Lesão na cabeça - primeiros socorros
Uma lesão na cabeça é qualquer trauma no couro cabeludo, crânio ou cérebro. A lesão pode ser apenas uma pequena protuberância no crânio ou uma lesão cerebral grave.
O traumatismo craniano pode ser fechado ou aberto (penetrante).
- Um ferimento fechado na cabeça significa que você recebeu um golpe forte na cabeça ao atingir um objeto, mas o objeto não quebrou o crânio.
- Um ferimento aberto ou penetrante na cabeça significa que você foi atingido por um objeto que quebrou o crânio e entrou no cérebro. É mais provável que isso aconteça quando você se move em alta velocidade, como ao passar pelo para-brisa durante um acidente de carro. Também pode acontecer com um tiro na cabeça.
Lesões na cabeça incluem:
- A concussão, na qual o cérebro é sacudido, é o tipo mais comum de lesão cerebral traumática.
- Feridas no couro cabeludo.
- Fraturas de crânio.
Lesões na cabeça podem causar sangramento:
- No tecido cerebral
- Nas camadas que circundam o cérebro (hemorragia subaracnóide, hematoma subdural, hematoma extradural)
Lesão na cabeça é um motivo comum para uma visita ao pronto-socorro. Um grande número de pessoas que sofreram ferimentos na cabeça são crianças. O traumatismo cranioencefálico (TBI) é responsável por mais de 1 em cada 6 internações hospitalares relacionadas a lesões a cada ano.
As causas comuns de traumatismo craniano incluem:
- Acidentes em casa, no trabalho, ao ar livre ou durante a prática de esportes
- Quedas
- Agressão física
- Acidentes de trânsito
A maioria dessas lesões são leves porque o crânio protege o cérebro. Alguns ferimentos são graves o suficiente para exigir uma internação hospitalar.
Lesões na cabeça podem causar sangramento no tecido cerebral e nas camadas que circundam o cérebro (hemorragia subaracnoide, hematoma subdural, hematoma epidural).
Os sintomas de um traumatismo craniano podem ocorrer imediatamente ou desenvolver-se lentamente ao longo de várias horas ou dias. Mesmo que o crânio não esteja fraturado, o cérebro pode atingir o interior do crânio e ficar machucado. A cabeça pode parecer bem, mas os problemas podem resultar de sangramento ou inchaço dentro do crânio.
A medula espinhal também pode ser ferida por quedas de uma altura significativa ou ejeção de um veículo.
Alguns ferimentos na cabeça causam alterações nas funções cerebrais. Isso é chamado de lesão cerebral traumática. A concussão é uma lesão cerebral traumática. Os sintomas de uma concussão podem variar de leves a graves.
Aprender a reconhecer um ferimento grave na cabeça e dar os primeiros socorros básicos pode salvar a vida de alguém. Para ferimentos moderados a graves na cabeça, LIGUE PARA O 911 IMEDIATAMENTE.
Obtenha ajuda médica imediatamente se a pessoa:
- Fica com muito sono
- Se comporta de maneira anormal ou tem uma fala que não faz sentido
- Desenvolve uma forte dor de cabeça ou torcicolo
- Tem uma convulsão
- Tem pupilas (a parte central escura do olho) de tamanhos desiguais
- É incapaz de mover um braço ou perna
- Perde a consciência, mesmo que brevemente
- Vômitos mais de uma vez
Em seguida, execute as seguintes etapas:
- Verifique as vias aéreas, respiração e circulação da pessoa. Se necessário, comece a respiração artificial e a RCP.
- Se a respiração e a frequência cardíaca da pessoa estiverem normais, mas a pessoa estiver inconsciente, trate como se houvesse uma lesão na coluna. Estabilize a cabeça e o pescoço colocando as mãos em ambos os lados da cabeça da pessoa. Mantenha a cabeça alinhada com a coluna e evite o movimento. Espere por ajuda médica.
- Pare qualquer sangramento pressionando firmemente um pano limpo sobre a ferida. Se a lesão for grave, tome cuidado para não mover a cabeça da pessoa. Se o sangue encharcar o pano, não o remova. Coloque outro pano sobre o primeiro.
