O que está causando toda essa vermelhidão da pele?
Contente
Vermelho nunca significou calma e tranquilidade. Portanto, quando é a tonalidade que a sua pele assumiu, seja em todas as áreas ou em manchas menores, você precisa agir: "A vermelhidão é uma indicação de que há inflamação na pele e o sangue está correndo para tentar curá-la", diz Joshua Zeichner. , MD, diretor de pesquisa cosmética e clínica em dermatologia no Hospital Mount Sinai, na cidade de Nova York. A vermelhidão pode ser mínima no início e facilmente coberta com base, mas como um incêndio latente, se você ignorá-lo, as coisas vão piorar.
Por um lado, a vermelhidão crônica - e a inflamação resultante - tornam a "pele mais velha muito mais rápida", diz Julie Russak, M.D., dermatologista da cidade de Nova York. "A inflamação não só destrói as reservas de colágeno que dá volume à pele, mas também prejudica a produção de novo colágeno, por isso é um insulto duplo", diz ela. Também pode causar dilatação permanente dos vasos sanguíneos ao longo do tempo, o que dá à pele uma aparência avermelhada.
Descobrir exatamente o que deixou seu rosto vermelho pode ser complicado, no entanto. A vermelhidão é a reação padrão da pele a qualquer condição. Mas os três mais comuns são rosácea, sensibilidade e alergias. Essas diretrizes o ajudarão a identificar a origem e a restaurar a beleza de sua tez.
Rosácea
O que observar:Em seus estágios iniciais, a pele ruboriza intensa e persistentemente quando você come alimentos picantes ou quentes, bebe álcool ou líquidos quentes, faz exercícios, está em temperaturas extremas de calor ou frio ou ao sol, ou se sente estressado ou nervoso. (Veja: 5 Condições de pele que pioram com o estresse) Claro que todos nós ficamos um pouco ruborizados após o treino, mas com a rosácea, ela vem rápida e furiosa e pode causar uma sensação de queimação ou ardência. “Gatilhos que não deveriam perturbar a pele afetam, e causam uma reação além do que você normalmente esperaria”, diz o Dr. Zeichner.
À medida que a rosácea persiste, aumentos frequentes e intensos no fluxo sanguíneo podem enfraquecer os vasos sanguíneos - como um elástico que ficou frouxo por ter sido esticado demais - e outras alterações podem fazer com que a condição progrida. A pele pode parecer mais carmesim no geral. Ele também pode ficar inflamado e você pode ver pequenas saliências semelhantes a espinhas. Esses sintomas tendem a piorar com a idade. (Relacionado: Lena Dunham fala sobre a luta contra a rosácea e acne)
O que causa a rosácea: A condição, que afeta cerca de 15 milhões de americanos, de acordo com a National Rosacea Society, é principalmente impulsionada pela genética, diz Ranella Hirsch, M.D., dermatologista em Cambridge, Massachusetts. É mais comum em pessoas de pele clara, mas pessoas com tons de pele mais escuros também podem desenvolvê-lo. Na verdade, como o pigmento natural da pele pode mascarar alguns dos primeiros tons de rosa, as pessoas com tons de pele mais escuros podem não perceber que têm até piorar e a vermelhidão ser muito perceptível.
Vários fatores provavelmente desempenham um papel na causa da rosácea. "Sabemos que os nervos disparam, o que estimula excessivamente os vasos sanguíneos a se dilatarem", diz Zeichner. Pessoas com rosácea também parecem ter níveis mais altos de peptídeos pró-inflamatórios chamados catelicidinas em sua pele, que podem reagir exageradamente a certos estímulos e desencadear uma resposta inflamatória importante e injustificada.
O que fazer:Se você começar a ruborizar repentinamente, consulte um dermatologista ou seu médico para se certificar de que você não tem um problema de pressão arterial subjacente, diz o Dr. Hirsch. Tente manter um diário dos episódios de rubor para identificar seus gatilhos pessoais e evitá-los. E seja especialmente gentil com sua pele, diz o Dr. Zeichner. Pare de usar esfoliantes, peelings e outros produtos secantes, esfoliantes ou perfumados, pois todos podem tornar a pele como a sua ainda mais vermelha.
Além disso, pergunte ao seu dermatologista sobre Rhofade. O ingrediente ativo do novo creme Rx tem como alvo as vias celulares responsáveis pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele e os contrai por 12 horas, diz Arielle Kauvar, M.D., dermatologista em Nova York. Pode regular o fluxo de sangue para a pele, quase como instalar um chuveiro de baixo fluxo. Os lasers ainda são o tratamento mais eficaz e duradouro para a lavagem (três ou quatro sessões podem eliminar camadas de vasos sanguíneos visíveis e hiperativos), mas Rhofade oferece uma alternativa mais imediata. Os dois se mostraram promissores quando usados em conjunto.
Pele sensível e alergias de pele
O que observar: A pele fica tensa ou áspera depois de aplicar os produtos (mesmo os mais suaves) ou em resposta a fatores ambientais como clima extremo e vento. A pele clara ficará vermelha e irritada, enquanto os tons de pele mais escuros podem desenvolver manchas escuras e pigmentação com o tempo. Ambos os tipos de pele podem ficar escamosos e secos e podem ter vermelhidão, diz o Dr. Russak, com todos os sintomas potencialmente piorando no meio do seu ciclo menstrual, quando a progesterona aumenta.
O que causa a pele sensível e alergias de pele: Embora os aspectos de sua rotina de cuidados com a pele possam ser os culpados (uma hipersensibilidade a um ingrediente específico, por exemplo), algumas pessoas têm uma barreira cutânea mais fraca e sua pele é naturalmente mais reativa, diz o Dr. Russak. O termo barreira cutânea refere-se às células da pele e a uma substância gordurosa entre elas que atua como uma argamassa para os tijolos das células. É o porteiro que retém a água e mantém os irritantes do lado de fora. Quando está fraca, a água escapa e as moléculas no meio ambiente ou nos produtos podem penetrar mais profundamente. Seu corpo percebe um ataque e inicia uma resposta imunológica, que desencadeia irritação, inflamação e o aumento do fluxo sanguíneo que você vê como vermelhidão.
O que fazer: Abandone seus produtos - especialmente aqueles com fragrância (um dos alérgenos de pele mais comuns) - e mude para limpadores e hidratantes com ingredientes conhecidos por reforçar a barreira da pele, como ceramidas e gel de aloe vera calmante e refrescante. (Aqui estão 20 produtos veganos feitos para acalmar a pele sensível.)
E tente manter o estresse sob controle: uma revisão no jornal Alvos para inflamação e alergia a medicamentos O estresse encontrado pode afetar a função de barreira, tornando a pele mais seca e potencialmente mais sensível. (Experimente este truque de 10 minutos para desestressar.)