Comer frango cru vai fazer você ficar doente?
Contente
- Visão geral
- Quais patógenos são encontrados no frango cru?
- Doença depois de consumir frango cru
- Complicações graves
- Bacteremia
- Febre tifóide
- A síndrome de Guillain-Barré
- Artrite reativa
- Opções de tratamento
- Como manusear frango com segurança
- O takeaway
Visão geral
O frango é uma das proteínas mais consumidas no mundo. É uma opção saudável para proteínas magras, porque possui uma menor proporção de gordura e proteínas do que outras carnes.
É realmente importante garantir que o frango seja cozido adequadamente a uma temperatura segura. Isso ocorre porque alguns microrganismos que têm o potencial de deixá-lo doente são frequentemente encontrados no frango. Cozinhar o frango até atingir uma temperatura interna de 165 ° F (74 ° C) matará esses microorganismos.
Quais patógenos são encontrados no frango cru?
Segundo o Consumer Reports, até dois terços das galinhas compradas nos Estados Unidos poderiam conter Salmonella, Campylobacter, ou ambos.
Salmonella As bactérias vivem no intestino de muitos animais de criação, especialmente frango. Pode causar uma infecção do trato intestinal em humanos. Isso pode levar a:
- intoxicação alimentar
- febre tifóide
- febre entérica
- gastroenterite
- outras doenças
A carne de frango pode ser infectada com Campylobacter quando entra em contato com fezes de animais. O sintoma mais comum de Campylobacter infecção é diarréia com sangue. Também pode levar a complicações mais graves em alguns casos.
Salmonella e Campylobacter são os patógenos mais comuns encontrados no frango cru. Alguns outros patógenos incluem:
- Staphylococcus aureus
- E. coli
- Enterococcus
- Klebsiella
Doença depois de consumir frango cru
Os sintomas mais comuns que ocorrem após a ingestão de frango cru que contém um ou mais desses patógenos são:
- cólicas abdominais
- diarréia
- náusea
- vômito
- febre
- dor de cabeça
- dor muscular
Com Salmonella, a diarréia geralmente é muito líquida. Com Campylobacter, geralmente é sangrento. Os sintomas geralmente ocorrem dentro de um a dois dias após o consumo Salmonella e dentro de 2 a 10 dias após o consumo Campylobacter. Os sintomas geralmente desaparecem após cerca de quatro dias. Em casos graves de Campylobacter infecção, podem ser necessários antibióticos.
Complicações graves
Bacteremia
Quando as bactérias entram na corrente sanguínea, elas podem se espalhar para outras partes do corpo. Isso é chamado bacteremia. Pode vir de muitas formas diferentes, dependendo da área do corpo infectada.
Pessoas com sistema imunológico fraco correm maior risco de desenvolver bacteremia. As pessoas que tomam medicamentos para diminuir o ácido estomacal também correm maior risco. Isso ocorre porque o ácido estomacal ajuda a proteger contra infecções do intestino.
Febre tifóide
Uma cepa de Salmonella bactérias chamadas Salmonella typhi causa febre tifóide. Salmonella typhi é transportado apenas por seres humanos, mas a galinha pode ser infectada por manipuladores humanos. Os sintomas da febre tifóide incluem:
- febre muito alta de até 104 ° F (40 ° C)
- uma erupção cor de rosa
- dor de estômago
- fraqueza
- dor de cabeça
A síndrome de Guillain-Barré
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma complicação rara de Campylobacter infecção. Ocorre quando os anticorpos que construímos para combater Campylobacter atacar nossas células nervosas. Aproximadamente 1 em 1.000 casos relatados de Campylobacter resultado da infecção no SGB, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
O GBS se manifesta como uma paralisia temporária que começa nos pés e se move para cima. Em casos graves, o SGB pode causar paralisia quase completa. Pessoas com ele podem eventualmente exigir uma máquina de respiração. A paralisia pode ocorrer várias semanas após a infecção diarréica. A maioria das pessoas se recupera do distúrbio, embora possa permanecer alguma fraqueza. Leia sobre as experiências de pessoas que tiveram GBS.
Artrite reativa
A artrite reativa também pode ser causada por Campylobacter infecção. Os sintomas incluem
inflamação do:
- juntas
- olhos
- sistema urinário
- órgãos reprodutores
O início dos sintomas geralmente começa cerca de 18 dias após a infecção.
Opções de tratamento
Os sintomas de doenças transmitidas por alimentos geralmente se resolvem por conta própria. Se você se sentir bem novamente depois de algumas horas, não será necessário procurar tratamento adicional. É recomendável manter-se bem hidratado por todo o período em que você tiver diarréia. Isso é para garantir que você substitua os líquidos que está perdendo e não fique desidratado.
Se os sintomas persistirem por mais de alguns dias, consulte seu médico. Antibióticos podem ser prescritos para diminuir o curso da doença. Medicação antidiarreica também pode ajudar a diminuir os sintomas.
Tanto a febre tifóide quanto a bacteremia são tratadas com antibióticos. Eles geralmente são resolvidos dentro de 7 a 14 dias. A hospitalização pode ser necessária em casos graves.
Não há cura para o GBS. O tratamento visa reduzir complicações, acelerar a recuperação e tratar complicações.
Como manusear frango com segurança
Existem muitas etapas que você pode seguir para evitar a infecção causada pela ingestão de frango cru:
- Enrole o frango cru embalado em um saco plástico adicional antes de refrigerar. Isso evita que os sucos contaminem outros itens.
- Lave bem as mãos depois de preparar o frango cru.
- Use uma placa designada para cortar frango cru.
- Lave bem os utensílios, pratos, tábuas e bancadas com sabão e água quente após preparar o frango cru.
- Use um termômetro de carne para garantir que o frango tenha atingido uma temperatura interna de 165 ° F (74 ° C).
- Siga atentamente as instruções da embalagem ao cozinhar frango pré-preparado.
- Quando comer fora, se você suspeitar que o frango que você pediu não está cozido adequadamente, envie-o de volta. Os especialistas aconselham que você evite pratos de frango cru na moda.
- Mova as sobras de frango para a geladeira ou freezer dentro de uma hora.
O takeaway
Embora uma grande proporção de frango comprado em lojas nos Estados Unidos pareça conter patógenos potencialmente prejudiciais, você pode evitar doenças se seguir as medidas de segurança adequadas.
Se você começar a sentir-se mal após o consumo de frango, descanse e beba bastante líquido. Se seus sintomas forem graves ou persistirem após alguns dias, procure orientação do seu médico.