Como usar a cânfora com segurança: benefícios e precauções
Contente
- Visão geral
- Para que é utilizada a cânfora?
- Cânfora para a pele
- Alivia a dor
- Cura queimaduras
- Trata a artrite
- Trata fungo unha
- Alivia o congestionamento e a tosse
- Antiespasmódico
- Outros usos
- Riscos e precauções
- Diferenças entre o óleo de cânfora marrom, amarelo e branco
- Produtos que contenham cânfora
- O takeaway
Visão geral
Cânfora (Cinnamomum canphora) é um terpeno (composto orgânico) comumente usado em cremes, pomadas e loções. O óleo de cânfora é o óleo extraído da madeira das árvores de cânfora e processado por destilação a vapor. Pode ser usado topicamente para aliviar a dor, irritação e coceira. A cânfora também é usada para aliviar a congestão no peito e condições inflamatórias.
Tem um odor e sabor fortes e é facilmente absorvido pela pele. Atualmente, a cânfora é fabricada com aguarrás, mas ainda é seguro usá-la desde que você a use corretamente. Tem potencial para efeitos colaterais, principalmente se você o usar em altas doses. Nunca tome cânfora internamente ou aplique em pele quebrada, pois pode ser tóxico.
Para que é utilizada a cânfora?
A cânfora possui uma ampla variedade de usos tópicos devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Pode ser usado para tratar doenças da pele, melhorar a função respiratória e aliviar a dor. Continue lendo para aprender mais sobre os diferentes usos da cânfora e suas evidências científicas de apoio.
Cânfora para a pele
Loções e cremes contendo cânfora podem ser usados para aliviar a irritação e coceira da pele e podem ajudar a melhorar a aparência geral da pele. Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que o tornam útil na cura de infecções. Um estudo com animais em 2015 descobriu que a cânfora é eficaz no tratamento de feridas e rugas induzidas pela luz ultravioleta, tornando-a um ingrediente potencial em cosméticos antienvelhecimento. Isso pode ser devido à sua capacidade de aumentar a produção de elastina e colágeno. Use um creme de cânfora na área que você deseja tratar pelo menos uma vez por dia.
Alivia a dor
A aplicação de cânfora na pele ajuda a aliviar a dor e a inflamação. Um pequeno estudo de 2015 descobriu que um spray contendo ingredientes naturais, como cânfora, mentol e óleos essenciais de cravo e eucalipto, era eficaz no alívio da dor leve a moderada. O spray foi aplicado nas articulações, ombros e região lombar por um período de 14 dias. Você pode sentir uma sensação de formigamento, aquecimento ou resfriamento ao usar produtos de cânfora. Aplique um spray ou pomada de cânfora na área afetada várias vezes ao dia.
Cura queimaduras
Bálsamos e cremes de cânfora podem ser usados para curar queimaduras. Um estudo realizado em 2018 em animais descobriu que uma pomada contendo cânfora, óleo de gergelim e mel diminuía o tempo de cicatrização de queimaduras de segundo grau e era mais benéfica do que o uso de vaselina. Para usar, aplique uma pomada na área afetada uma vez ao dia.
Trata a artrite
Produtos de cânfora, como Icy Hot e Biofreeze, podem ser eficazes no alívio da dor, inflamação e inchaço devido à artrite. As sensações de calor ou frio que surgem após a aplicação desses cremes podem distraí-lo da dor. A cânfora também demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios em modelos animais que são úteis no tratamento da artrite. Para usar, aplique o creme de cânfora em todas as áreas afetadas várias vezes ao dia.
Trata fungo unha
As propriedades antifúngicas da cânfora a tornam benéfica no tratamento de fungos nas unhas dos pés. Uma pesquisa de 2011 descobriu que o uso do Vicks VapoRub, que contém cânfora e óleo de mentol e eucalipto, foi eficaz no tratamento de fungos nas unhas dos pés. No estudo, 15 de 18 pessoas apresentaram resultados positivos após o uso da pomada por 48 semanas. Para usar, aplique o Vicks VapoRub nas unhas dos pés afetadas algumas vezes por dia.
Alivia o congestionamento e a tosse
O óleo de cânfora funciona como um descongestionante e supressor da tosse. De acordo com um estudo de 2010, a fricção com vapor foi mais eficaz no alívio da tosse noturna, congestão e dificuldade em dormir em crianças com infecções do trato respiratório superior.
