Como fazer uma tipoia
Uma tipoia é um dispositivo usado para apoiar e manter imóvel (imobilizar) uma parte lesionada do corpo.
As fundas podem ser usadas para muitas lesões diferentes. Eles são usados com mais frequência quando você tem um braço ou ombro quebrado (fraturado) ou deslocado.
Se uma lesão precisar de uma tala, aplique a tala primeiro e depois aplique a tipoia.
Sempre verifique a cor da pele da pessoa e o pulso (circulação) depois que a parte do corpo lesionada foi imobilizada. Afrouxe a tala e a bandagem se:
- A área fica fria ou fica pálida ou azul
- Dormência ou formigamento se desenvolve na parte do corpo lesionada
Lesões nos nervos ou vasos sanguíneos costumam ocorrer com uma lesão no braço. O profissional de saúde deve verificar a circulação, o movimento e as sensações na área lesionada com frequência.
O objetivo de uma tala é evitar o movimento do osso quebrado ou deslocado. As talas reduzem a dor e ajudam a prevenir maiores danos aos músculos, nervos e vasos sanguíneos. A imobilização também reduz o risco de uma lesão fechada se tornar uma lesão aberta (uma lesão em que o osso atravessa a pele).
Cuide de todas as feridas antes de aplicar uma tala ou tipoia. Se você puder ver osso no local da lesão, ligue para o número de emergência local (como 911) ou para o hospital local para obter aconselhamento.
COMO FAZER UMA ESLINGA
- Encontre um pedaço de pano com cerca de 1,5 metros de largura na base e pelo menos 1 metro de comprimento nas laterais. (Se a tipoia for para uma criança, você pode usar um tamanho menor.)
- Corte um triângulo de um pedaço deste pano. Se você não tiver uma tesoura à mão, dobre um pedaço grande de pano quadrado na diagonal em um triângulo.
- Coloque o cotovelo da pessoa na ponta superior do triângulo e o pulso no meio da borda inferior do triângulo. Traga os dois pontos livres ao redor da frente e atrás do mesmo (ou oposto) ombro.
- Ajuste a tipoia para que o braço descanse confortavelmente, com a mão acima do cotovelo. O cotovelo deve ser dobrado em ângulo reto.
- Amarre a tipoia na lateral do pescoço e prenda o nó para maior conforto.
- Se a tipoia foi colocada corretamente, o braço da pessoa deve descansar confortavelmente contra o peito com as pontas dos dedos expostas.
Outras dicas:
- Se você não tiver material ou tesoura para fazer uma tipóia triangular, você pode fazer uma usando um casaco ou uma camisa.
- Você também pode fazer uma tipoia usando um cinto, corda, videira ou folha.
- Se o braço lesionado for mantido imóvel, amarre a tipoia ao corpo com outro pedaço de pano enrolado em volta do peito e amarrado no lado não lesionado.
- Ocasionalmente, verifique o aperto e ajuste a tipoia conforme necessário.
- Remova relógios de pulso, anéis e outras joias do braço.
NÃO tente realinhar uma parte do corpo lesionada, a menos que a pele pareça pálida ou azulada ou que não haja pulso.
Procure ajuda médica se a pessoa apresentar luxação, osso quebrado ou sangramento intenso. Também obtenha ajuda médica se não conseguir imobilizar completamente a lesão no local.
A segurança é a melhor maneira de evitar ossos quebrados causados por quedas. Algumas doenças fazem os ossos quebrarem com mais facilidade. Tenha cuidado ao ajudar uma pessoa com ossos frágeis.
Atividades que tensionam músculos ou ossos por longos períodos devem ser evitadas, pois podem causar fraqueza e quedas. Tenha cuidado ao andar em superfícies escorregadias ou irregulares.
Sling - instruções
- Tipoia de ombro triangular
- Tipoia de ombro
- Criação de uma tipoia - série
Auerbach PS. Fraturas e luxações. In: Auerbach PS, ed. Remédio para o Ar Livre. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: 67-107.
Kalb RL, Fowler GC. Cuidados com a fratura. In: Fowler GC, ed. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 178.
Klimke A, Furin M, Overberger R. Prehospital immobilization. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 46.