O que é desvio traqueal e como é tratado?
Contente
- Visão geral
- O que causa o desvio traqueal?
- Bócio multinodular
- Linfoma mediastinal
- Derrame pleural
- Pneumonectomia
- Atelectasia
- Fibrose pleural
- Fibrose pulmonar
- Em crianças
- Quais são os sintomas de um desvio traqueal?
- Como é diagnosticado o desvio traqueal?
- Como é tratado o desvio traqueal?
- Bócio multinodular
- Linfoma mediastinal
- Derrame pleural
- Pneumonectomia
- Atelectasia
- Fibrose pleural
- Fibrose pulmonar
- Lesão no pescoço
- Em crianças
- Como é a recuperação do desvio traqueal?
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
O desvio traqueal acontece quando a traquéia é empurrada para um lado do pescoço por pressão anormal na cavidade ou no peito do peito.
A traqueia, também conhecida como traqueia, é um tubo de cartilagem que permite a entrada e saída de ar pelos pulmões à medida que você respira. Normalmente, a traquéia corre bem no meio da garganta, atrás da laringe. Mas quando a pressão se acumula na cavidade torácica, sua traquéia pode ser empurrada para um lado da garganta, onde quer que a pressão seja menor. Uma lesão que causa muito inchaço ou sangramento interno no pescoço pode criar pressão suficiente para desviar a traquéia.
O desvio traqueal é um sintoma de:
- certas condições no peito, pescoço e pulmão
- lesões no peito
- condições exacerbadas pelo fumo ou outras fontes de ar tóxico
- lesão no pescoço, causando inchaço ou sangramento dentro do pescoço
Em alguns casos, isso pode ser causado pela pressão que a gravidez exerce sobre o seu corpo.
O que causa o desvio traqueal?
O desvio traqueal é mais comumente causado por lesões ou condições que causam pressão na cavidade torácica ou no pescoço. Aberturas ou perfurações na parede torácica, nos pulmões ou em outras partes da cavidade pleural podem fazer com que o ar se mova apenas em uma direção para dentro.
O pneumotórax é a causa mais frequentemente relatada de desvio traqueal do acúmulo de pressão. Essa condição ocorre quando o excesso de ar se acumula na cavidade torácica e não consegue escapar. Também é conhecido como pulmão colapsado.
O crescimento de tumores cancerígenos, linfonodos e glândulas também pode criar pressão no peito.
Outras causas possíveis incluem:
Bócio multinodular
Este é um aumento da glândula tireóide perto da base do pescoço. Está perto da traquéia, por isso, se crescer, pode empurrar a traquéia para o lado.
Linfoma mediastinal
O linfoma mediastinal é um tipo de câncer que afeta os linfonodos mediastinais. Estes estão localizados perto da sua traquéia.
Derrame pleural
O derrame pleural é uma condição na qual o líquido extra se acumula ao redor dos pulmões na cavidade pleural.
Pneumonectomia
Pneumonectomia é um tipo de cirurgia de remoção pulmonar. Isso pode causar uma distribuição desigual da pressão em toda a cavidade torácica.
Atelectasia
Esta é uma condição em que apenas uma parte do pulmão entrou em colapso. Geralmente é causado quando sacos de ar nos pulmões, chamados alvéolos, não conseguem reter o ar. Isso cria uma pressão desigual na cavidade torácica, o que pode fazer com que a traquéia se mova.
Fibrose pleural
Essa condição ocorre quando a membrana que envolve os pulmões, conhecida como pleura, fica inflamada.
Fibrose pulmonar
A fibrose pulmonar ocorre quando o tecido pulmonar está cicatrizado. Os pulmões podem ficar rígidos e criar pressão anormal na cavidade torácica.
Em crianças
O desvio traqueal é normal para muitas crianças pequenas. Não deve causar nenhuma preocupação. Se o seu médico encontrar um desvio traqueal no seu filho, ele pode não recomendar mais tratamento, a menos que ele tenha outros sintomas anormais.
Quais são os sintomas de um desvio traqueal?
