10 sintomas que as mulheres não devem ignorar
Contente
- Seios inchados ou descoloridos
- Inchaço abdominal
- Fezes ensanguentadas ou pretas
- Falta de ar incomum
- Cansaço constante
- Perda de peso inexplicada
- Pêlos faciais ou no peito
- Problemas crônicos de estômago
- Sangramento vaginal após a menopausa
- AVC e ataque isquêmico transitório
visão global
Alguns sintomas são fáceis de identificar como problemas de saúde potencialmente graves. Dor no peito, febre alta e sangramento são sinais típicos de que algo está afetando seu bem-estar.
Seu corpo também pode alertá-lo sobre problemas de maneiras mais sutis. Algumas mulheres podem não entender esses sinais ou perceber que esses sintomas requerem atenção médica.
Continue lendo para aprender sobre 10 sintomas que podem indicar um problema sério de saúde.
Seios inchados ou descoloridos
O inchaço da mama pode ser normal. Os seios de muitas mulheres incham antes da menstruação ou durante a gravidez. No entanto, se você tiver um inchaço novo ou incomum, converse com seu médico. O rápido inchaço ou descoloração (manchas roxas ou vermelhas) podem ser sinais de câncer de mama inflamatório.
O câncer de mama inflamatório é um tipo raro de câncer de mama avançado que se desenvolve rapidamente. As infecções mamárias também podem ter sintomas muito semelhantes. É importante consultar o seu médico se notar alterações na pele ou outras alterações nos seus seios.
Inchaço abdominal
O inchaço abdominal é um sintoma menstrual comum. Algumas sensibilidades alimentares também podem fazer você se sentir inchado por um ou dois dias. No entanto, o inchaço abdominal que dura mais de uma semana pode ser um sinal precoce de câncer de ovário.
Outros sintomas de câncer de ovário incluem:
- sentindo-se cheio rapidamente depois de comer
- dificuldade em comer
- uma necessidade frequente de urinar
- uma falta persistente de energia
- sangramento pós-menopausa
- sangramento vaginal anormal ou corrimento em mulheres na pré-menopausa
Esses sintomas são fáceis de ignorar. Muitos casos de câncer de ovário não são identificados até estágios posteriores. Fale com o seu ginecologista se você tiver inchaço incomum ou persistente.
Fezes ensanguentadas ou pretas
A cor das fezes pode variar. Depende dos alimentos que você ingere e dos medicamentos que toma. Por exemplo, suplementos de ferro e medicamentos para diarréia podem tornar suas fezes pretas ou alcatroadas.
Fezes pretas sugerem que você tem sangramento no trato gastrointestinal superior (GI). Fezes marrons ou com sangue sugerem sangramento inferior no trato gastrointestinal. Estes são sinais de que você deve consultar o seu médico para verificar se há sangramento.
O sangramento pode ser causado por:
- hemorróidas
- úlcera
- diverticulite
- doença inflamatória intestinal (IBD)
- Câncer
- outras condições GI
Falta de ar incomum
É normal sentir-se sem fôlego depois de subir escadas ou correr para pegar um ônibus. Mas a falta de ar após uma atividade leve pode ser um sinal precoce de um problema pulmonar ou cardíaco sério. É importante discutir qualquer nova falta de ar com um médico.
Uma causa potencial de falta de ar é a isquemia coronária. A isquemia coronária é uma falta de fluxo sanguíneo no músculo cardíaco causada por um bloqueio arterial parcial ou completo. O bloqueio arterial parcial e completo também pode causar um ataque cardíaco.
Vá para uma sala de emergência assim que puder se tiver falta de ar e começar a sentir:
- dor ou desconforto no peito
- náusea
- tontura
Cansaço constante
De vez em quando, é provável que você tenha crises de cansaço devido à falta de sono ou outra coisa. Mas se você está se sentindo exausto o tempo todo, pode ser hora de consultar um médico. O cansaço constante pode ser um sinal de um problema médico.
As condições que causam fadiga incluem:
- depressão
- insuficiência hepática
- anemia
- Câncer
- síndrome da fadiga crônica
- falência renal
- doença cardiovascular
- doença da tireóide
- apnéia do sono
- diabetes
O médico deve avaliar novos sintomas de fadiga crônica. Você pode conseguir ajuda.
Perda de peso inexplicada
É normal perder peso se você mudou sua dieta ou começou a malhar. A perda de peso por si só pode ser preocupante. Fale com o seu médico se o seu peso cair sem motivo aparente.
As possíveis causas de perda de peso inexplicável incluem:
- Câncer
- HIV
- doença celíaca
- diabetes
- doença cardíaca
- doença da tireóide
Pêlos faciais ou no peito
O crescimento de pelos faciais não é apenas uma preocupação cosmética. O crescimento de pelos no peito ou rosto geralmente é causado por níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos). Isso pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP).
A SOP é o distúrbio hormonal mais comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Outros sintomas associados à SOP incluem:
- acne adulta
- obesidade
- períodos irregulares
- pressão alta
Problemas crônicos de estômago
Problemas ocasionais de estômago não devem ser uma grande causa de preocupação. No entanto, problemas estomacais crônicos podem ser um sinal de síndrome do intestino irritável (SII). Os sintomas de IBS incluem:
- dor abdominal e cólicas
- diarréia
- constipação
IBS é mais comum em mulheres do que homens. É fácil confundir seus sintomas com dor de estômago ou uma refeição ruim. Você deve consultar um médico se sentir esses sintomas regularmente. IBS é tratável com mudanças em sua dieta e estilo de vida. A medicação também pode ajudar com os sintomas.
Os sintomas estomacais às vezes podem ser um sinal de outros problemas de saúde graves. Converse com seu médico se você estiver enfrentando problemas contínuos com seu sistema digestivo.
Sangramento vaginal após a menopausa
A menopausa ocorre na meia-idade, quando seu corpo para de ovular. Isso faz com que você pare de ter ciclos menstruais mensais. A menopausa se refere ao período em que seus períodos menstruais pararam por pelo menos um ano.
Após a menopausa, algumas mulheres continuam a apresentar sintomas como ondas de calor e secura vaginal. Mas se você tiver sangramento vaginal após a menopausa, consulte o seu médico o mais rápido possível. O sangramento vaginal após a menopausa nunca é normal. Pode ser um sinal de um sério problema de saúde, incluindo:
- miomas uterinos
- endometrite
- Câncer
AVC e ataque isquêmico transitório
Todos os adultos devem conhecer os sintomas de um derrame ou ataque isquêmico transitório (AIT). TIAs às vezes são chamados de "mini-golpes". Ao contrário de um derrame, um TIA não causa lesão permanente no cérebro. No entanto, cerca de um terço das pessoas que tiveram um TIA terão um AVC mais tarde.
Os sintomas de um TIA ou derrame incluem:
- fraqueza, muitas vezes apenas de um lado
- frouxidão muscular, muitas vezes apenas um lado
- dor de cabeça
- tontura
- visão perdida, em um ou ambos os olhos
- dificuldade em falar
Se você tiver algum desses sintomas, procure ajuda imediatamente. A ajuda rápida pode reduzir o risco de efeitos colaterais de longo prazo.