O que você deve saber sobre malhar quando dolorido
Contente
- Quais são os benefícios?
- Dano muscular e crescimento muscular
- Quais são os riscos?
- Lesão vs. dor
- Dicas para prevenir dores
- O takeaway
visão global
Se seus músculos estão doloridos, você pode se perguntar se deve continuar com seus exercícios ou descansar. Em alguns casos, exercícios de recuperação ativa, como alongamento e caminhada, podem ser benéficos para os músculos doloridos. Mas a decisão de continuar depende da gravidade da dor e dos sintomas que você está experimentando.
Continue lendo para saber mais sobre quando é certo malhar e quando você deve descansar e se recuperar.
Quais são os benefícios?
Se você estiver um pouco dolorido, uma recuperação "ativa" pode ser benéfica. Pode ser bom:
- estique os músculos doloridos
- fazer exercícios leves de resistência, como exercícios de fortalecimento do núcleo
- fazer cardio de baixa intensidade, como caminhar ou nadar
Você também pode se concentrar em grupos de músculos que você não trabalhou anteriormente. Por exemplo, adicione um treino de peso para o braço no dia seguinte a uma corrida.
Além de se sentir bem, exercícios leves de recuperação podem oferecer outros benefícios à saúde. Os exercícios de mobilidade, ou de amplitude completa, como caminhar ou andar de bicicleta facilitam a circulação sanguínea dos músculos. Este aumento no fluxo sanguíneo pode ajudá-lo a se recuperar mais cedo da dor. Isto é, contanto que você não sobrecarregue ou desafie mais os músculos.
Os exercícios de recuperação podem até oferecer os mesmos benefícios que receber uma massagem. Um comparou a dor em um grupo de participantes 48 horas após a realização de exercícios para o músculo trapézio superior.
Alguns participantes receberam uma massagem de 10 minutos após o treino. Outros realizaram exercícios com banda de resistência. Os pesquisadores concluíram que ambas as recuperações foram igualmente eficazes em ajudar temporariamente com dores musculares de início retardado (DMIT), mas mais pesquisas são necessárias.
Dano muscular e crescimento muscular
Rupturas microscópicas no músculo, ou uma ruptura no tecido muscular, provavelmente causam a DMIT após um treino. Tentar um novo tipo de exercício ou aumentar a intensidade pode aumentar sua dor nos dias após o treino.
Com o tempo, porém, seus músculos se tornam resistentes a esse exercício. Eles não quebram ou rasgam tão facilmente.
Em resposta a microlágrimas, o corpo usa células satélites para consertar as lágrimas e aumentá-las com o tempo. Isso protege contra danos futuros e leva ao crescimento muscular.
É importante obter proteína suficiente em sua dieta e permitir que seus músculos descansem para que esse processo ocorra.
Quais são os riscos?
Exercícios de recuperação suaves podem ser benéficos. Mas o overtraining pode ser prejudicial e até perigoso para a saúde.
Se você sentir os seguintes sintomas, é importante tirar uma folga do exercício e permitir que seu corpo descanse. Informe o seu médico sobre qualquer um dos seguintes:
- aumento da freqüência cardíaca em repouso
- depressão ou mudanças de humor
- aumento da quantidade de resfriados ou outras doenças
- lesões por uso excessivo
- dores musculares ou articulares
- fadiga constante
- insônia
- apetite diminuído
- piora do desempenho atlético ou pouca melhora, mesmo após o descanso
Lesão vs. dor
A dor pode ser desconfortável, mas não deve ser muito dolorosa. O desconforto geralmente diminui 48 a 72 horas depois.
Os sintomas de uma lesão atlética podem incluir:
- dor aguda
- sentindo-se desconfortável ou nauseado
- dor que não vai embora
- inchaço
- formigamento ou dormência
- áreas de marcas pretas ou azuis
- perda de função para a área lesada
Se você sentir esses sintomas, consulte seu médico. Eles podem recomendar tratamentos caseiros como gelo ou medicamentos. Para uma lesão mais grave, o médico pode usar raios-X para ajudá-lo a planejar o tratamento adicional.
Dicas para prevenir dores
Para prevenir DOMS, esfrie após o exercício. Ao contrário de um aquecimento, durante o resfriamento você está gradualmente reduzindo sua frequência cardíaca e ajustando seu corpo de volta ao estado de repouso.
Comece com uma caminhada suave ou um giro fácil em uma bicicleta ergométrica por 5 a 10 minutos. O alongamento pelos próximos 5 a 10 minutos também pode ajudar a eliminar o ácido láctico do corpo. O ácido lático se acumula quando você se exercita e pode causar uma sensação de queimação nos músculos. Limpá-lo permitirá que você se recupere antes do próximo treino.
Você também pode usar um rolo de espuma para liberar qualquer tensão após o exercício.
Nos dias seguintes à dor muscular, esses exercícios de recuperação podem ajudar a prevenir ou reduzir a dor:
- ioga
- exercícios de alongamento ou resistência
- caminhada ou caminhada fácil
- natação voltas
- ciclismo fácil
Se você está começando uma nova rotina de exercícios ou tentando um novo tipo de exercício pela primeira vez, é importante ir devagar no início. Aumentar gradualmente a intensidade e a frequência dos exercícios ajudará a prevenir dores. E lembre-se de sempre obter a aprovação do seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.
Dependendo do seu nível de condicionamento físico e do quanto você está dolorido, normalmente você pode retomar os treinos dentro de alguns dias a uma semana após a recuperação. Trabalhe com um profissional de fitness certificado para criar um regime de exercícios que seja seguro e eficaz para você.
O takeaway
Na maioria dos casos, exercícios suaves de recuperação, como caminhar ou nadar, são seguros se você sentir dores após o treino. Eles podem até ser benéficos e ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente. Mas é importante descansar se você estiver experimentando sintomas de fadiga ou com dor.
Consulte um médico se achar que está ferido ou se a dor não passar após alguns dias.
Até atletas profissionais tiram dias de folga. Trabalhar com dias de descanso e recuperação em sua rotina regular de exercícios permitirá que você tenha um desempenho melhor na próxima vez que for à academia.