Vitaminas para crianças: elas precisam delas (e quais)?
Contente
- Necessidades de nutrientes para crianças
- As crianças têm necessidades nutricionais diferentes das dos adultos?
- As crianças precisam de suplementos vitamínicos?
- Algumas crianças podem precisar de nutrientes suplementares
- Escolha de uma vitamina e dosagem
- Cuidados com vitaminas e minerais para crianças
- Como garantir que seu filho receba nutrientes suficientes
- O resultado final
Conforme as crianças crescem, é importante que recebam vitaminas e minerais suficientes para garantir uma saúde ideal.
A maioria das crianças obtém quantidades adequadas de nutrientes de uma dieta balanceada, mas, em certas circunstâncias, as crianças podem precisar de suplementos de vitaminas ou minerais.
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre vitaminas para crianças e se seu filho pode precisar delas.
Necessidades de nutrientes para crianças
As necessidades nutricionais das crianças dependem da idade, sexo, tamanho, crescimento e nível de atividade.
De acordo com especialistas em saúde, crianças com idades entre 2 e 8 anos consomem de 1.000 a 1.400 calorias por dia. As idades de 9 a 13 anos precisam de 1.400 a 2.600 calorias por dia - dependendo de certos fatores, como nível de atividade (1,).
Além de comer calorias suficientes, a dieta de uma criança deve atender aos seguintes Dietary Reference Intakes (DRIs) (3):
Nutriente | DRI por 1–3 anos | DRI por 4-8 anos |
Cálcio | 700 mg | 1.000 mg |
Ferro | 7 mg | 10 mg |
Vitamina A | 300 mcg | 400 mcg |
Vitamina b12 | 0,9 mcg | 1,2 mcg |
Vitamina C | 15 mg | 25 mg |
Vitamina D | 600 IU (15 mcg) | 600 IU (15 mcg) |
Embora os nutrientes acima sejam alguns dos mais comumente discutidos, eles não são os únicos de que as crianças precisam.
As crianças precisam de alguma quantidade de todas as vitaminas e minerais para um crescimento e saúde adequados, mas as quantidades exatas variam com a idade. Crianças mais velhas e adolescentes precisam de quantidades diferentes de nutrientes do que as crianças mais novas para manter uma saúde ideal.
As crianças têm necessidades nutricionais diferentes das dos adultos?
As crianças precisam dos mesmos nutrientes que os adultos - mas geralmente requerem quantidades menores.
Conforme as crianças crescem, é vital para elas obterem quantidades adequadas de nutrientes que ajudam a construir ossos fortes, como cálcio e vitamina D ().
Além disso, ferro, zinco, iodo, colina e vitaminas A, B6 (folato), B12 e D são cruciais para o desenvolvimento do cérebro no início da vida (,).
Portanto, embora as crianças possam precisar de quantidades menores de vitaminas e minerais em comparação com os adultos, elas ainda precisam obter o suficiente desses nutrientes para um crescimento e desenvolvimento adequados.
resumoAs crianças geralmente precisam de menores quantidades de vitaminas e minerais do que os adultos. Os nutrientes que ajudam a construir os ossos e promovem o desenvolvimento do cérebro são especialmente importantes na infância.
As crianças precisam de suplementos vitamínicos?
Em geral, as crianças que comem uma dieta saudável e balanceada não precisam de suplementos vitamínicos.
No entanto, bebês têm necessidades nutricionais diferentes das crianças e podem precisar de certos suplementos, como vitamina D para bebês amamentados ().
Tanto a Academia Americana de Pediatria quanto as Diretrizes Alimentares para Americanos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não recomendam suplementos além do recomendado para crianças saudáveis com mais de 1 ano que comem uma dieta balanceada.
Essas organizações sugerem que as crianças comam uma variedade de frutas, vegetais, grãos, laticínios e proteínas para obter nutrição adequada (8,).
Esses alimentos contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças ().
No geral, as crianças que comem uma dieta balanceada que inclui todos os grupos de alimentos geralmente não precisam de suplementos vitamínicos ou minerais. Ainda assim, a próxima seção cobre algumas exceções.
resumoAs crianças devem comer uma variedade de alimentos para obter os nutrientes de que precisam. As vitaminas geralmente são desnecessárias para crianças saudáveis que fazem dietas balanceadas.
Algumas crianças podem precisar de nutrientes suplementares
Embora a maioria das crianças que comem uma dieta saudável não precise de vitaminas, circunstâncias específicas podem justificar a suplementação.
Certos suplementos vitamínicos e minerais podem ser necessários para crianças que estão em risco de deficiências, como aquelas que (,,,):
- seguir uma dieta vegetariana ou vegana
- ter uma condição que afeta a absorção ou aumenta a necessidade de nutrientes, como doença celíaca, câncer, fibrose cística ou doença inflamatória intestinal (DII)
- fizeram uma cirurgia que afeta os intestinos ou estômago
- são extremamente exigentes e lutam para comer uma variedade de alimentos
Em particular, crianças que comem dietas à base de plantas podem correr o risco de deficiências de cálcio, ferro, zinco e vitaminas B12 e D - especialmente se comerem poucos ou nenhum produto de origem animal ().
As dietas veganas podem ser particularmente perigosas para as crianças se certos nutrientes como a vitamina B12 - que é encontrada naturalmente nos alimentos de origem animal - não forem substituídos por suplementos ou alimentos fortificados.
