Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 24 Marchar 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
BI, PAN, OMNI E POLISSEXUALIDADE
Vídeo: BI, PAN, OMNI E POLISSEXUALIDADE

Contente

Para aqueles que não aderem a relacionamentos heteronormativos e monogâmicos, é um momento fantástico para estar vivo. A noção de sexualidade percorrendo toda a gama não é nenhuma novidade, pois existia desde que os seres humanos existiam na Terra, mas a sociedade moderna finalmente alcançou um ponto onde, se quiser, você pode colocar um nome preciso em qualquer orientação sexual ou identidade de gênero.

As gerações anteriores não tinham o mesmo luxo. Embora essa terminologia já exista há algum tempo, muitas gravadoras não receberam a representação ou o respeito que mereciam - veja o pansexual, por exemplo, que não era realmente conhecido do público em geral até Miley Cyrus ser identificado como pansexual em 2015. O o mesmo pode ser dito para polsexual, um termo que foi usado pela primeira vez na década de 1920, mas não chegou ao mainstream até 1974, quando Noel Coppage escreveu um artigo para Análise estéreo no qual ele faz referência a David Bowie, entre outros, como sendo polissexual. Na época, Coppage misturou esse termo com assexual, bissexual e pansexual, o que não é exatamente exato.


Então, o que realmente significa ser polissexual? Aqui está tudo o que você precisa saber.

O que significa polissexual?

Se você estiver mais familiarizado - ou familiarizado - com o termo "poliamor", pode parecer que anda de mãos dadas com a polsexualidade, mas não é o caso. O primeiro é um tipo de orientação de relacionamento não monogâmica em que alguém se envolve em mais de um relacionamento, enquanto o último é uma orientação sexual.

"Tal como acontece com todos os termos de orientação sexual e identidade de gênero, a definição exata [de polissexual] pode variar com base em quem está definindo e / ou se identificando", diz a educadora sexual queer Gabrielle Kassel, co-apresentadora do Bad In Bed: O Podcast Queer Sex Education. "O prefixo 'poli' significa muitos ou múltiplos. Então, geralmente, alguém que é polissexual reconhece que tem o potencial de ser romanticamente, sexualmente e / ou emocionalmente atraído por vários gêneros diferentes."


Há também uma bandeira polissexual, que tem três faixas horizontais de cores: rosa, verde e azul, de cima para baixo.

A aparência de polsexualidade não está gravada em pedra. Isso difere de pessoa para pessoa, com base em quem eles são atraídos, o que também é algo que pode mudar com o tempo. “Uma pessoa polissexual pode se sentir atraída por homens, pessoas não binárias e pessoas que gostam de gênero”, diz Kassel. "Enquanto outra pessoa pode se sentir atraída por homens, mulheres e indivíduos não binários." (Veja: O que realmente significa ser não binário)

Em outras palavras, não existe uma maneira única de ser polissexual.

Polissexual vs. Pansexual, Omnisexual e Bissexual

Pode ser um pouco difícil entender a diferença entre esses termos. Embora sejam todas orientações sexuais e possam ter algumas semelhanças - ou seja, todos eles descrevem orientações sexuais que significam que uma pessoa é atraída por pelo menos dois gêneros - eles ainda estão separados um do outro.


Bissexual: Os bissexuais geralmente centralizam sua orientação sexual em um binário para seu próprio gênero e outro gênero, diz Tiana GlittersaurusRex, educadora e ativista poliamorosa e co-fundadora do The Sex Work Survival Guide. A bissexualidade pode ser vista como uma forma de polsexualidade, pois descreve a atração por mais de um gênero.

Pansexual: Enquanto isso, "pansexual implica atração sexual por qualquer pessoa, independentemente de seu gênero, além do binário de masculino e feminino." Essa atração, explica Kassel, é para "pessoas de todo o espectro de gênero". Para aqueles que são pansexuais, o gênero não desempenha nenhum papel em sua atração por uma pessoa. Em vez disso, eles olham além do gênero, descobrindo que sua atração é baseada em sua personalidade, sua inteligência, como eles vêem o mundo, seu senso de humor, como tratam as pessoas e outros aspectos de ser um ser humano compartilhando esta Terra com outro humano seres. A pansexualidade difere da polsexualidade porque as pessoas que se identificam como polsexuais podem ser atraídas por algumas - mas não todas - expressões de gênero, e podem incluir essas expressões em sua atração versus serem atraídas por alguém independentemente do gênero. (Relacionado: O momento 'Schitt's Creek' que fez Emily Hampshire perceber que era pansexual)