Para usar, coloque 2 colheres de chá de Vicks VapoRub em uma tigela de água quente. Mantenha a cabeça sobre a tigela e cubra a cabeça com uma toalha enquanto inspira os vapores. Você também pode aplicar o bálsamo no peito ou nos pés e depois cobri-los com meias. Evite colocá-lo dentro ou ao redor de suas narinas.
Antiespasmódico
Os produtos de cânfora também podem ser usados como massagem muscular. Pode ajudar a aliviar cãibras musculares, espasmos e rigidez. Um estudo de 2004 descobriu que a cânfora possui propriedades antiespasmódicas e relaxantes. Para usar, massageie uma massagem muscular, como Bengay, nos músculos doloridos algumas vezes ao dia.
Outros usos
A pesquisa científica é limitada para alguns dos supostos usos da cânfora e as evidências são amplamente anedóticas. O óleo de cânfora também pode ser usado para tratar:
- perda de cabelo
- acne
- verrugas
- earaches
- feridas
- hemorróidas
- sintomas de doença cardíaca
- má circulação sanguínea
- flatulência
- ansiedade
- depressão
- espasmos musculares
- baixa libido
Riscos e precauções
A cânfora é geralmente segura para adultos quando usada corretamente. Loções ou cremes contendo pequenas quantidades de cânfora podem ser aplicados à sua pele. Nunca use cânfora não diluída ou produtos que contenham mais de 11% de cânfora. Sempre faça um teste de adesivo antes de usar a cânfora na pele. Aplique uma pequena quantidade do produto cânfora no antebraço interno e aguarde 24 horas para ver se ocorre alguma reação.
Efeitos secundários menores, como vermelhidão e irritação, podem ocorrer ao usar a cânfora topicamente. Os produtos de cânfora não devem ser utilizados em peles quebradas ou feridas, pois o corpo pode absorver níveis tóxicos. Também pode causar problemas respiratórios, como tosse e chiado no peito quando inalado. Evite contato com os olhos.
Não use mais de 1 colher de sopa de solução de cânfora por litro de água ao usá-la por inalação de vapor. Não aqueça produtos que contenham cânfora, como Vicks VapoRub ou Bengay, no microondas, pois eles podem explodir. Nunca acenda a cânfora, pois foi demonstrado que causa queimaduras.
Nota: A cânfora nunca deve ser ingerida internamente, pois isso pode causar efeitos colaterais graves e até morte. Os sinais de toxicidade da cânfora aparecem dentro de 5 a 90 minutos após a ingestão. Os sintomas incluem queimação da boca e garganta, náusea e vômito.
Pegar a cânfora internamente e usá-la topicamente pode causar danos ao fígado. Não use cânfora se você tiver qualquer condição médica afetando seu fígado. Você também não deve tomar cânfora se tiver asma ou epilepsia.
Não use produtos com cânfora se estiver grávida ou amamentando, pois isso pode causar defeitos congênitos. Crianças menores de 2 anos não devem usar produtos de cânfora. A ingestão de cânfora demonstrou ser fatal para crianças pequenas, mesmo em pequenas doses. Também pode causar convulsões em crianças.
Diferenças entre o óleo de cânfora marrom, amarelo e branco
Somente o óleo de cânfora branca é seguro para fins de saúde. O óleo de cânfora marrom e amarelo contém grandes quantidades de safrol. Isso os torna tóxicos e causadores de câncer. A maioria dos produtos encontrados utiliza apenas óleo de cânfora branca. Se você estiver comprando óleo de cânfora puro, verifique se é o óleo branco.
Produtos que contenham cânfora
A maioria dos produtos de cânfora vem na forma de creme, pomada ou bálsamo que pode ser aplicado à sua pele. Você pode encontrar sprays e banhos de banho líquidos. Alguns cremes anti-coceira e de barbear contêm cânfora. Alguns produtos de beleza, como lavar o rosto, verniz para as unhas e ChapStick, contêm cânfora. Também é um ingrediente comum em repelentes de insetos.
Os produtos populares que contêm cânfora incluem:
- bálsamo de tigre
- Vicks VapoRub
- Bengay
- Gelo quente
- Biofreeze
O takeaway
A cânfora tem o potencial de trazer muitos benefícios à sua saúde, se for usada corretamente. Siga sempre as instruções do fabricante e use exatamente como indicado. Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida ou preocupação em relação ao uso de cânfora. Você também pode discutir quaisquer problemas de saúde que pretenda tratar com cânfora.