Saiba mais sobre o TDAH de tipo combinado
Contente
- Fatos sobre o TDAH
- Quais são os sintomas e sinais do TDAH do tipo combinado?
- Sintomas de desatenção
- Como o ODD está vinculado ao TDAH?
- O que aumenta seu risco de TDAH do tipo combinado?
- Causas
- O que esperar na casa do seu médico
- O que seu médico fará
- Como você trata o TDAH do tipo combinado?
- Medicamento
- Psicoterapia
- Quais técnicas podem ajudar alguém com TDAH combinado?
- Para crianças
- Para adultos
Fatos sobre o TDAH
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Geralmente é diagnosticado em crianças, mas os adultos também podem experimentar sintomas. Os sintomas são geralmente divididos em categorias de:
- desatenção, ou a incapacidade de se concentrar
- hiperatividade-impulsividadeou a incapacidade de ficar parado ou controlar o comportamento
A maioria das crianças apresenta sintomas de ambos. Isso também é conhecido como tipo combinado de TDAH. Continue lendo para saber mais sobre o que é o tipo combinado de TDAH e como tratá-lo.
Quais são os sintomas e sinais do TDAH do tipo combinado?
O TDAH tende a aparecer predominantemente desatento ou predominantemente hiperativo-impulsivo. Quando alguém tem seis ou mais sintomas de cada tipo, eles combinam o tipo TDAH.
Sintomas de desatenção
Exemplos de sintomas de desatenção incluem:
- lutando para seguir as instruções
- parecendo não escutar quando falado com
- ficando confuso facilmente
- sonhar acordado ou incapacidade de prestar atenção
- tornando-se facilmente distraído
- tendo dificuldade em executar tarefas ou atribuições
- perder ou esquecer coisas ou eventos
Como o ODD está vinculado ao TDAH?
O transtorno desafiador de oposição (DDO) ocorre quando seu filho ou adolescente mostra um padrão de oposição a você ou a uma figura de autoridade. Cerca de 40% das crianças com TDAH desenvolvem ODD. Os comportamentos podem estar relacionados ao tipo de TDAH hiperatividade ou impulsividade. Também pode ser como as crianças lidam com a frustração ou o estresse emocional do TDAH.
ODD geralmente aparece como um padrão de:
- raiva
- irritabilidade
- explosões
- desafio
Uma criança com DDO também pode exibir uma personalidade argumentativa ou intencionalmente se envolver em comportamentos irritantes. A terapia comportamental pode ajudar a tratar os sintomas da TDO.
O que aumenta seu risco de TDAH do tipo combinado?
Causas
As causas do TDAH provavelmente são as mesmas para todos os tipos, mas a ciência não encontrou uma causa para o TDAH. Mas alguns estudos descobriram vários fatores em potencial que podem influenciar o risco de uma pessoa desenvolver TDAH. Por exemplo, fatores ambientais podem desempenhar um papel.
O que esperar na casa do seu médico
Não há um teste único que possa diagnosticar TDAH. A maneira como o seu médico ou clínico fará o diagnóstico de TDAH é a mesma para todos os tipos. Embora os critérios para o tipo combinado de TDAH sejam ligeiramente diferentes. Para o TDAH do tipo combinado, seu médico procurará seis ou mais sintomas dos tipos de desatenção e hiperatividade ou impulsividade.
O que seu médico fará
Primeiro, o médico realizará um exame médico completo para descartar outras condições. Alguns distúrbios, como dificuldade de aprendizagem ou transtorno de ansiedade, podem imitar o TDAH.
Em seguida, eles cuidam do seu filho quanto aos sintomas associados aos subtipos de TDAH. Isso pode significar observar seu filho durante o dia. Você e seu filho também levarão várias escalas de classificação para o TDAH. Seu médico irá usá-los para ajudar a fazer uma avaliação ou diagnóstico.
Essas escalas não dão uma resposta definitiva, mas podem ajudar você e seu médico a entender melhor. As pesquisas perguntarão sobre o comportamento de seu filho na escola, em casa ou em outras configurações. Pedir a outras pessoas, como professores e outros membros da família, que interagem com seu filho para fornecer descrições de comportamento, também pode mostrar uma imagem maior do comportamento de seu filho.
