O que causa dois períodos em um mês?
Contente
- Visão geral
- Causas
- Causas de um ciclo mais curto
- Condições que causam sangramento extra
- Fatores de risco
- Complicações
- Tratamento
- Hipotireoidismo
- Hipertireoidismo
- Menopausa
- Miomas e cistos
- Estresse
- Perda ou ganho extremo de peso
- Reação ao controle da natalidade
- Preparando-se para a consulta com seu médico
- As perspectivas
Visão geral
É normal que as mulheres adultas tenham um ciclo menstrual que varia de 24 a 38 dias e que as adolescentes tenham um ciclo que dura 38 dias ou mais. Mas toda mulher é diferente, e o ciclo de cada pessoa pode variar de mês para mês.
Durante alguns meses, seu ciclo pode durar mais ou menos dias que o mês anterior ou pode começar mais cedo ou mais tarde do que antes. Às vezes, você pode até ter dois períodos em um único mês.
Se seus ciclos estiverem no final mais curto do espectro, você poderá ter seu período no início e no final do mês sem motivo de preocupação.
Mas se você tiver sangramento fora do seu ciclo menstrual normal e suspeitar que está passando por um segundo período, a primeira coisa que você deve fazer é descobrir se está detectando ou sangramento menstrual:
- Se você estiver com sangramento menstrual, também conhecido como período menstrual, deve tomar um absorvente ou absorvente de absorvente a cada poucas horas. O sangue pode ser vermelho escuro, vermelho, marrom ou rosa.
- Se você está manchando, não sangrará o suficiente para encher um bloco ou tampão. O sangue da mancha é geralmente vermelho escuro ou marrom.
Depois de determinar se você está com manchas ou sangramento menstrual, comece a explorar o que pode estar causando seu aumento de sangramento.
Causas
Seu aumento de sangramento pode ser causado por um ciclo menstrual mais curto ou por um problema de saúde que causa sangramento vaginal.
Causas de um ciclo mais curto
Se o seu ciclo repentinamente se tornar mais curto, pode ser devido a um dos seguintes:
- anovulação (falta de ovulação)
- hipertireoidismo
- hipotireoidismo
- início da menopausa
- puberdade
- miomas ou cistos uterinos
- estresse
- extrema perda ou ganho de peso
- controle de natalidade
- doença
Condições que causam sangramento extra
Se você costuma ter um ciclo regular, uma alteração no seu ciclo - como repentinamente ter dois períodos em um mês - pode indicar uma condição médica. Algumas condições de saúde causam sangramentos que podem ser confundidos por um período:
- Gravidez pode causar manchas. A detecção durante a gravidez pode ser normal, mas você deve informar o seu médico sobre qualquer sangramento durante a gravidez.
- Infecções sexualmente transmissíveis pode causar secreção e sangramento.
- Aborto espontâneo pode causar sangramento intenso. Se você suspeitar que está grávida e começar a ter um sangramento semelhante a um período, ligue para o seu médico.
Fatores de risco
Se você tem um histórico familiar de miomas, cistos ou menopausa precoce, corre um risco maior de ter dois períodos em um mês.
Você deve marcar uma consulta com seu médico se:
- sentir dor no abdome inferior que não desaparece após alguns dias
- tem períodos pesados
- mancha ou sangramento entre os períodos, o que geralmente é confundido com dois períodos em um mês
- sentir dor durante a relação sexual
- tem mais cólicas menstruais do que o normal
- observe coágulos escuros durante o período menstrual
Complicações
Um efeito de saúde do sangramento mais frequente é a anemia, que ocorre devido à falta de ferro no sangue. O seu médico pode verificar os seus níveis de ferro enquanto faz outros testes para determinar a causa do seu sangramento anormal.
Os sintomas da anemia podem incluir:
- fadiga
- dor de cabeça
- fraqueza
- tontura
- falta de ar
- arritmia cardíaca
Tratamento
O seu tratamento dependerá da causa subjacente do seu sangramento frequente. Se você naturalmente tem ciclos mais curtos ou se começou a menstruar recentemente, não precisará de tratamento. Se a anemia é uma preocupação, seu médico pode recomendar suplementos de ferro.
Um tratamento possível para períodos que ocorrem com muita frequência é o controle de natalidade hormonal. Esse tipo de controle de natalidade pode ajudar a regular seus períodos e ajudar a resolver problemas de anemia causados por sangramento intenso.
Aqui estão os tratamentos para outras possíveis causas de sangramento frequente.
Hipotireoidismo
Se você tem hipotireoidismo, isso significa que você tem uma glândula tireóide hiperativa. Seu corpo não consegue obter o suficiente do hormônio da tireóide. O seu médico prescreverá uma terapia de reposição hormonal da tireóide que você pode tomar por via oral.
Hipertireoidismo
Se você tem hipertireoidismo, significa que você tem uma glândula tireóide hiperativa. Seu corpo produz muito hormônio da tireóide. Vários tratamentos estão disponíveis para essa condição. O seu médico irá sugerir o que achar melhor para você.
