês, culinária, ciências naturais, positividade sexual e saúde mental. Em particular, ela está empenhada em ajudar a diminuir o estigma em torno de questões de saúde mental.