A cúrcuma pode ajudar a controlar ou prevenir o diabetes?
Contente
- Quais são os benefícios da cúrcuma?
- O que a pesquisa diz
- Riscos e avisos
- Outras maneiras de controlar o diabetes
- O resultado final
O básico
O diabetes é uma condição comum relacionada a interrupções no nível de açúcar no sangue. O nível de açúcar no sangue desempenha um papel importante na forma como o corpo metaboliza os alimentos e como usa a energia. O diabetes ocorre quando seu corpo não consegue produzir ou usar insulina de maneira adequada para regular os níveis de açúcar no sangue. Afeta quase pessoas com 20 anos ou mais.
A cúrcuma é uma especiaria feita a partir das raízes da planta açafrão. Ao longo dos anos, a cúrcuma foi reconhecida por suas propriedades medicinais. Acredita-se que ele tenha uma ampla gama de benefícios à saúde, incluindo alívio da dor e possível prevenção de doenças.
Por exemplo, a curcumina, o componente ativo da cúrcuma, pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
Quais são os benefícios da cúrcuma?
A cúrcuma é uma especiaria frequentemente encontrada na comida asiática e nos caril. Ajuda a dar aos alimentos a sua cor amarelada. Durante séculos, foi usado na medicina oriental para a saúde geral. É frequentemente usado para melhorar as funções do fígado e da digestão, bem como para aliviar a dor de condições como a artrite.
A especiaria tem muitos seguidores entre os usuários de medicina alternativa e está ganhando popularidade na medicina tradicional. Recentemente, ele tem recebido muita atenção por seu uso potencial na prevenção do câncer e outras doenças. Acredita-se que a cúrcuma tenha propriedades antioxidantes que podem ajudar a combater infecções e inflamações.
A pesquisa também sugeriu que tomar açafrão pode tratar e prevenir o diabetes.
O que a pesquisa diz
O componente ativo da cúrcuma, a curcumina, é creditado com muitos dos supostos benefícios da especiaria.
Uma série de estudos sugere que a curcumina pode diminuir o nível de glicose no sangue, bem como outras complicações relacionadas ao diabetes. Os pesquisadores também descobriram que a curcumina pode ter um papel na prevenção do diabetes. Mais ensaios clínicos com humanos são necessários para uma melhor compreensão dos efeitos da curcumina e da cúrcuma.
Outros sugerem que o extrato de açafrão pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e tornar o diabetes mais controlável. Este extrato pode ser encontrado em suplementos sem prescrição. Também pode trazer benefícios gerais à saúde, como auxiliar na digestão.
Riscos e avisos
A cúrcuma é geralmente considerada segura para consumo. Quando a curcumina, o componente ativo do açafrão, é ingerido em grandes doses - mais do que normalmente é consumido em uma refeição com sabor de açafrão - pode causar efeitos colaterais desagradáveis. Uma dosagem alta é normalmente considerada acima de 4 gramas de curcumina por dia.
Os efeitos colaterais podem incluir:
- náusea
- indigestão
- diarréia
O consumo repetido de grandes quantidades de açafrão pode causar problemas de fígado.
Se você tiver doença da vesícula biliar, deve evitar o açafrão. Pode piorar sua condição.
Consulte seu médico antes de usar açafrão. Eles podem avaliar seu perfil médico e discutir os benefícios e riscos potenciais.
Outras maneiras de controlar o diabetes
Geralmente, o controle do diabetes significa seguir uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente e manter um estilo de vida equilibrado. Seu médico trabalhará com você para ajudá-lo a desenvolver o melhor plano de tratamento para você.
A maioria dos planos de dieta enfatiza comer mais alimentos integrais. Esses alimentos incluem vegetais, frutas e grãos. Se você tem diabetes, é importante procurar alimentos ricos em fibras e com baixo teor de açúcar. Isso pode ajudá-lo a manter melhor seus níveis de açúcar no sangue.
Os médicos geralmente recomendam exercícios e atividades regulares, pois isso também ajuda a diminuir e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Se você tem diabetes tipo 2, pode controlar sua condição apenas com dieta e exercícios. Pessoas com diabetes tipo 1, e algumas pessoas com tipo 2, também devem tomar medicamentos à base de insulina.
O resultado final
Embora a cúrcuma possa ser tomada como um suplemento para complementar seu regime regular, não é um substituto para seu plano de saúde atual. Você deve consultar seu médico para determinar a melhor maneira de seguir em frente.
Se você usar açafrão, há algumas coisas que deve ter em mente:
- Certifique-se de ler o rótulo de todos os pacotes de suplementos e seguir as instruções cuidadosamente. Se você não tiver certeza da dosagem, fale com seu médico.
- Tal como acontece com outros suplementos, muitas vezes é aconselhável começar com uma dosagem baixa e avaliar como você está indo. Você pode construir a partir daí.
- A cúrcuma pode aumentar os níveis de oxalato urinário ou piorar a anemia. Use-o com cuidado se tiver histórico de cálculos renais ou anemia.
- Esteja ciente de que, embora a maioria das pessoas possa tolerar o açafrão, algumas podem descobrir que ele não combina com seu estômago. Outros podem ter alergias. Comece com uma dosagem menor.
- Evite comprar a granel. Como outras especiarias, tem suas melhores propriedades quando fresco. Quer você tome o suplemento ou decida adicionar cúrcuma à sua comida, compre apenas o que você precisa para o futuro imediato.
- Se você cozinhar com açafrão, entenda que ele não tem os mesmos benefícios para a saúde que um suplemento. O calor vai tirar parte do valor medicinal.
- Combinar gordura ou óleo com açafrão pode melhorar a absorção da curcumina e trazer mais benefícios.