Queimadura por frio
![O que é Frosbite ou lesão por congelamento?](https://i.ytimg.com/vi/qZylZg-QYIY/hqdefault.jpg)
A congelação é um dano à pele e aos tecidos subjacentes, causado pelo frio extremo. A congelação é a lesão de congelamento mais comum.
A congelação ocorre quando a pele e os tecidos do corpo são expostos ao frio por um longo período de tempo.
É mais provável que você desenvolva ulceração pelo frio se:
- Tome medicamentos chamados beta-bloqueadores
- Possui suprimento insuficiente de sangue para as pernas (doença vascular periférica)
- Fumaça
- Ter diabetes
- Tem fenômeno de Raynaud
Os sintomas de ulceração podem incluir:
- Sensação de alfinetes e agulhas, seguida de dormência
- Pele dura, pálida e fria que foi exposta ao frio por muito tempo
- Dores, latejantes ou falta de sensibilidade na área afetada
- Pele e músculos vermelhos e extremamente doloridos enquanto a área descongela
Geladura muito grave pode causar:
- Bolhas
- Gangrena (tecido enegrecido, morto)
- Danos aos tendões, músculos, nervos e ossos
A congelação pode afetar qualquer parte do corpo. As mãos, pés, nariz e orelhas são os locais mais propensos ao problema.
- Se o congelamento não afetou seus vasos sanguíneos, uma recuperação completa é possível.
- Se o congelamento afetou os vasos sanguíneos, o dano é permanente. Pode ocorrer gangrena. Isso pode exigir a remoção da parte do corpo afetada (amputação).
Uma pessoa com ulceração nos braços ou pernas também pode ter hipotermia (temperatura corporal baixa). Verifique se há hipotermia e trate esses sintomas primeiro.
Siga as seguintes etapas se você acha que alguém pode ter ulceração do frio:
- Proteja a pessoa do frio e leve-a para um local mais quente. Remova todas as joias apertadas e roupas molhadas. Procure sinais de hipotermia (temperatura corporal baixa) e trate primeiro essa condição.
- Se você puder obter ajuda médica rapidamente, é melhor envolver as áreas danificadas em curativos esterilizados. Lembre-se de separar os dedos das mãos e dos pés afetados. Transporte a pessoa para um pronto-socorro para cuidados adicionais.
- Se a ajuda médica não estiver por perto, você pode dar os primeiros socorros de reaquecimento à pessoa. Mergulhe as áreas afetadas em água morna (nunca quente) - por 20 a 30 minutos. Para orelhas, nariz e bochechas, aplique um pano quente repetidamente. A temperatura recomendada da água é de 104 ° F a 108 ° F (40 ° C a 42,2 ° C). Continue circulando a água para auxiliar no processo de aquecimento.Dor intensa em queimação, inchaço e mudanças de cor podem ocorrer durante o aquecimento. O aquecimento está completo quando a pele está macia e a sensação volta.
- Aplique curativos secos e esterilizados nas áreas congeladas. Coloque curativos entre os dedos das mãos ou dos pés congelados para mantê-los separados.
- Mova as áreas descongeladas o mínimo possível.
- O recongelamento das extremidades descongeladas pode causar danos mais graves. Evite o recongelamento envolvendo as áreas descongeladas e mantendo a pessoa aquecida. Se a proteção contra o recongelamento não puder ser garantida, pode ser melhor atrasar o processo de reaquecimento inicial até que um local quente e seguro seja alcançado.
- Se o congelamento for severo, dê à pessoa bebidas quentes para repor os fluidos perdidos.
Em caso de congelamento, NÃO:
- Descongele uma área congelada se ela não puder ser mantida descongelada. O recongelamento pode piorar ainda mais os danos aos tecidos.
- Use calor seco direto (como um radiador, fogueira, almofada térmica ou secador de cabelo) para descongelar as áreas congeladas. O calor direto pode queimar os tecidos já danificados.
- Esfregue ou massageie a área afetada.
- Perturbe bolhas na pele congelada.
- Fume ou beba bebidas alcoólicas durante a recuperação, pois ambos podem interferir na circulação sanguínea.
Ligue para seu médico se:
- Você teve congelamento severo
- Sensação e cor normais não retornam imediatamente após o tratamento em casa para queimaduras leves
- A congelação ocorreu recentemente e novos sintomas se desenvolveram, como febre, mal-estar geral, descoloração da pele ou drenagem da parte afetada do corpo
Esteja ciente dos fatores que podem contribuir para o congelamento. Isso inclui extremo:
- Roupas molhadas
- Ventos fortes
- Má circulação do sangue. A má circulação pode ser causada por roupas ou botas apertadas, posições apertadas, fadiga, certos medicamentos, fumo, uso de álcool ou doenças que afetam os vasos sanguíneos, como diabetes.
Use roupas que o protejam bem do frio. Proteja as áreas expostas. No tempo frio, use luvas (não luvas); Roupas com camadas à prova de vento e de água; 2 pares de meias; e um chapéu ou lenço que cubra as orelhas (para evitar a perda de calor pelo couro cabeludo).
Se você espera ficar exposto ao frio por um longo período de tempo, não beba álcool ou fume. Certifique-se de obter comida e descanso suficientes.
Se for pego por uma forte tempestade de neve, encontre abrigo cedo ou aumente a atividade física para manter o calor do corpo.
Exposição ao frio - braços ou pernas
Kit de primeiros socorros
Geladura - mãos
Queimadura por frio
Freer L, Handford C, Imray CHE. Queimadura por frio. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 9.
Sawka MN, O'Connor FG. Transtornos causados pelo calor e pelo frio. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 101.
Zafren K, Danzl DF. Hipotermia acidental. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 132.
Zafren K, Danzl DF. Lesões por congelamento e frio não congelante. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 131.