Vou realmente pegar a síndrome do choque tóxico se deixar o tampão por muito tempo?
Contente
Definitivamente, você aumentará o risco, mas não terá necessariamente a síndrome do choque tóxico (SST) na primeira vez que se esquecer. "Digamos que você adormece e se esquece de trocar o absorvente interno no meio da noite", diz Evangeline Ramos-Gonzales, M.D., obstetra do Instituto de Saúde da Mulher em San Antonio. "Não é como se você estivesse condenado na manhã seguinte, mas definitivamente aumenta o risco quando fica por um período de tempo prolongado." (Você sabia que pode haver em breve uma vacina para prevenir a síndrome do choque tóxico?)
Pesquisadores canadenses estimam que o TSS atinge apenas 0,79 em cada 100.000 mulheres, e a maioria dos casos afeta meninas adolescentes. “Eles não percebem as consequências perigosas que podem ocorrer, enquanto as mulheres mais velhas têm um pouco mais de conhecimento”, diz Ramos-Gonzales.
No entanto, deixar o absorvente interno o dia todo não é a única maneira de contrair TSS. Você já inseriu um tampão superabsorvente em um dia leve de sua menstruação simplesmente porque foi o único em sua bolsa? Todos nós já passamos por isso, mas é um hábito importante a se quebrar. “Você não quer ter um absorvente interno que ultrapasse a absorção do que você precisa, porque é quando corremos mais riscos”, diz Ramos-Gonzales. "Você acabará com uma grande quantidade de material absorvente interno que não é necessário, e é aí que a bactéria tem acesso ao material absorvente interno."
As bactérias, que são bactérias normais que vivem na vagina, podem crescer demais no tampão e vazar para a corrente sanguínea se você não trocar o tampão a cada quatro ou seis horas. “Uma vez que a bactéria está na corrente sanguínea, ela começa a liberar todas essas toxinas que começam a desligar os diferentes órgãos”, diz Ramos-Gonzales.
Os primeiros sintomas são muito parecidos com os da gripe. A partir daí, o TSS pode progredir rapidamente, passando de febre, pressão arterial baixa e falência de órgãos em oito horas, de acordo com um estudo publicado na revista. Medicina Clínica. A taxa de mortalidade por TSS pode chegar a 70 por cento, descobriram os pesquisadores, mas detectá-la precocemente é a chave para a sobrevivência. Mesmo que seja raro, vá ao médico se achar que a síndrome do choque tóxico pode ser o motivo de você estar com febre.