Emergências oculares
As emergências oculares incluem cortes, arranhões, objetos nos olhos, queimaduras, exposição a produtos químicos e lesões contundentes no olho ou na pálpebra. Certas infecções oculares e outras condições médicas, como coágulos sanguíneos ou glaucoma, também podem precisar de cuidados médicos imediatamente. Uma vez que o olho é facilmente danificado, qualquer uma dessas condições pode levar à perda de visão se não for tratada.
É importante obter atenção médica em caso de lesões e problemas nos olhos ou nas pálpebras. Problemas oculares (como olhos vermelhos doloridos ou perda de visão) que não sejam causados por ferimentos também precisam de atenção médica urgente.
As emergências oculares incluem qualquer um dos seguintes:
TRAUMA
- Um olho roxo geralmente é causado por trauma direto no olho ou no rosto. O hematoma é causado por sangramento sob a pele. O tecido ao redor do olho torna-se preto e azul, tornando-se gradualmente roxo, verde e amarelo ao longo de vários dias. A cor anormal desaparece em 2 semanas. Também pode ocorrer inchaço da pálpebra e do tecido ao redor do olho.
- Certos tipos de fraturas do crânio podem causar hematomas ao redor dos olhos, mesmo sem lesão direta no olho.
- Às vezes, danos graves ao próprio olho ocorrem devido à pressão de uma pálpebra ou rosto inchados. Um hifema é o sangue dentro da parte frontal do olho. O trauma é uma causa comum e geralmente é causado por uma bola atingida diretamente no olho.
LESÃO QUÍMICA
- Uma lesão química no olho pode ser causada por um acidente de trabalho. Também pode ser causado por produtos domésticos comuns, como soluções de limpeza, produtos químicos para jardins, solventes ou outros tipos de produtos químicos. Os vapores e aerossóis também podem causar queimaduras químicas.
- Com queimaduras de ácido, a névoa na córnea geralmente desaparece e há uma boa chance de recuperação.
- Substâncias alcalinas como cal, soda cáustica, produtos de limpeza de ralos e hidróxido de sódio encontrados em equipamentos de refrigeração podem causar danos permanentes à córnea.
- É importante enxaguar o olho com grandes quantidades de água limpa ou água salgada (soro fisiológico). Esse tipo de lesão precisa de cuidados médicos imediatamente.
OBJETO ESTRANGEIRO NO OLHO E LESÕES CORNOSAS
- A córnea é o tecido claro (transparente) que cobre a parte frontal do olho.
- Poeira, areia e outros detritos podem entrar facilmente no olho. Dor persistente, sensibilidade à luz e vermelhidão são sinais de que o tratamento é necessário.
- Um corpo estranho no olho pode prejudicar a visão se o objeto entrar no próprio olho ou danificar a córnea ou o cristalino. Corpos estranhos lançados em alta velocidade pela usinagem, trituração ou martelamento de metal apresentam maior risco de ferir o olho.
Uma lesão na pálpebra pode ser um sinal de uma lesão grave no próprio olho.
Dependendo do tipo de lesão, qualquer um dos seguintes sintomas pode estar presente:
- Sangramento ou outra secreção ao redor do olho
- Hematomas
- Visão diminuída
- Visão dupla
- Dor nos olhos
- Dor de cabeça
- Olhos com coceira
- Perda de visão, total ou parcial, um olho ou ambos
- Alunos de tamanhos desiguais
- Vermelhidão - aparência avermelhada
- Sensação de algo no olho
- Sensibilidade à luz
- Ardor ou ardência nos olhos
Tome medidas imediatas e siga as etapas abaixo se você ou outra pessoa tiver um ferimento nos olhos.
PEQUENO OBJETO NO OLHO OU PÁLPEBRA
O olho muitas vezes se limpa de objetos minúsculos, como cílios e areia, piscando e lacrimejando. Caso contrário, não esfregue os olhos ou aperte as pálpebras. Então vá em frente e examine o olho.
- Lave suas mãos com sabão e água.
- Examine o olho em uma área bem iluminada. Não pressione os olhos.
- Para encontrar o objeto, peça à pessoa que olhe para cima e para baixo e, a seguir, de um lado para o outro.
- Se você não conseguir encontrar o objeto, segure a pálpebra inferior e puxe-a para baixo para olhar sob a pálpebra inferior. Para olhar sob a pálpebra superior, coloque um cotonete limpo do lado de fora da pálpebra superior. Segure os cílios e dobre suavemente a tampa sobre o cotonete.
- Se o objeto estiver na pálpebra, tente enxá-lo suavemente com água limpa. Se isso não funcionar, tente encostar um segundo cotonete no objeto para removê-lo.