Menopausa
Se você está começando a menopausa, seu médico pode prescrever terapia hormonal e terapia de reposição de estrogênio. Esses tratamentos podem ajudar a regular seus períodos até que desapareçam lentamente à medida que a menopausa progride.
Miomas e cistos
O seu médico pode recomendar algumas opções de tratamento diferentes se você tiver miomas ou cistos uterinos. Estes podem incluir:
- Dispositivo intra-uterino (DIU). Um DIU é uma forma de controle de natalidade e pode ajudar a aliviar períodos pesados. No entanto, não encolherá miomas.
- Cirurgia de ultra-som guiada por ressonância magnética. Este procedimento é realizado enquanto você estiver dentro de um scanner de ressonância magnética. É considerado não invasivo e os médicos podem usá-lo para remover o fibróide ou o cisto. Este procedimento é realizado apenas em clínicas especializadas.
- Embolização da artéria uterina. Este é um procedimento minimamente invasivo que bloqueia o suprimento sanguíneo para o útero. Isso faz com que os miomas se deteriorem e encolhem.
- Miomectomia. Existem diferentes tipos de miomectomia, que é um procedimento cirúrgico para remover miomas. Em uma miomectomia histeroscópica, o fibróide é removido através do colo do útero. Nenhuma incisão é necessária. Em uma miomectomia laparoscópica, pequenas incisões são feitas no abdômen para remover os miomas. Uma miomectomia abdominal é um procedimento cirúrgico abdominal aberto.
- Histerectomia. A histerectomia é um procedimento cirúrgico para remover o útero.
- Agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina. Estes são medicamentos que podem ajudar no tratamento de miomas. Eles bloqueiam estrogênio e progesterona e colocam você em um estado pós-menopausa temporário. Isso impede que os miomas cresçam e pode fazê-los encolher. O seu médico pode usar este tratamento para ajudar a prepará-lo para a cirurgia.
Estresse
As mudanças no estilo de vida podem afetar muito o seu nível de estresse, o que pode afetar o seu ciclo menstrual. Para ajudar a aliviar o estresse, tente se exercitar com frequência, praticando meditação ou praticando terapia de conversação.
Se você estiver estressado por ter sido supercomprometido, peça ajuda. Encontrar tempo para relaxar é importante para sua saúde. Portanto, não se sinta mal ao dizer não a projetos ou responsabilidades adicionais.
Perda ou ganho extremo de peso
Converse com seu médico sobre as possíveis razões pelas quais você sofreu uma mudança tão drástica no peso. Eles trabalharão com você para ajudá-lo a gerenciar seu peso.
Reação ao controle da natalidade
O controle de natalidade hormonal introduz hormônios em seu corpo. Isso pode afetar seu ciclo menstrual. Você pode precisar experimentar alguns tipos diferentes de controle de natalidade para encontrar um que funcione para você. Também leva alguns meses para que seu corpo se ajuste a um novo método de controle de natalidade.
Converse com seu médico sobre o que você deve esperar ao iniciar um novo método de controle de natalidade.
Preparando-se para a consulta com seu médico
Alterações no seu ciclo menstrual podem indicar um problema de saúde, por isso é sempre importante discutir um sangramento anormal com seu médico. Seu médico provavelmente fará muitas perguntas sobre seus sintomas.
Ao estar preparado para sua consulta, você pode ajudar seu médico a encontrar o tratamento correto o mais rápido possível. Aqui estão algumas perguntas que seu médico pode fazer:
- Quanto tempo duram seus ciclos? Isso é normal para você?
- Se o seu ciclo mais curto não é normal para você, quando começaram as alterações no seu sangramento?
- Quanto tempo dura o sangramento?
- De que cor é o sangue?
- Quão pesado é o sangramento? Com que rapidez enche um bloco?
- Existem coágulos? Se sim, qual o tamanho deles?
- Você tem algum outro sintoma?
Para calcular a duração do seu ciclo, comece a contar no primeiro dia em que você sangra. Este será o primeiro dia. Seu ciclo terminará no primeiro dia em que você começar a sangrar novamente. Muitos aplicativos para smartphone estão disponíveis para ajudá-lo a acompanhar seu ciclo.
Se você tem um histórico de sangramento irregular, acompanhar seus ciclos em um aplicativo pode ajudar a identificar um problema mais rapidamente. Também pode facilitar o compartilhamento das informações do seu ciclo com o seu médico.
As perspectivas
Se você acha que está tendo dois períodos por mês, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a equilibrar seus níveis hormonais e a regular seu sangramento.
Pode ser necessário tentar algumas opções diferentes, mas com o tratamento, você pode aumentar a duração do seu ciclo menstrual. Isso pode ajudá-lo a voltar a ter um período por mês.
Leia este artigo em espanhol