O que você deve saber sobre uma marcha instável
Contente
- Visão geral
- O que procurar com uma marcha instável?
- O que causa uma marcha instável?
- Quando procuro ajuda médica para uma marcha instável?
- Como é diagnosticada uma marcha instável?
- Como é tratada uma marcha instável?
- O que posso fazer em casa para tratar uma marcha instável?
Visão geral
Caminhar é tipicamente um movimento suave criado ao colocar um pé na frente do outro. A menos que você esteja andando em uma superfície irregular, seu padrão de caminhada deve parecer firme e uniforme.
No entanto, seu padrão de caminhada não será mais suave se você tiver uma marcha instável. Pode ser aleatório, irregular ou instável.
Uma marcha instável tem muitas causas potenciais que variam de temporárias a longo prazo. Uma marcha instável pode aumentar o risco de quedas e lesões, por isso é importante procurar ajuda médica para causas mais graves desse sintoma.
Os médicos também podem descrever uma marcha instável como uma marcha atáxica. Isso significa que a pessoa está andando de maneira anormal, descoordenada ou instável.
O que procurar com uma marcha instável?
Uma marcha instável pode abranger vários sintomas diferentes. Exemplos incluem:
- tonturas ou vertigens ao caminhar
- baralhar ao caminhar
- instabilidade ou falta de equilíbrio
- instável
Pessoas com uma marcha cronicamente instável geralmente têm uma postura ampla ao caminhar. Eles podem andar devagar e demonstrar cautela ao caminhar, e podem até tropeçar.
O que causa uma marcha instável?
Muitos distúrbios e fatores contribuintes causam uma marcha instável. Muitas vezes, existem várias causas de uma marcha instável. Alguns destes incluem:
- transtornos afetivos e condições psiquiátricas
- doenças cardiovasculares
- infecção e doenças metabólicas
- distúrbios músculo-esqueléticos
- desordens neurológicas
- anormalidades sensoriais
Tomar quatro ou mais medicamentos por vez também está associado ao aumento do risco de uma marcha instável. Medicamentos prescritos como os seguintes também estão associados ao aumento do risco de uma marcha instável:
- diuréticos
- narcóticos
- antidepressivos
- psicotrópicos
- digoxina (lanoxina)
- anticonvulsivantes
- antiarrítmico
Quando procuro ajuda médica para uma marcha instável?
Procure atendimento médico imediato se sentir repentinamente uma marcha instável juntamente com um dos seguintes sintomas:
- uma queda com ferimentos ou uma queda na cabeça
- não posso falar claramente
- dificuldade para respirar
- tontura
- caído em um lado do rosto
- perda de controle da bexiga ou intestino
- ocorre após um ferimento na cabeça
- dor de cabeça intensa e latejante
- confusão repentina
- dormência repentina em uma ou mais partes do corpo
- mudança repentina no padrão da marcha
Marque uma consulta com o seu médico se você sofreu uma queda recentemente ou se sua marcha instável faz com que você sinta que pode cair. Tome medidas para se manter seguro e reduzir o risco de lesões futuras.
Como é diagnosticada uma marcha instável?
O seu médico fará um histórico médico e perguntará quais medicamentos você está tomando. Também é importante informar se você tem histórico de quedas ou quase quedas, além de histórico de consumo de álcool ou uso de drogas recreativas.
O seu médico também avaliará sua marcha para ver como você está andando. Eles podem pedir que você ande de igual para igual. Outras considerações são postura, comprimento do passo e se você precisar de ajuda ao caminhar.
Seu médico pode classificar sua marcha usando uma balança conhecida como Escala de Classificação de Deambulação Funcional. Essa escala classifica sua marcha em uma escala de zero a cinco, com cinco sendo uma pessoa que pode andar de forma independente e sem a ajuda de outras pessoas.
Um médico considerará se você tem sintomas relacionados que podem exigir testes adicionais. Estes podem incluir:
- verificações de pressão arterial na posição deitada, sentada e em pé
- exames de sangue para níveis de hemoglobina, função da tireóide, eletrólitos, glicose no sangue e testes de vitamina B-12
- teste de função cognitiva
- rastreio de depressão
- testes auditivos
- testes de visão
Os métodos de teste e diagnóstico variam, pois pode haver muitas causas para uma marcha instável.
Como é tratada uma marcha instável?
Os tratamentos para uma marcha instável dependem de suas causas. Um médico pode prescrever medicamentos para reduzir uma marcha instável se você tiver as seguintes condições:
- artrite
- depressão
- hipotireoidismo
- hipertensão ortostática
- Mal de Parkinson
- distúrbios do ritmo
- deficiência de vitamina B-12
Algumas condições podem exigir cirurgia para corrigir a causa da marcha instável. Isso inclui condições da coluna vertebral, como estenose espinhal lombar e estenose cervical.
Outros tratamentos podem incluir aparelhos auditivos para problemas auditivos, bengalas ou caminhantes para ajudar na caminhada e correção da visão através de óculos ou de uma nova receita.
Algumas pessoas podem até se beneficiar de serviços de fisioterapia que os ajudam a aprender a andar com um problema no pé, como dormência no pé.
O que posso fazer em casa para tratar uma marcha instável?
Como uma marcha instável aumenta o risco de quedas, é importante avaliar sua casa. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:
- Tome cuidado para remover todos os objetos das passarelas. Exemplos incluem sapatos, livros, roupas e papéis.
- Verifique se suas passarelas estão bem iluminadas. Você pode colocar luzes noturnas em tomadas de parede para garantir que seu caminho esteja visível.
- Coloque tapetes antiderrapantes no chão da banheira, bem como onde você pisa fora da banheira. Você também pode colocar tiras adesivas antiderrapantes no chão da banheira.
- Sempre use sapatos antiderrapantes ao entrar em casa para reduzir o risco de queda.
Mantenha uma lanterna ao lado da cama e use-a se precisar acordar à noite.