Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia ocular LASIK
Contente
- O que é cirurgia ocular LASIK?
- Qual é a história da cirurgia ocular LASIK?
- Como você se prepara para o LASIK?
- Quem se qualifica para o LASIK (e quem não)?
- Como é a recuperação após a cirurgia ocular LASIK?
- Revisão para
Já se passaram quase duas décadas desde que a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a cirurgia ocular LASIK. Desde então, quase 10 milhões de pessoas aproveitaram a cirurgia para melhorar a visão. Ainda assim, muitos outros temem ir à faca - e os potenciais efeitos colaterais do procedimento ambulatorial.
"LASIK é uma cirurgia bastante simples. Eu mesma a fiz há quase 20 anos e operei muitos membros da família, incluindo meu irmão", disse Karl Stonecipher, MD, associado clínico de oftalmologia da Universidade da Carolina do Norte e médico diretor do TLC Laser Eye Centers em Greensboro, NC.
Pode parecer uma dádiva de Deus, mas antes de colocar seus olhos no processo, estude este guia revelador do LASIK.
O que é cirurgia ocular LASIK?
Cansado de depender de óculos ou lentes de contato para ver com nitidez? (Ou não quer se preocupar em ter um contato preso em seu olho por 28 anos?)
"LASIK, ou 'ceratomileusis in situ assistida por laser', é a cirurgia ocular a laser mais comumente realizada para tratar miopia, hipermetropia e astigmatismo", diz Samuel D. Pierce, OD, atual presidente da American Optometric Association (AOA) e um médico praticante de optometria em Trussville, AL. Após a cirurgia, a grande maioria das pessoas que fizeram a cirurgia ocular LASIK estabeleceu-se em uma visão 20/40 (o nível que muitos estados exigem para dirigir sem lentes corretivas) ou melhor, diz ele.
A cirurgia ocular LASIK é um processo de duas partes, explica o Dr. Stonecipher.
O cirurgião corta uma pequena aba da camada superior da córnea (a cobertura transparente na frente do olho que desvia a luz quando ela entra no olho).
O cirurgião remodela a córnea com um laser (para que a luz que entra no olho seja focalizada com precisão na retina para uma visão mais precisa).
Embora você possa estar na instalação de operação por uma hora ou mais, você só ficará na mesa de operação por 15 minutos, diz o Dr. Pierce. "O LASIK é feito com um anestésico tópico e muitos cirurgiões administram um agente oral para relaxar o paciente também." (Ou seja, sim, você está acordado, mas não sentirá nenhum desses cortes e lasers.)
Os lasers usados no LASIK são extremamente sofisticados e usam a mesma tecnologia de rastreamento que a NASA usa para atracar ônibus na Estação Espacial Internacional, diz Eric Donnenfeld, MD, professor clínico de oftalmologia da Universidade de Nova York e sócio fundador da Ophthalmic Consultants of Long Island em Garden City, NY.
"A tecnologia avançada protege os pacientes de danos e garante que o procedimento corra conforme o planejado", diz o Dr. Donnenfeld. Nenhuma cirurgia é 100 por cento eficaz, mas as estimativas mostram que 95 a 98,8 por cento dos pacientes estão satisfeitos com os resultados.
"Seis a 10 por cento dos pacientes podem precisar de um procedimento adicional, geralmente chamado de realce. Os pacientes que esperam uma visão perfeita sem óculos ou lentes de contato podem ficar desapontados", disse o Dr. Pierce. (P.S. você sabia que também pode comer para melhorar a saúde dos olhos?)
Qual é a história da cirurgia ocular LASIK?
"A ceratotomia radial, um procedimento que envolve fazer pequenas incisões radiais na córnea, se popularizou na década de 1980 como uma forma de corrigir a miopia", disse Inna Ozerov, M.D., oftalmologista do Miami Eye Institute em Hollywood, Flórida.
Depois que o Excimer Laser Kremer foi introduzido em 1988 como uma ferramenta para fins biológicos (não apenas para computadores), o progresso da cirurgia ocular aumentou rapidamente. A primeira patente do LASIK foi concedida em 1989. E em 1994, muitos cirurgiões estavam realizando o LASIK como um "procedimento off-label", de acordo com o Dr. Stonecipher, ou realizando o procedimento antes da aprovação oficial.
"Em 2001, o LASIK 'sem lâmina' ou IntraLase foi aprovado. Neste procedimento, um laser ultrarrápido é usado no lugar da microlâmina para criar um retalho", diz o Dr. Ozerov. Enquanto o LASIK tradicional é um pouco mais rápido, o LASIK sem lâmina geralmente produz flaps corneanos mais consistentes. Há prós e contras em ambos, e os médicos escolhem a melhor opção de paciente para paciente.
Como você se prepara para o LASIK?
Primeiro, prepare sua carteira: o custo médio do LASIK nos EUA em 2017 foi de $ 2.088 por olho, de acordo com um relatório da All About Vision. Em seguida, socialize-se e seja examinado.
"Fale com seu oftalmologista e com seus amigos. Milhões de pessoas já fizeram LASIK, então você pode ouvir suas experiências pessoais", disse Louis Probst, M.D., o diretor médico nacional e cirurgião dos Centros de Olhos TLC Laser no Meio-Oeste. "Não vá apenas ao centro de laser mais barato. Você só tem um par de olhos, então faça sua pesquisa sobre os melhores centros com os melhores médicos."
