O que é o prolapso uretral e é tratável?
Contente
- Visão geral
- Quais são os sintomas?
- O que causa isso?
- Quais são os fatores de risco?
- Envelhecimento
- Gravidez e parto
- Fraqueza muscular genética
- Aumento da pressão no abdômen
- Cirurgia pélvica prévia
- É tratável?
- Tratamento não cirúrgico
- Tratamento cirúrgico
- Quais são as perspectivas?
Visão geral
O prolapso uretral (uretrocele) ocorre quando a uretra entra no canal vaginal. Também pode acontecer quando a uretra se projeta para fora da abertura da uretra.
A uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga para a parte externa do corpo. Normalmente, a uretra é mantida no lugar por uma série de ligamentos, músculos e tecidos. No entanto, esses elementos de suporte podem doar por várias razões. Quando a uretra desliza de sua posição normal, ela pode empurrar para dentro da vagina, deslizar para fora da abertura da uretra, ou ambas.
Em muitos casos, o prolapso da bexiga (cistocele) também ocorre com o prolapso da uretra. Essa combinação de condições é chamada cistouretrocele.
Quais são os sintomas?
Pessoas com prolapso leve ou menor podem não sentir nenhum sintoma. À medida que o prolapso se torna mais grave, os sintomas podem incluir:
- irritação vaginal ou vulvar
- sensação de plenitude ou pressão na área pélvica e vaginal
- desconforto dolorido na região pélvica
- problemas urinários, como incontinência de estresse, incapacidade de esvaziar a bexiga e micção freqüente
- sexo doloroso
- órgãos protuberantes para fora da abertura vaginal ou uretral
O prolapso uretral é classificado pela gravidade da protrusão:
- Prolapso de primeiro grau significa que a uretra está empurrando levemente contra as paredes vaginais ou caindo levemente em direção à abertura da uretra.
- Prolapso de segundo grau normalmente significa que a uretra se estende à abertura vaginal ou uretral, ou as paredes vaginais desabaram um pouco.
- Prolapso de terceiro grau significa que os órgãos incham fora da abertura vaginal ou uretral.
O que causa isso?
O prolapso uretral ocorre quando os músculos, tecidos e ligamentos dentro do corpo estão enfraquecidos. A fáscia, uma fina bainha de tecido, normalmente mantém os órgãos internos no lugar. Quando falha, o outro tecido pode não ser forte o suficiente para manter a posição normal.
Não está claro por que o prolapso uretral ocorre, mas algumas pessoas parecem mais propensas a desenvolvê-lo do que outras.
Quais são os fatores de risco?
Esses fatores de risco, eventos ou condições podem aumentar as chances de você desenvolver prolapso uretral.
Envelhecimento
As pessoas na pós-menopausa têm maior probabilidade de desenvolver prolapso uretral. O estrogênio é vital para a força muscular. Quando o nível desse hormônio começa a cair à medida que a pessoa se aproxima da menopausa, os músculos também podem começar a enfraquecer. Da mesma forma, os músculos do assoalho pélvico ficam mais fracos com o envelhecimento natural.
Gravidez e parto
Aquelas que estiveram grávidas e tiveram um parto vaginal têm maior probabilidade de experimentar essa condição. O peso extra, a pressão e a força do parto podem enfraquecer os músculos do assoalho pélvico. Também pode esticar ou rasgar esses músculos e tecidos importantes.
Para alguns, os danos causados pela gravidez e pelo parto podem não aparecer até mais tarde, muitos anos após a gravidez.
Fraqueza muscular genética
Algumas pessoas nascem com músculos fracos do assoalho pélvico. Isso torna o prolapso mais provável em pessoas mais jovens ou que não estiveram grávidas.
Aumento da pressão no abdômen
Pressão desnecessária nos músculos do assoalho pélvico pode levar ao enfraquecimento. As condições que aumentam a pressão incluem:
- levantando objetos pesados rotineiramente
- obesidade
- tosse crônica
- esforço frequente, como durante uma evacuação
- presença de massas pélvicas, incluindo miomas ou pólipos
Cirurgia pélvica prévia
Se você passou por uma cirurgia anterior para prolapso uretral ou outro prolapso de órgão pélvico, corre um risco aumentado de outros prolapsos.
É tratável?
Prolapso menor pode não requerer tratamento. De fato, você pode nem saber sobre a uretra saliente até que ela se torne mais avançada. Isso ocorre porque o prolapso uretral em estágio inicial nem sempre causa sintomas.
O tratamento pode ser necessário para prolapso avançado. Suas opções dependerão da gravidade do prolapso, do estado de sua saúde e possivelmente de seus planos para uma futura gravidez.
Tratamento não cirúrgico
- Pessários. Esses dispositivos de silicone ficam no canal vaginal e ajudam a manter sua estrutura. Os pessários têm vários tamanhos e formas. O seu médico colocará no seu canal vaginal. É uma opção fácil e não invasiva; portanto, os médicos geralmente recomendam o pessário antes de outros tratamentos.
- Hormônios tópicos. Cremes de estrogênio podem fornecer parte do hormônio que falta para os tecidos enfraquecidos para ajudar a reforçar sua força.
- Exercícios do assoalho pélvico. Os exercícios do assoalho pélvico, também chamados de exercícios de Kegel, ajudam a tonificar os órgãos da pelve. Imagine que você está tentando manter um objeto no lugar com o canal vaginal e contrai-se firmemente por 1 a 2 segundos. Depois relaxe por 10 segundos. Repita isso 10 vezes e faça isso várias vezes ao dia.
- Mudancas de estilo de vida. A obesidade pode enfraquecer os músculos, então perder peso é uma boa maneira de ajudar a reduzir a pressão. Da mesma forma, tratar quaisquer condições médicas subjacentes que possam afetar os músculos do assoalho pélvico ajudará a eliminar o estresse. Tente evitar levantar objetos pesados também. A tensão pode causar prolapso de órgãos.
Tratamento cirúrgico
Se os tratamentos não cirúrgicos não forem eficazes ou não forem uma opção, seu médico poderá recomendar cirurgia, como reparo da parede vaginal anterior, para fortalecer as estruturas de suporte.
Vários tipos de cirurgia podem ser usados para tratar o prolapso uretral. O que é certo para você dependerá da gravidade do prolapso, da sua saúde geral e de outros órgãos que possam ser prolapsos.
Quais são as perspectivas?
Embora o prolapso uretral leve geralmente não cause sintomas, ele pode se tornar bastante desconfortável à medida que a condição progride.
Existem muitas opções de tratamento para o prolapso uretral, portanto marque uma consulta com seu médico para descobrir os melhores próximos passos. Mesmo pessoas com prolapso uretral grave podem encontrar alívio a longo prazo.