Quando a traquéia se desvia de sua posição normal, o ar não pode passar por ela tão facilmente. Isso pode levar aos seguintes sintomas:
- tosse
- Problemas respiratórios
- chiado ou outros ruídos respiratórios incomuns
- dor no peito
Os sintomas são praticamente os mesmos em crianças e adultos.
Como é diagnosticado o desvio traqueal?
Um teste de imagem de raios-X pode mostrar uma traqueia desviada. Isso pode ser feito em algumas horas e pode fornecer um ponto de partida para o seu médico procurar condições subjacentes.
Outros testes que podem ajudar seu médico a diagnosticar uma condição que causa desvio traqueal incluem:
- Exames de sangue. O seu médico coleta uma amostra de sangue e a envia para um laboratório para análise. A presença de certos anticorpos ou outras substâncias pode indicar uma condição.
- RM do tórax. Um teste de ressonância magnética usa ímãs para criar uma imagem de seção transversal do seu corpo. Isso pode indicar a presença de uma massa ou outras causas de pressão no peito.
- Tomografia computadorizada. Uma tomografia computadorizada é outro teste de imagem que usa raios-X para criar uma imagem em corte do seu corpo.
- Toracocentese. O seu médico insere uma agulha nas costelas para remover o líquido do peito. Uma biópsia pode ser feita para testar o fluido.
Como é tratado o desvio traqueal?
O tratamento do desvio traqueal depende de qual condição está causando:
Bócio multinodular
O seu médico provavelmente removerá o bócio cirurgicamente. Você pode receber terapia com iodo para reduzir o bócio, se não for um caso sério.
Linfoma mediastinal
A quimioterapia pode ser necessária para matar células cancerígenas.
Derrame pleural
A toracocentese pode remover o fluido acumulado e aliviar a pressão. Também permite que seu médico faça uma biópsia. A cirurgia também pode ser necessária.
Pneumonectomia
O acúmulo de pressão geralmente pode ser aliviado com toracocentese. Outras complicações da cirurgia, como uma infecção, podem precisar ser tratadas com antibióticos.
Atelectasia
Exercícios de respiração profunda podem ajudar a aumentar a quantidade de ar que você respira. A cirurgia pode ser recomendada para limpar qualquer tecido que esteja bloqueando suas vias aéreas.
Fibrose pleural
A cirurgia pode ser feita para remover partes da pleura que estão inflamadas.
Fibrose pulmonar
Medicamentos, como nintedanibe (Ofev) e pirfenidona (Esbriet), podem diminuir a velocidade ou impedir a progressão da doença. Técnicas de exercícios e respiração também podem ajudá-lo a respirar melhor.
Lesão no pescoço
Tratamento depende da causa. Se o sangramento é a causa, um procedimento cirúrgico para interromper o sangramento e remover o sangue do tecido alivia a pressão. O inchaço geralmente se resolve com o tempo. A preocupação aqui é garantir que a respiração não seja um problema.
Em crianças
O desvio traqueal pode não precisar ser tratado se for encontrado em uma criança pequena sem outros sintomas ou complicações.
Como é a recuperação do desvio traqueal?
A recuperação do tratamento para uma condição que causa desvio traqueal pode ser rápida. Geralmente, você pode voltar para casa em um dia ou dois após uma toracocentese ou outro procedimento de drenagem de líquidos.
A recuperação da cirurgia pode demorar um pouco mais. Dependendo da gravidade da sua condição, pode ser necessário recuperar-se no hospital de 2 a 10 dias.
Algumas condições, como fibrose pulmonar, não podem ser totalmente curadas. Os medicamentos podem ajudar a retardar a condição, mas não farão com que os sintomas desapareçam completamente. A recuperação dos efeitos dessa condição pode levar anos.
Quais são as perspectivas?
A pressão no peito que causa desvio traqueal deve levar a uma visita imediata ao seu médico. Uma vez que seu médico diagnostica a fonte do desvio, o tratamento geralmente pode começar imediatamente para minimizar seus sintomas.
Em muitos casos, a condição é tratada com sucesso. Dependendo da gravidade da condição, você se recuperará rapidamente com cuidados de acompanhamento, exercícios respiratórios, medicamentos e muito mais.