Hidrocele
A hidrocele é um saco cheio de líquido no escroto.
Hidroceles são comuns em recém-nascidos.
Durante o desenvolvimento do bebê no útero, os testículos descem do abdômen através de um tubo para o escroto. Hidroceles ocorrem quando este tubo não fecha. O líquido é drenado do abdome pelo tubo aberto e fica preso no escroto. Isso faz com que o escroto inche.
A maioria das hidroceles desaparece alguns meses após o nascimento. Às vezes, uma hidrocele pode ocorrer com uma hérnia inguinal.
Hidroceles também podem ser causadas por:
- Acúmulo de fluido normal ao redor do testículo. Isso pode ocorrer porque o corpo produz muito líquido ou ele não drena bem. (Este tipo de hidrocele é mais comum em homens mais velhos.)
- Inchaço ou lesão do testículo ou epidídimo
O principal sintoma é um escroto inchado, sem dor, de formato oval-redondo, que parece um balão de água. A hidrocele pode ocorrer em um ou ambos os lados. No entanto, o lado direito é mais comumente envolvido.
Você terá um exame físico.O médico descobrirá que o escroto está inchado, mas não dolorido ao toque. Freqüentemente, o testículo não pode ser sentido por causa do fluido ao seu redor. O tamanho do saco cheio de líquido às vezes pode ser aumentado e diminuído com pressão sobre o abdome ou o escroto.
Se o tamanho da coleção de fluido mudar, é mais provável que seja devido a uma hérnia inguinal.
As hidroceles podem ser facilmente vistas iluminando-se com uma lanterna a parte intumescida do escroto. Se o escroto estiver cheio de líquido claro, ele se iluminará.
Você pode precisar de um ultrassom ou tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico.
As hidroceles não são prejudiciais na maioria das vezes. Eles são tratados apenas quando causam infecção ou desconforto.
As hidroceles de uma hérnia inguinal devem ser corrigidas com cirurgia o mais rápido possível. As hidroceles que não desaparecem por conta própria após alguns meses podem precisar de cirurgia. Um procedimento cirúrgico denominado hidrocelectomia (remoção do revestimento do saco) costuma ser feito para corrigir o problema. A drenagem por agulha é uma opção, mas o fluido volta.
As hidroceles simples em crianças geralmente desaparecem sem cirurgia. Em adultos, as hidroceles geralmente não desaparecem por conta própria. Se a cirurgia for necessária, é um procedimento fácil com resultados muito bons. Após a cirurgia, a hidrocele às vezes pode reaparecer.
Os riscos da cirurgia de hidrocele podem incluir:
- Coágulos de sangue
- Infecção
- Lesão no escroto
- Perda do testículo
- Dor de longo prazo (crônica)
- Inchaço contínuo
Ligue para o seu provedor se você tiver sintomas de hidrocele. É importante descartar outras causas de um nódulo testicular.
Dor no escroto ou testículos é uma emergência. Se você sentir dor e seu escroto estiver dilatado, procure ajuda médica imediatamente para evitar a perda do testículo.
Processus vaginalis; Patente processus vaginalis
- Anatomia reprodutiva masculina
- Hidrocele
Aiken JJ. Hérnias inguinais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 373.
Elder JS. Desordens e anomalias do conteúdo escrotal. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 560.
Germann CA, Holmes JA. Distúrbios urológicos selecionados. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 89.
Katz A, Richardson W. Surgery. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 18.
Palmer LS, Palmer JS. Manejo de anormalidades da genitália externa em meninos. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 146.