O que é melasma e qual é a melhor maneira de tratá-lo?
Contente
No final dos meus 20 anos, manchas escuras começaram a aparecer na minha testa e acima do meu lábio superior. No início, pensei que fossem apenas efeitos colaterais inevitáveis da minha juventude, aproveitando o sol da Flórida.
Mas depois de uma visita ao dermatologista, descobri que essas manchas escuras estão na verdade associadas a uma doença de pele chamada melasma. "Melasma é uma condição muito comum e geralmente aparece como áreas escuras planas na pele que são expostas ao sol", diz Paul B. Dean, M. D., dermatologista da Clínica Médica de Dermatologia Grossmont e fundador da SkinResourceMD.com.
Geralmente aparece nas laterais das bochechas, no meio da testa, lábio superior e queixo, bem como nos antebraços - e, na verdade, não é causado pela exposição ao sol. "Melasma é uma condição induzida por hormônios", diz Melissa Lekus, especialista em cuidados com a pele e esteticista licenciada. "Vem de dentro para fora, o que pode dificultar o tratamento." (Veja como lidar com manchas escuras que não são de melasma em sua pele.)
O principal culpado: o aumento dos níveis de estrogênio. "Os níveis de estrogênio aumentam durante a gravidez e quando um controle de natalidade oral é feito", diz o Dr. Dean. (P.S., seu controle de natalidade pode estar atrapalhando sua visão também.) É por isso que as mulheres têm maior probabilidade de ter melasma ao começar a tomar a pílula ou engravidar. (Neste último caso, é conhecido como cloasma, ou a "máscara da gravidez".)
É também por isso que as mulheres têm muito mais probabilidade de ter essas manchas escuras do que os homens. Na verdade, 90 por cento das pessoas com melasma são mulheres, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Pessoas com tons de pele mais escuros também têm maior probabilidade de pegá-lo.
Isenção de responsabilidade: embora seja induzido por hormônios, ele não lhe dá rédea solta para cozinhar ao sol. "A luz solar pode exacerbar o melasma porque a exposição ao sol ativa as células protetoras da melanina, tornando a superfície da pele mais escura em geral", diz Lekus.
As melhores maneiras de tratar o melasma
Em primeiro lugar, a boa notícia: o melasma tende a melhorar quando os níveis de estrogênio diminuem, como quando você para de tomar anticoncepcionais, quando não está mais grávida e após a menopausa. Não tente lutar contra o melasma durante a gravidez, porque é uma batalha perdida, diz Lekus - e geralmente desaparece após o parto. E daí posso Você faz?
Proteja sua pele. Agora, a notícia que meu eu, amante do sol de 16 anos, mais temia: "O tratamento mais importante para o melasma é manter os raios ultravioleta longe da pele", disse Cynthia Bailey, MD, diplomata do Conselho Americano de Dermatologia e fundadora da DrBaileySkinCare.com.
Em outras palavras, nenhum período de exposição ao sol. Faça isso usando protetor solar de amplo espectro todos os dias (mesmo em dias chuvosos e em ambientes fechados, onde os raios ultravioleta ainda podem prejudicar sua pele!), Balançando chapéus de abas largas e evitando a luz solar durante os horários de pico de luz do dia (normalmente das 10h às 14h) , sugere o Dr. Dean.
Lekus recomenda estes produtos:
- A névoa de fixação do Super Goop com FPS 50, que você pode borrifar sobre a maquiagem, orelhas e pescoço. ($ 28; sephora.com)
- O protetor solar colorido da EltaMD com FPS 46 é perfeito se você deseja um produto de proteção completo. ($ 33; dermstore.com)
- O Eminence Sun Defense Minerals com FPS 30 é um protetor solar com pincel, fácil de reaplicar, que absorve óleo e suor e está disponível em seis cores. ($ 55; amazon.com)
Experimente a hidroquinona prescrita. Para uma abordagem mais proativa, converse com seu dermatologista sobre um medicamento prescrito chamado hidroquinona, sugere o Dr. Dean. "Este é o melhor tratamento tópico para o melasma, que vem na forma de creme, loção, gel ou líquido." Você pode encontrá-lo na forma de venda livre, mas é uma concentração de 2%, observa o Dr. Dean. O formulário de prescrição tem concentração de até 8% e é muito mais eficaz.
Crie uma rotina de cuidados com a pele específica. Além disso, retinóides como Retin-A e ácido glicólico ajudarão a diminuir a produção de pigmentos por outros mecanismos, diz Bailey. "Criar uma rotina de cuidados com a pele em camadas com tantos clareadores e redutores de produção de pigmentos cobertos com protetor solar de amplo espectro obtém os melhores resultados."
Você também pode reduzir a aparência com produtos OTC que contêm ingredientes clareadores, como ácido kójico, arbutina e extrato de alcaçuz, diz Lekus. Um exemplo: as almofadas glicólicas e de retinol do Skin Script que contêm kojic e arbutina. O Creme Corretor de Noite Brilhante da Eminence é outra opção que usa uma alternativa natural à hidroquinona para iluminar a pele enquanto você dorme.
Além disso, experimente produtos esfoliantes caseiros que removem a camada superior das células mortas da pele. "Isso permite que as células saudáveis da pele se regenerem e deixa sua pele brilhar apesar da pigmentação", diz Lekus.
Experimente um laser mais agressivo ou um tratamento de peeling. Pronto para lançar armas grandes? Um dermatologista pode fazer um peeling muito profundo ou tratamento a laser para reduzir o melasma, diz Lekus. Mas este deve ser seu último recurso, porque certos tratamentos direcionados podem, na verdade, tornar o melasma mais escuro como resultado. (Veja: Como uniformizar o tom de sua pele usando lasers e peelings)
Faça muitas perguntas antes de se comprometer com qualquer peeling ou laser para tratar o melasma, ela recomenda. Para uma aposta mais segura, converse com seu dermatologista primeiro sobre como reavaliar sua rotina de cuidados com a pele e, acima de tudo, proteger sua pele do sol (o que você deveria fazer de qualquer maneira).