Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 5 Agosto 2021
Data De Atualização: 10 Agosto 2025
Anonim
A esquizofrenia é herdada? - Bem Estar
A esquizofrenia é herdada? - Bem Estar

Contente

A esquizofrenia é uma doença mental grave classificada como transtorno psicótico. A psicose afeta o pensamento, as percepções e o senso de identidade de uma pessoa.

De acordo com a National Alliance on Mental Illness (NAMI), a esquizofrenia afeta aproximadamente 1 por cento da população dos EUA, um pouco mais homens do que mulheres.

Esquizofrenia e hereditariedade

Ter um parente de primeiro grau (FDR) com esquizofrenia é um dos maiores riscos para o transtorno.

Embora o risco seja de 1% na população em geral, ter um FDR, como um pai ou irmão com esquizofrenia, aumenta o risco para 10%.

O risco aumenta para 50 por cento se ambos os pais foram diagnosticados com esquizofrenia, enquanto o risco é de 40 a 65 por cento se um gêmeo idêntico foi diagnosticado com a doença.

Um estudo de 2017 da Dinamarca baseado em dados nacionais de mais de 30.000 gêmeos estima a herdabilidade da esquizofrenia em 79 por cento.

O estudo concluiu que, com base no risco de 33 por cento para gêmeos idênticos, a vulnerabilidade para esquizofrenia não se baseia apenas em fatores genéticos.


Embora o risco de esquizofrenia seja maior para membros da família, o Genetics Home Reference indica que a maioria das pessoas com um parente próximo com esquizofrenia não desenvolverá o transtorno por si mesmas.

Outras causas de esquizofrenia

Junto com a genética, outras causas potenciais de esquizofrenia incluem:

  • O ambiente. A exposição a vírus ou toxinas, ou a desnutrição antes do nascimento, pode aumentar o risco de esquizofrenia.
  • Química cerebral. Problemas com produtos químicos cerebrais, como os neurotransmissores dopamina e glutamato, podem contribuir para a esquizofrenia.
  • Uso de substâncias. O uso de drogas que alteram a mente (psicoativas ou psicotrópicas) por adolescentes e adultos jovens pode aumentar o risco de esquizofrenia.
  • Ativação do sistema imunológico. A esquizofrenia também pode estar ligada a doenças autoimunes ou inflamação.

Quais são os diferentes tipos de esquizofrenia?

Antes de 2013, a esquizofrenia era dividida em cinco subtipos como categorias diagnósticas distintas. A esquizofrenia é agora um diagnóstico.


Embora os subtipos não sejam mais usados ​​no diagnóstico clínico, os nomes dos subtipos podem ser conhecidos para pessoas diagnosticadas antes do DSM-5 (em 2013). Esses subtipos clássicos incluem:

  • paranóico, com sintomas como delírios, alucinações e fala desorganizada
  • hebefrênico ou desorganizado, com sintomas como afeto plano, distúrbios da fala e pensamento desorganizado
  • indiferenciado, com sintomas exibindo comportamentos aplicáveis ​​a mais de um tipo
  • residual, com sintomas que diminuíram de intensidade desde um diagnóstico anterior
  • catatônico, com sintomas de imobilidade, mutismo ou estupor

Como a esquizofrenia é diagnosticada?

De acordo com o DSM-5, para ser diagnosticado com esquizofrenia, dois ou mais dos seguintes sintomas devem estar presentes durante um período de 1 mês.

Pelo menos um deve ser os números 1, 2 ou 3 na lista:

  1. delírios
  2. alucinações
  3. discurso desorganizado
  4. comportamento extremamente desorganizado ou catatônico
  5. sintomas negativos (diminuição da expressão emocional ou motivação)

DSM-5 é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV, o guia publicado pela American Psychiatric Association e usado por profissionais de saúde para o diagnóstico de transtornos mentais.


Leve embora

A pesquisa mostrou que a hereditariedade ou a genética podem ser um fator contribuinte importante para o desenvolvimento da esquizofrenia.

Embora a causa exata desse transtorno complexo seja desconhecida, as pessoas que têm parentes com esquizofrenia tendem a ter um risco maior de desenvolvê-lo.

Recomendamos Você

As novas mães devem tomar vitaminas pós-parto após o parto?

As novas mães devem tomar vitaminas pós-parto após o parto?

Pouca coi a na vida ão certa . Ma um médico ugerindo vitamina pré-natai a uma mulher grávida? I o é praticamente certo. abemo que a vitamina pré-natai ajudam a garantir o...
Por que Alyson Stoner compartilhou esta foto apesar do medo de comentários desagradáveis

Por que Alyson Stoner compartilhou esta foto apesar do medo de comentários desagradáveis

Cre cer ob o holofote não é fácil - e e alguém abe di o, é dançarino, mú ico e ex- Di ney e trela Aly on toner. O jovem de 25 ano , que já fez parte do Um pa o ...