O que fazer se você acha que tem COVID-19
Contente
- O que devo fazer se tiver dor de garganta e tosse RN?
- Quanto tempo leva para obter os resultados do teste COVID-19?
- O que devo fazer se receber COVID-19 apesar de ter sido totalmente vacinado?
- Revisão para
Nunca há um momento certo para ficar doente - mas agora parece um momento especialmente inoportuno. O surto de coronavírus COVID-19 continuou a dominar o ciclo de notícias, e ninguém quer lidar com a possibilidade de terem sido infectados.
Se estiver apresentando sintomas, você deve estar se perguntando qual deve ser o seu primeiro movimento. Só porque você está com tosse e dor de garganta não significa necessariamente que tenha o coronavírus, então você pode ficar tentado a fingir que não há nada de errado. Por outro lado, é importante que as pessoas que realmente têm o novo coronavírus sejam devidamente diagnosticadas, aliviem seus sintomas e sigam os protocolos de especialistas em saúde para quarentena, se necessário.
Não sabe como jogar? Veja o que fazer se você acha que tem o coronavírus. (Relacionado: O desinfetante para as mãos pode realmente matar o coronavírus?)
O que devo fazer se tiver dor de garganta e tosse RN?
Os sintomas típicos do COVID-19 - febre, tosse e falta de ar - se sobrepõem aos sintomas da gripe, então você não saberá que doença tem sem fazer o teste. Se você estiver experimentando versões moderadas desses sintomas, não precisará necessariamente de atenção médica, mas não custa nada ligar para o seu médico para obter orientação. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda que qualquer pessoa que A) tenha febre B) pense que pode ter sido exposto a COVID-19 e C) observe que seus sintomas pioram, chame seu médico o mais rápido possível. Sintomas como falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito, tontura, fraqueza e febre alta exigem atenção médica imediata, diz Robert Amler, M.D., reitor da Escola de Ciências da Saúde do New York Medical College e ex-diretor médico do CDC.
Dito isso, você não precisa necessariamente marcar uma consulta pessoalmente com seu médico o mais rápido possível. Avisar o seu médico por telefone, em vez de passar pelo consultório para uma visita surpresa, dará a ele a chance de avaliar sua situação e, se necessário, tomar medidas para isolá-lo de outras pessoas que estão esperando para fazer o check-out, diz Mark Graban, diretor de comunicação e tecnologia da Healthcare Value Network. “A situação é fluida e está mudando rapidamente”, explica ele. "Em alguns casos, os hospitais estão imediatamente dando máscaras para pacientes com problemas respiratórios, para o caso de ser COVID-19. Os pacientes muitas vezes são colocados em uma sala de isolamento por segurança. Alguns hospitais estão montando centros de triagem móveis para manter o sistema respiratório pacientes separados daqueles com outras necessidades de emergência ". (Relacionado: Qual é a Taxa de Mortalidade do Coronavírus COVID-19?)
Depois de obter mais instruções do seu médico, o CDC recomenda ficar em casa, a menos que você vá a uma consulta médica. "A quarentena é de 14 dias, normalmente em casa, em uma sala ou quartos separados do resto da casa", explica o Dr. Amler.
Finalmente, se você foi diagnosticado com COVID-19 e está experimentando ativamente os sintomas do coronavírus, o CDC recomenda que você use uma máscara facial perto de outras pessoas e lave as mãos como se fosse um modelo para um PSA para lavar as mãos (embora o último é alguma coisa todos deve praticar 24/7, surto de coronavírus ou não). Não há tratamento para COVID-19, mas sprays nasais, fluidos e medicamentos para alívio da febre (quando aplicável) podem tornar a espera para sair mais confortável, acrescenta o Dr. Amler.
Quanto tempo leva para obter os resultados do teste COVID-19?
Quando se trata de fazer o teste para COVID-19, existem dois tipos de testes disponíveis para determinar se você está ou não infectado com o vírus. O primeiro é um teste molecular, também conhecido como teste PCR, que visa detectar o material genético do vírus, de acordo com a Food and Drug Administration. Normalmente, em testes de PCR, uma amostra de um paciente (pense em um cotonete nasal) é enviada a um laboratório para análise posterior. O tempo de resposta para os resultados do teste de PCR pode ser de várias horas a dias para um teste de laboratório, de acordo com o FDA. No caso de testes caseiros COVID-19, um paciente pode saber seus resultados em minutos, de acordo com o FDA. Se um teste de PCR for feito em um local de atendimento (como um consultório médico, hospital ou instalação de teste), o tempo de retorno será de menos de uma hora, de acordo com o FDA.
No caso dos testes de antígenos, também conhecidos como testes rápidos, esse exame analisa uma ou mais proteínas de uma partícula viral, de acordo com o FDA. Os resultados de um teste de antígeno feito em centros de atendimento podem chegar em menos de uma hora, de acordo com o FDA.
O que devo fazer se receber COVID-19 apesar de ter sido totalmente vacinado?
Os EUA viram um aumento nos casos de COVID-19 ao longo do verão de 2021 e, com isso, uma série de infecções revolucionárias. E o que é uma infecção invasiva, exatamente? Para começar, isso ocorre quando alguém que está totalmente vacinado contra COVID-19 (e está há pelo menos 14 dias) contrai o vírus, de acordo com o CDC. Aqueles que apresentam um caso de avanço apesar de estarem totalmente vacinados podem apresentar sintomas de COVID menos graves ou podem ser assintomáticos, de acordo com o CDC.
No caso de exposição a alguém com COVID-19, apesar de estar totalmente vacinado, o CDC recomenda que você faça o teste três a cinco dias após a exposição inicial. A agência também sugere que essas pessoas totalmente vacinadas usem uma máscara em ambientes fechados em público por 14 dias após a exposição ou até que seu teste seja negativo. Se o resultado do seu teste for positivo, o CDC recomenda o isolamento (separando-se daqueles que não estão infectados) por 10 dias.
Embora o uso de máscaras e a prática do distanciamento social desempenhem papéis vitais na redução da propagação do vírus, as vacinas COVID-19 ainda são a maneira mais eficiente de se manter seguro. (Veja: Qual a eficácia da vacina COVID-19?)
As informações nesta história são precisas no momento da publicação.À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.