Deixar de repor esses nutrientes na dieta das crianças pode levar a consequências graves, como crescimento anormal e atrasos no desenvolvimento ().
No entanto, é possível para crianças em dietas à base de plantas obter nutrição adequada apenas com a dieta se seus pais estiverem incorporando alimentos vegetais suficientes que contenham naturalmente ou sejam fortificados com certas vitaminas e minerais ().
Crianças com doenças celíacas ou inflamatórias intestinais podem ter dificuldade em absorver várias vitaminas e minerais, especialmente ferro, zinco e vitamina D. Isso ocorre porque essas doenças causam danos às áreas do intestino que absorvem micronutrientes (,,).
Por outro lado, crianças com fibrose cística têm dificuldade para absorver gordura e, portanto, podem não absorver adequadamente as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K ().
Além disso, crianças com câncer e outras doenças que causam maiores necessidades de nutrientes podem precisar de certos suplementos para prevenir a desnutrição relacionada a doenças ().
Finalmente, alguns estudos relacionaram a alimentação exigente na infância à baixa ingestão de micronutrientes (,).
Um estudo com 937 crianças com idades entre 3 e 7 anos descobriu que a alimentação exigente estava fortemente associada à baixa ingestão de ferro e zinco. Ainda assim, os resultados indicaram que os níveis sanguíneos desses minerais não eram significativamente diferentes em comedores exigentes em comparação com os não exigentes.
No entanto, é possível que a alimentação seletiva prolongada possa levar a deficiências de micronutrientes ao longo do tempo e pode justificar suplementos nutricionais como resultado.
resumoSuplementos vitamínicos e minerais geralmente são necessários para crianças que seguem dietas veganas ou vegetarianas, têm uma condição que afeta a absorção de nutrientes ou são muito exigentes.
Escolha de uma vitamina e dosagem
Se seu filho segue uma dieta restritiva, não consegue absorver os nutrientes adequadamente ou é exigente, ele pode se beneficiar ao tomar vitaminas.
Sempre discuta os suplementos com um profissional de saúde antes de dá-los ao seu filho.
Ao escolher um suplemento, procure marcas de qualidade que foram testadas por terceiros, como NSF International, United States Pharmacopeia (USP), ConsumerLab.com, Informed-Choice ou Banned Substances Control Group (BSCG).
Sem falar que escolha vitaminas feitas especificamente para crianças e certifique-se de que não contenham megadoses que excedam as necessidades diárias de nutrientes das crianças.
Cuidados com vitaminas e minerais para crianças
Os suplementos vitamínicos ou minerais podem ser tóxicos para as crianças quando tomados em quantidades excessivas. Isso é especialmente verdadeiro com as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K que são armazenadas na gordura corporal (20).
Um estudo de caso relatou toxicidade da vitamina D em uma criança que tomou muito suplemento ().
Observe que as vitaminas pastosas, em particular, também podem ser fáceis de comer demais. Um estudo citou três casos de toxicidade da vitamina A em crianças devido ao consumo excessivo de vitaminas semelhantes a doces (,).
É melhor manter as vitaminas fora do alcance das crianças e discutir a ingestão adequada de vitaminas com as crianças mais velhas para evitar o consumo excessivo de suplementos acidentalmente.
Se você suspeitar que seu filho tomou muito suplemento de vitaminas ou minerais, entre em contato com um médico imediatamente.
ResumoAo escolher uma vitamina, procure marcas e suplementos de alta qualidade que contenham as dosagens adequadas de vitaminas e minerais para crianças.
Como garantir que seu filho receba nutrientes suficientes
Para garantir que as crianças recebam quantidades adequadas de nutrientes para que não precisem de suplementos, certifique-se de que sua dieta contém uma variedade de alimentos nutritivos.
A incorporação de frutas, vegetais, grãos inteiros, proteínas magras, gorduras saudáveis e laticínios (se tolerados) às refeições e lanches provavelmente fornecerá ao seu filho vitaminas e minerais suficientes.
Para ajudar seu filho a comer mais produtos, introduza continuamente novos vegetais e frutas preparados de maneiras diferentes e saborosas.
Uma dieta saudável para crianças também deve limitar os açúcares adicionados e alimentos altamente processados e se concentrar em frutas inteiras em vez de suco de frutas.
No entanto, se você acha que seu filho não está recebendo nutrição adequada apenas por meio da dieta, os suplementos podem ser um método seguro e eficaz para fornecer os nutrientes de que as crianças precisam.
Consulte o pediatra do seu filho se você estiver preocupado com a ingestão nutricional dele.
resumoAo fornecer ao seu filho uma variedade de alimentos integrais, você pode garantir que ele receba os nutrientes necessários para uma saúde ideal.
O resultado final
Crianças que comem dietas saudáveis e balanceadas normalmente preenchem suas necessidades de nutrientes por meio da alimentação.
Ainda assim, os suplementos vitamínicos podem ser necessários para os consumidores exigentes, crianças que têm um problema de saúde que afeta a absorção de nutrientes ou aumenta as necessidades de nutrientes, ou aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana.
Ao fornecer vitaminas para crianças, certifique-se de escolher marcas de alta qualidade que contenham doses adequadas para crianças.
Para garantir que seu filho receba nutrientes suficientes, ofereça uma dieta balanceada que inclua uma variedade de alimentos e limite os doces e alimentos refinados.