O Dr. Pierce ecoa esses sentimentos: "Os pacientes devem tomar cuidado com aqueles que prometem ou garantem um resultado perfeito ou que oferecem preços reduzidos com pouca ou nenhuma discussão sobre cuidados de acompanhamento ou efeitos colaterais em potencial."
Se você procurar um médico e decidir seguir em frente, o rastreamento é crucial para ver se você tem algum motivo médico para pular o LASIK, diz o Dr. Stonecipher.
“Agora estamos usando a tecnologia de aprendizado profundo e inteligência artificial em oftalmologia para examinar melhor os problemas oculares que poderiam produzir resultados de qualidade inferior com a correção da visão a laser - e vimos resultados incríveis”, continua ele.
Na noite anterior à cirurgia, procure ter uma boa noite de sono e evite bebidas alcoólicas ou quaisquer medicamentos que possam ressecar os olhos. Seu médico deve explicar se e como você precisa ajustar quaisquer medicamentos e o uso de lentes de contato antes do LASIK. (Relacionado: O que você precisa saber sobre cepa digital)
Quem se qualifica para o LASIK (e quem não)?
"Os candidatos a LASIK precisam ter um olho saudável e espessura normal da córnea e varreduras", diz o Dr. Probst. A cirurgia é uma ótima opção para muitos com miopia [miopia], astigmatismo [uma curva anormal do olho] e hipermetropia [hipermetropia], diz ele. "Cerca de 80 por cento das pessoas são bons candidatos."
Se você precisou obter lentes de contato ou óculos mais fortes a cada ano, pode ter que esperar: sua prescrição deve permanecer estável por pelo menos dois anos antes do LASIK, acrescenta o Dr. Donnenfeld.
Você pode querer evitar a cirurgia ocular LASIK se tiver histórico de qualquer uma dessas condições, de acordo com os drs. Ozerov e Donnenfeld:
- Infecções da córnea
- Cicatrizes da córnea
- Olhos secos de moderado a severo
- Ceratocone (uma doença congênita que causa afinamento progressivo da córnea)
- Certas doenças autoimunes (como lúpus ou artrite reumatóide)
"A AOA recomenda que os candidatos ao LASIK tenham 18 anos ou mais, boa saúde geral, visão estável e sem anormalidades na córnea ou no olho externo", disse o Dr. Pierce. "Os pacientes que estão interessados em quaisquer modificações da córnea devem primeiro passar por um exame oftalmológico abrangente feito por um médico de optometria para avaliar sua saúde ocular e determinar suas necessidades de visão." (Ei, você sabia que precisa exercitar seus olhos também?)
Como é a recuperação após a cirurgia ocular LASIK?
"A recuperação do LASIK é surpreendentemente rápida", diz o Dr. Probst. "Você está confortável e vendo bem apenas quatro horas após o procedimento. Você precisa ter cuidado com os olhos por uma semana para que cicatrizem bem."
Embora algum desconforto seja normal durante as primeiras 24 horas (principalmente durante as cinco primeiras pós-LASIK), muitas vezes pode ser tratado com analgésicos de venda livre, diz o Dr. Donnenfeld. Além disso, os colírios lubrificantes prescritos podem ajudar a manter os olhos confortáveis, prevenir infecções e promover a cura. Planeje decolar no dia da cirurgia e no dia seguinte para descansar.
A cirurgia geralmente requer acompanhamento com seu médico cerca de 24 horas após o procedimento. Então, você provavelmente receberá luz verde para retornar às atividades diárias normais. Ele ou ela provavelmente irá agendar visitas de acompanhamento uma semana, um mês, três meses, seis meses e um ano após a cirurgia.
"Após o primeiro dia ou mais, os pacientes podem ter alguns efeitos colaterais temporários como parte do processo de cura, incluindo halos ao redor dos olhos à noite, lacrimejamento, pálpebras inchadas e sensibilidade à luz. Tudo isso deve diminuir em uma semana, mas o período de cura pode durar de três a seis meses, durante os quais os pacientes têm algumas consultas de acompanhamento para que seu médico possa monitorar seu progresso ", diz o Dr. Donnenfeld.
Você também pode ter ouvido falar sobre um efeito colateral mais raro e assustador da cirurgia ocular LASIK, como quando a meteorologista de Detroit de 35 anos, Jessica Starr, morreu por suicídio enquanto se recuperava do procedimento. Ela havia feito LASIK alguns meses antes e admitiu que estava "lutando um pouco" depois. O suicídio de Starr não é o único questionado como uma possível repercussão do LASIK; entretanto, não está totalmente claro por que ou se LASIK desempenhou um papel em qualquer uma dessas mortes. Lutar com dor ou problemas de visão após o procedimento (ou qualquer procedimento invasivo, nesse caso) certamente pode ser enervante. A maioria dos médicos aponta para o grande número de procedimentos bem-sucedidos como motivo para não se preocupar com nenhum desses casos isolados e misteriosos.
"O suicídio é um problema complexo de saúde mental e para a mídia de notícias vincular diretamente o LASIK ao suicídio é irresponsável e francamente perigoso", disse o Dr. Ozerov. "Os pacientes devem se sentir confortáveis para retornar ao seu cirurgião se estiverem tendo dificuldades com sua recuperação. A boa notícia é que a maioria dos pacientes se recuperará e terá um resultado bem-sucedido."