Por que o plano B pode não funcionar para a mulher americana média
Contente
Muitas mulheres recorrem à pílula do dia seguinte para evitar a gravidez quando abrem mão da proteção no calor do momento - ou se outra forma de contracepção falhar (como um preservativo quebrado). E para a maior parte, a pílula do dia seguinte é um método seguro e confiável. Mas há um porém: pode não ser eficaz se você estiver acima do peso, de acordo com um novo estudo publicado na revista. Contracepção.
Para o estudo, os pesquisadores deram a um grupo de 10 mulheres com IMC normais e obesas 1,5 miligramas de anticoncepção de emergência à base de levonorgestrel. Depois, os pesquisadores mediram a concentração do hormônio na corrente sanguínea das mulheres. Eles descobriram que a concentração era significativamente mais baixa (o que significa que era menos eficaz) entre os participantes obesos do que entre aqueles com IMC normal. Assim, os pesquisadores deram ao grupo de obesos uma segunda rodada, desta vez com o dobro da dose. Isso aumentou os níveis de concentração para os participantes com peso normal após apenas uma única dose. Uma grande diferença.
Mas isso não significa que mulheres mais pesadas devam simplesmente dobrar a dose de CE e encerrar o dia. Ainda não foram feitos estudos suficientes para provar se esse é um método preventivo sustentável ou se pode interromper a ovulação. (Relacionado: Quão ruim é adotar o plano B como controle regular de natalidade?)
Esta notícia ressurge preocupações sobre a eficácia da contracepção de emergência, dado que em 2014 uma marca europeia chamada Norlevo começou a incluir um aviso em seu rótulo de que a pílula pode não ser eficaz para mulheres com mais de 165 libras (a mulher média americana pesa 166 libras, de acordo com o CDC). E para mulheres com mais de 175 libras? Não funcionou de todo. Isso é importante para nós nos EUA porque Norlevo é quimicamente idêntico às versões de um e dois comprimidos do Plano B que obtemos nos Estados Unidos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a mulher média nos EUA pesa 166 libras. Portanto, muitas mulheres podem ser afetadas.
Resumindo: o excesso de peso pode impedir que a CE à base de levonorgestrel previna efetivamente a gravidez. E enquanto os pesquisadores obtiveram sucesso em dobrar a dosagem entre pacientes com sobrepeso, eles dizem que mais pesquisas são necessárias antes que possam recomendar essa abordagem de maneira absoluta. Enquanto isso, mulheres com IMC maior que 25 devem optar pelo EC Ella, que é considerado mais eficaz para mulheres com peso corporal mais alto, ou um DIU de cobre, que pode ser inserido até cinco dias após o sexo, de acordo com outro estudo publicado em Contracepção.