Como você trata o TDAH do tipo combinado?
Medicamento
Os medicamentos para o TDAH podem ajudar a melhorar os sintomas de desatenção e hiperatividade ou impulsividade do seu filho. Eles também podem ajudar a melhorar a coordenação física
Estimulantes: Os médicos geralmente prescrevem psicoestimulantes. Isso ajuda a aliviar os sinais comportamentais do TDAH e facilita o foco nas tarefas diárias. As drogas funcionam aumentando as substâncias químicas do cérebro que desempenham um papel no pensamento e na atenção.
Os psicoestimulantes são seguros para você e seu filho quando tomados conforme indicado. Em alguns casos, eles podem causar efeitos colaterais não intencionais. Converse com seu médico se você ou seu filho tiver condições de saúde existentes ou apresentar efeitos colaterais de estimulantes, como:
- falta de apetite
- problemas com o sono
- tiques
- mudanças de personalidade
- ansiedade ou irritabilidade
- dor de estômago
- dores de cabeça
Medicamentos não estimulantes: Seu médico prescreverá não estimulantes se os estimulantes não funcionarem. Esses medicamentos funcionam mais devagar, mas ainda melhoram os sintomas do TDAH. Em alguns casos, os antidepressivos também funcionam para os sintomas do TDAH. Mas a Food and Drug Administration não aprovou antidepressivos como tratamento.
Psicoterapia
A terapia combinada com a medicação é eficaz para crianças, especialmente entre 6 e 12 anos de idade. A pesquisa também mostra que abordagens e intervenções comportamentais funcionam extremamente bem para crianças e adolescentes com TDAH.
Terapia comportamental: O objetivo deste tratamento é ajudar a mudar o comportamento. Ele ensina você e seu filho a fortalecer bons comportamentos. A terapia comportamental pode ajudar os pais, o professor ou o terapeuta a orientar uma criança a aprender comportamentos positivos. A terapia comportamental pode incluir treinamento dos pais, gerenciamento de classe, intervenções entre pares, treinamento da organização ou uma combinação dessas terapias.
Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC ensina uma pessoa a lidar com estratégias para ajudar a modificar comportamentos indesejados e ajudar com os sintomas de humor e ansiedade. Existem poucos estudos sobre TCC e TDAH, mas estudos iniciais sugerem que a TCC pode ser eficaz para adultos com TDAH. Mas esses tratamentos precisam ser mais específicos e refinados.
Terapia familiar: O TDAH também pode afetar o relacionamento com os pais e familiares, especialmente antes que alguém seja diagnosticado. A terapia familiar pode ajudar todos a aprender a lidar e gerenciar os sintomas de TDAH de um membro da família. Também pode ajudar na comunicação e no vínculo familiar.
Quais técnicas podem ajudar alguém com TDAH combinado?
Para crianças
É importante que as crianças com TDAH tenham apoio estrutural. Organização e consistência podem ajudar uma criança a gerenciar seus sintomas. Juntos, você e seu filho podem:
- ajudar a desenvolver uma rotina e cronograma
- planejar mudanças no cronograma com a maior antecedência possível
- criar um sistema organizacional para que tudo tenha um lugar
- seja consistente com as regras
- reconhecer e recompensar o bom comportamento
Se seu filho tem TDAH, também pode incentivar o bom comportamento:
- minimizando distrações ao concluir uma tarefa
- opções limitadas quando seu filho precisa escolher
- ajudando-os a construir um estilo de vida saudável
- criando experiências positivas por meio de atividades que seu filho desfruta e se sai bem
Para adultos
Os adultos podem trabalhar com um terapeuta ou conselheiro para aprender as ferramentas de organização ou gestão da vida. Esses incluem:
- desenvolvendo e mantendo uma rotina
- acostumando-se a criar e usar listas
- usando lembretes
- dividindo grandes tarefas ou projetos em etapas menores
Para adultos e crianças com TDAH, a comunicação clara é fundamental. Pesquisas mostram que pessoas com TDAH têm problemas de comunicação, desde seguir as instruções até considerar as perspectivas de outras pessoas. Pode ajudar a reservar um tempo e deixar instruções passo a passo claras ao envolver seu filho. Você também pode ajudar desenvolvendo suas habilidades sociais.