- Se você suspeitar de uma fratura no crânio, não aplique pressão direta no local do sangramento e não remova quaisquer resíduos da ferida. Cubra a ferida com curativo de gaze esterilizado.
- Se a pessoa estiver vomitando, para evitar asfixia, role a cabeça, o pescoço e o corpo da pessoa como uma unidade de lado. Isso ainda protege a coluna, que você deve sempre presumir que está ferida no caso de um ferimento na cabeça. As crianças costumam vomitar uma vez após um ferimento na cabeça. Isso pode não ser um problema, mas chame um médico para obter mais orientações.
- Aplique compressas de gelo nas áreas inchadas (cubra o gelo com uma toalha para que não toque diretamente na pele).
Siga estas precauções:
- NÃO lave um ferimento na cabeça que seja profundo ou que esteja sangrando muito.
- NÃO remova nenhum objeto que esteja saindo de um ferimento.
- NÃO mova a pessoa a menos que seja absolutamente necessário.
- NÃO sacuda a pessoa se ela parecer atordoada.
- NÃO remova o capacete se suspeitar de um ferimento grave na cabeça.
- NÃO pegue uma criança caída com qualquer sinal de ferimento na cabeça.
- NÃO beba álcool nas 48 horas seguintes a um ferimento grave na cabeça.
Um ferimento grave na cabeça que envolve sangramento ou dano cerebral deve ser tratado em um hospital.
Para um traumatismo craniano leve, nenhum tratamento pode ser necessário. No entanto, peça orientação médica e observe os sintomas de traumatismo craniano, que pode aparecer mais tarde.
Seu médico explicará o que esperar, como lidar com quaisquer dores de cabeça, como tratar seus outros sintomas, quando retornar aos esportes, escola, trabalho e outras atividades e sinais ou sintomas para se preocupar.
- As crianças precisarão ser vigiadas e fazer mudanças nas atividades.
- Os adultos também precisam de observação atenta e de mudanças nas atividades.
Adultos e crianças devem seguir as instruções do provedor sobre quando será possível retornar aos esportes.
Ligue para o 911 imediatamente se:
- Há sangramento severo na cabeça ou no rosto.
- A pessoa está confusa, cansada ou inconsciente.
- A pessoa para de respirar.
- Você suspeita de uma lesão grave na cabeça ou no pescoço, ou a pessoa desenvolve quaisquer sinais ou sintomas de uma lesão grave na cabeça.
Nem todos os ferimentos na cabeça podem ser evitados. As seguintes etapas simples podem ajudar a manter você e seu filho seguros:
- Sempre use equipamentos de segurança durante atividades que possam causar ferimentos na cabeça. Isso inclui cintos de segurança, capacetes de bicicleta ou motocicleta e capacetes.
- Aprenda e siga as recomendações de segurança para bicicletas.
- Não beba e não dirija e não permita que alguém que você sabe ou suspeita que tenha ingerido bebidas alcoólicas ou que tenha alguma deficiência física.
Lesão cerebral; Trauma na cabeça
- Concussão em adultos - descarga
- Concussão em adultos - o que perguntar ao seu médico
- Concussão em crianças - descarga
- Concussão em crianças - o que perguntar ao seu médico
- Prevenção de ferimentos na cabeça em crianças
- Concussão
- Capacete de bicicleta - uso adequado
- Ferimento na cabeça
- Hemorragia intracerebelar - tomografia computadorizada
- Indicações de traumatismo craniano
Hockenberry B, Pusateri M, McGrew C. Lesões na cabeça relacionadas a esportes. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2020. Filadélfia, PA: Elsevier 2020: 693-697.
Hudgins E, Grady S. Reanimação inicial, atendimento pré-hospitalar e atendimento de emergência em lesão cerebral traumática. In: Winn HR, ed. Youmans e Winn Neurological Surgery. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 348.
Papa L, Goldberg SA. Trauma na cabeça. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 34.