Omnisexual: Embora diferente, omnisexual (o prefixo "omni" significa "todos"), ainda é semelhante a ser pansexual. Onde residem as diferenças para essas duas orientações sexuais é "devido à plena consciência do gênero do parceiro, em oposição a ter cegueira de gênero", diz GlittersaurusRex. É esse conhecimento do gênero que separa a pansexualidade da omnisexualidade acima de tudo. E a omnisexualidade é diferente da polsexualidade porque as pessoas que se identificam como polsexuais podem ser atraídas por múltiplos - mas não necessariamente todos - os sexos.

Poliamor vs. Polissexual

Sim, o prefixo "poli" mantém seu significado de "muitos" quer você esteja falando sobre poliamor ou polsexualidade, mas a grande diferença entre os dois é que poliamor é uma orientação de relacionamento e polissexual é uma orientação sexual. A orientação sexual é por quem você se sente sexualmente atraído, enquanto a orientação de relacionamento é o tipo de relacionamento que você prefere ter.

"Alguém que é poliamoroso tem a capacidade de amar vários indivíduos ao mesmo tempo e escolhe se envolver em relacionamentos éticos e honestos em que se envolver, cultivar e amar várias pessoas ao mesmo tempo é permitido (e até encorajado!)", Diz Kassel . Qualquer pessoa, independentemente da sua orientação sexual - incluindo, mas não se limitando a polsexuais - pode ser poliamorosa. (Relacionado: Aqui está o que uma relação poliamorosa realmente é - e o que ela não é)

Por outro lado, quem é polissexual pode se encontrar em qualquer tipo de relacionamento, já que orientação sexual e orientação relacional não têm nenhuma relação uma com a outra, mesmo que se sobreponham de tempos em tempos.

“Pessoas que são polissexuais podem ser monogâmicas, monogâmicas, poliamorosas ou qualquer outra orientação de relacionamento”, diz Kassel. (Relacionado: O que é a não monogamia ética e isso poderia funcionar para você?)

Explorando a polsexualidade

Como qualquer especialista em sexualidade lhe dirá, o espectro da orientação sexual não é apenas muito longo, mas você também pode deslizar para cima e para baixo ao longo da vida. (Essa ideia é um pouco algo chamado fluidez sexual.) A orientação que você tem aos 20 anos pode não ser a mesma com a qual você se identifica aos 30 - e o mesmo pode ser dito sobre a orientação para o relacionamento. À medida que você cresce como indivíduo, pode ficar curioso, suas preferências podem evoluir e, às vezes, isso pode levar a outros desejos, tanto no relacionamento como no sexual. Portanto, se você já se identificou como outra coisa, mas se sente chamado pelo termo "polissexual", sinta-se à vontade para explorar.

"Como qualquer orientação sexual, sua excitação e desejo determinam se você é polissexual", diz GlittersaurusRex. Considere pesquisar livros e podcasts relacionados à polsexualidade e seguir educadores queer nas redes sociais, para que você possa aprender mais e ver como é no contexto.

Claro, não existe orientação sexual ou orientação de relacionamento melhor do que qualquer outra. É verdade que uma pessoa pode funcionar melhor para alguém, mas isso pode ser dito sobre a maioria das coisas na vida. É apenas uma questão de, no aqui e agora, perceber o que é adequado para seus desejos sexuais e de relacionamento e se inclinar para isso. (Leia também: Por que me recuso a rotular minha sexualidade)

Tanto prazer na vida deriva de sua orientação sexual e / ou de relacionamento, e diferentes orientações podem lhe oferecer novas maneiras de vivenciar o amor e a satisfação sexual. É tudo uma questão de avaliar o que o faz feliz e permitir-se avançar em direção a essa felicidade, mesmo que seja em águas novas e desconhecidas.

Revisão para

Propaganda

Escolha Dos Editores

Leucemia mielóide crônica

Leucemia mielóide crônica

Leucemia é um termo para o câncer da célula do angue. A leucemia começa no tecido formadore de angue, como a medula ó ea. A medula ó ea produz a célula que e de envo...
Síndrome de Alport

Síndrome de Alport

A índrome de Alport é uma doença hereditária que danifica o minú culo va o anguíneo do rin . Também cau a perda de audição e problema no olho .A índro...