Sua tireóide: separando o fato da ficção
Contente
- Fato: você pode, sem saber, ter um problema de tireoide
- Ficção: Tratar um problema de tireoide pode resolver um problema de peso
- Ficção: Comer couve bagunça sua tireoide
- Fato: se a mãe tem um problema de tireoide, você pode desenvolver um
- Ficção: você precisará tomar remédios para tireoide para sempre
- Revisão para
Sua tireoide: aquela pequena glândula em forma de borboleta na base do pescoço da qual você provavelmente já ouviu falar muito, mas pode não saber muito sobre ela. A glândula produz hormônios da tireoide, que regulam o metabolismo. Ainda mais do que uma máquina de queima de calorias, porém, sua tireóide também determina sua temperatura corporal, níveis de energia, apetite, como seu coração, cérebro e rins funcionam - e impacta "virtualmente todos os sistemas de órgãos em seu corpo", diz Jeffrey Garber, MD , um endocrinologista e autor de The Harvard Medical School Guide to Superando Thyroid Problems.
Quando sua tireóide está funcionando bem, seu metabolismo está zumbindo, você se sente energizado e seu humor está estável. Muito ou pouco hormônio tireoidiano, entretanto, pode fazer tudo parecer ... estranho. Aqui, separamos os fatos da ficção sobre a glândula popular para que você possa se informar, resolver quaisquer problemas de frente e começar a se sentir você mesmo novamente.
Fato: você pode, sem saber, ter um problema de tireoide
Thinkstock
Cerca de 10 por cento da população, ou 13 milhões de americanos, podem não saber que têm um problema de tireoide, de acordo com um estudo no Arquivos de medicina interna. Isso ocorre porque muitos sintomas relacionados à tireoide são sutis. Os sinais comuns incluem fadiga, ansiedade, dificuldade em dormir, depressão, queda de cabelo, irritabilidade, sensação de calor ou frio demais e prisão de ventre. Se você tiver quaisquer alterações em sua saúde física ou mental que não estejam indo embora, peça a seu médico para testar seus níveis de hormônio tireoidiano. [Tweet esta dica!] Por que é importante: não tratada, uma doença da tireoide pode contribuir para problemas mais sérios, como colesterol LDL alto (ruim) e doenças cardíacas. O mau funcionamento da tireoide também pode interferir na ovulação, o que pode afetar sua capacidade de engravidar (tomar certos hormônios da tireoide se estiver tentando engravidar pode ajudar).
Ficção: Tratar um problema de tireoide pode resolver um problema de peso
Thinkstock
O hipotireoidismo - uma tireoide subativa - pode contribuir para o ganho de peso, sim. Quando os hormônios da tireoide estão muito baixos, seu corpo faz o freio em seu metabolismo. No entanto, a medicação não é a fórmula mágica que muitas pessoas esperam que seja. "A quantidade de ganho de peso que normalmente vemos em pacientes com hipotireoidismo é modesta e principalmente o peso da água", diz Garber. (Os baixos níveis de hormônios da tireoide fazem com que seu corpo retenha sal, o que leva à retenção de líquidos.) O tratamento pode ajudá-lo a perder parte do peso, mas muitos fatores diferentes afetam seu metabolismo - genética, massa muscular, quanto você dorme, e mais ainda, resolver o problema da tireoide é apenas uma peça do quebra-cabeça da perda de peso.
Ficção: Comer couve bagunça sua tireoide
Thinkstock
Você deve ter ouvido que os produtos químicos na couve chamados glucosinolatos podem suprimir a função da tireoide (até relatamos a preocupação no início deste ano). O pensamento é que os glucosinolatos formam a goitrina, um composto que pode interferir no modo como sua tireoide lida com o iodo, um elemento necessário para produzem hormônios da tireoide. A realidade? "Nos EUA, a deficiência de iodo é muito rara e você teria que consumir uma grande quantidade de couve para interferir na absorção de iodo", diz Garber. Se você estiver preocupado, mas quiser manter o superalimento em seu menu, cozinhar as folhas verdes destrói parcialmente os goitrins.
Fato: se a mãe tem um problema de tireoide, você pode desenvolver um
Thinkstock
Um dos fatores de risco mais fortes para problemas de tireoide é o histórico familiar. Até 67 por cento de seus níveis circulantes de hormônio tireoidiano são geneticamente determinados, de acordo com um estudo em The Clinical Biochemist Reviews. Certos problemas de tireoide, como a doença de Graves - um distúrbio auto-imune que leva a uma glândula tireoide hiperativa - estão especialmente ligados ao seu DNA. Cerca de um quarto das pessoas com doença de Graves têm um parente de primeiro grau com a doença. Se sua mãe ou outros parentes próximos tiveram problemas de tireoide, converse com seu médico. As mulheres têm até 10 vezes mais probabilidade de desenvolver doenças da tireoide, portanto, concentre-se nas mulheres de sua família.
Ficção: você precisará tomar remédios para tireoide para sempre
Thinkstock
Depende. Se você receber um tratamento como cirurgia ou iodo radioativo que remove parte ou toda a sua tireoide, provavelmente precisará tomar hormônios da tireoide pelo resto da vida. No entanto, com uma tireoide hiperativa ou hipoativa, você pode precisar apenas de um tratamento temporário para ajudar seu corpo a regular seus próprios níveis hormonais. "Eu prefiro prescrever as menores doses possíveis e com a duração mais curta", diz Sara Gottfried, M.D., autora de A cura hormonal. Uma vez que seu corpo obtenha um nível ideal, seu médico pode diminuir ou eliminar sua medicação e monitorá-lo para ter certeza de que você pode manter esses níveis por conta própria.