- Se o objeto estiver na superfície do olho, tente enxaguá-lo delicadamente com água limpa. Se disponível, use um conta-gotas ou um frasco de colírio, como lágrimas artificiais, posicionado acima do canto externo do olho. Não toque nos olhos com o conta-gotas ou a ponta do frasco.
Uma sensação de coceira ou outro desconforto menor pode continuar após a remoção dos cílios e outros objetos minúsculos. Isso deve desaparecer em um ou dois dias. Se o desconforto ou a visão turva persistirem, procure ajuda médica.
OBJETO COLOCADO OU ENCAIXADO NO OLHO
- Deixe o objeto no lugar. Não tente remover o objeto. Não toque ou aplique qualquer pressão sobre ele.
- Acalme e tranquilize a pessoa.
- Lave suas mãos com sabão e água.
- Faça um curativo em ambos os olhos. Cobrir ambos os olhos ajuda a prevenir o movimento dos olhos. Se o objeto for grande, coloque um copo de papel limpo ou algo semelhante sobre o olho ferido e prenda-o com fita adesiva. Isso evita que o objeto seja pressionado, o que pode ferir ainda mais os olhos. Se o objeto for pequeno, faça um curativo em ambos os olhos.
- Obtenha ajuda médica imediatamente. Não atrase.
QUÍMICO NO OLHO
- Lave imediatamente com água fria da torneira. Vire a cabeça da pessoa de forma que o olho ferido fique para baixo e para o lado. Mantendo a pálpebra aberta, deixe a torneira com água corrente para enxaguar o olho por 15 minutos.
- Se ambos os olhos forem afetados, ou se os produtos químicos também estiverem em outras partes do corpo, peça que a pessoa tome um banho.
- Se a pessoa estiver usando lentes de contato e as lentes não derramarem da água corrente, peça à pessoa que tente remover as lentes de contato após a lavagem.
- Continue lavando os olhos com água limpa ou solução salina por pelo menos 15 minutos.
- Procure ajuda médica imediatamente. Não atrase.
CORTE DE OLHO, RISCO OU SOPRO
- Aplique suavemente uma compressa fria limpa no olho para reduzir o inchaço e ajudar a parar o sangramento. Não aplique pressão para controlar o sangramento.
- Se houver acúmulo de sangue no olho, cubra ambos os olhos com um pano limpo ou curativo esterilizado.
- Procure ajuda médica imediatamente. Não atrase.
CORTES DA PÁLPEBRA
- Lave a pálpebra com cuidado. Se o corte estiver sangrando, aplique uma leve pressão com um pano limpo e seco até que o sangramento pare. Não pressione o globo ocular. Isso ocorre porque o corte pode ir até a pálpebra, então também pode haver um corte no globo ocular. Geralmente é seguro pressionar o osso ao redor do olho.
- Cubra com um curativo limpo.
- Coloque uma compressa fria no curativo para reduzir a dor e o inchaço.
- Procure ajuda médica imediatamente. Não atrase.
- Não pressione ou esfregue um olho ferido.
- Não remova as lentes de contato, a menos que esteja ocorrendo um rápido inchaço, haja uma lesão química e os contatos não saíram com a descarga de água ou você não pode obter ajuda médica imediata.
- Não tente remover um corpo estranho ou qualquer objeto que pareça estar incrustado (preso) em qualquer parte do olho. Obtenha ajuda médica imediatamente.
- Não use cotonetes, pinças ou qualquer outra coisa no próprio olho. Os cotonetes só devem ser usados na parte interna ou externa da pálpebra.
Procure atendimento médico de emergência se:
- Parece haver um arranhão, corte ou algo penetrou (penetrou) no globo ocular.
- Qualquer produto químico entra no olho.
- O olho está dolorido e vermelho.
- Podem ocorrer náuseas ou dores de cabeça com a dor nos olhos (pode ser um sintoma de glaucoma ou acidente vascular cerebral).
- Há qualquer alteração na visão (como visão turva ou dupla).
- Há sangramento incontrolável.
Supervisione as crianças com cuidado. Ensine-os a estar seguros.
Sempre use óculos de proteção quando:
- Usando ferramentas elétricas, martelos ou outras ferramentas de impacto
- Trabalhando com produtos químicos tóxicos
- Andar de bicicleta ou em áreas com muito vento e poeira
- Participar de esportes com alta probabilidade de ser atingido no olho por uma bola, como esportes com raquete indoor
- Olho
- Kit de primeiros socorros
Guluma K, Lee JE. Oftalmologia. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 61.
Muth CC. Emergências oculares. JAMA. 2017; 318 (7): 676. jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2648633. Atualizado em 15 de agosto de 2017. Acessado em 7 de maio de 2019.
Vrcek I, Somogyi M, Durairaj VD. Avaliação e tratamento de traumatismos de tecidos moles periorbitais. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.9.