Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 6 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
LA METFORMINA Y LA LEVOTIROXINA
Vídeo: LA METFORMINA Y LA LEVOTIROXINA

Contente

A levotiroxina (um hormônio da tireoide) não deve ser usada sozinha ou junto com outros tratamentos para tratar a obesidade ou causar perda de peso.

A levotiroxina pode causar problemas graves ou potencialmente fatais quando administrada em grandes doses, especialmente quando tomada com anfetaminas, como anfetaminas (Adzenys, Dyanavel XR, Evekeo), dextroanfetamina (Dexedrina) e metanfetamina (Desoxyn). Informe o seu médico se você tiver algum dos seguintes sintomas enquanto estiver tomando levotiroxina: dor no peito, batimento cardíaco ou pulso acelerado ou irregular, agitação incontrolável de uma parte do corpo, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, dificuldade em adormecer ou em permanecer dormindo, falta de respiração ou suor excessivo.

Converse com seu médico sobre os riscos potenciais associados a este medicamento.

A levotiroxina é usada para tratar o hipotireoidismo (condição em que a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente). Também é usado com cirurgia e terapia com iodo radioativo para tratar o câncer de tireoide. A levotiroxina está em uma classe de medicamentos chamados hormônios. Ele age repondo o hormônio da tireoide que normalmente é produzido pelo corpo.


Sem o hormônio tireoidiano, seu corpo não pode funcionar adequadamente, o que pode resultar em crescimento deficiente, fala lenta, falta de energia, cansaço excessivo, constipação, ganho de peso, perda de cabelo, pele seca e grossa, maior sensibilidade ao frio, dores nas articulações e musculares, períodos menstruais abundantes ou irregulares e depressão. Quando tomada corretamente, a levotiroxina reverte esses sintomas.

A levotiroxina é apresentada na forma de comprimido e cápsula para administração oral. Geralmente é tomado uma vez ao dia com o estômago vazio, 30 minutos a 1 hora antes do café da manhã. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome levotiroxina exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Engula as cápsulas inteiras; não os mastigue nem os esmague. Não retire a cápsula da embalagem até que esteja pronto para tomá-la.

Tome os comprimidos com um copo cheio de água, pois podem ficar presos na garganta ou causar asfixia ou náusea.


Se você estiver dando levotiroxina a um bebê, criança ou adulto que não consegue engolir o comprimido, amasse e misture em 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 mL) de água. Misture apenas os comprimidos triturados com água; não misture com alimentos ou fórmula infantil de soja. Dê esta mistura com uma colher ou conta-gotas imediatamente. Não o guarde para uso posterior.

O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de levotiroxina e aumentará gradualmente a sua dose.

A levotiroxina controla o hipotireoidismo, mas não o cura. Pode levar várias semanas até você notar uma mudança em seus sintomas. Continue a tomar levotiroxina mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar levotiroxina sem falar com seu médico.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar levotiroxina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a levotiroxina, hormônio da tireoide, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos ou cápsulas de levotiroxina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE: amiodarona (Nexterone, Pacerone); andrógenos como nandrolona e testosterona (Androderm); certos antiácidos contendo alumínio ou magnésio (Maalox, Mylanta, outros); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como heparina ou varfarina (Coumadin, Jantoven); beta-bloqueadores, tais como metoprolol (Lopressor), propranolol (Inderal, Innopran) ou timolol; medicamentos para câncer, como asparaginase, fluorouracil e mitotano (Lysodren); carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol ou Teril); clofibrato (Atromid); corticosteróides como dexametasona; medicamentos para tosse e sintomas de resfriado ou para perda de peso; digoxina (Lanoxin); medicamentos contendo estrogênio, como terapia de reposição hormonal ou anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, implantes ou injeções); furosemida (Lasix); insulina ou outros medicamentos para tratar diabetes; maprotilina; ácido mefenâmico (Ponstel); metadona (metadose); niacina; orlistat (Alli, Xenical); fenobarbital; fenitoína (Dilantin, Phenytek); inibidores da bomba de protões, tais como esomeprazol (Nexium), lansoprazol (Prevacid) e omeprazol (Prilosec); rifampicina (Rifater, Rifamate, Rifadin); sertralina (Zoloft); simeticone (Phazyme, Gas X); sucralfato (Carafate); tamoxifeno (Soltamox); inibidores da tirosina quinase, tais como cabozantinib (Cometriq) ou imatinib (Gleevac); e antidepressivos tricíclicos, tais como amitriptilina (Elavil).Muitos outros medicamentos também podem interagir com a levotiroxina, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • se você toma carbonato de cálcio (Tums) ou sulfato ferroso (suplemento de ferro), tome pelo menos 4 horas antes ou 4 horas depois de tomar levotiroxina. Se você toma colestiramina (Prevalite), colesevelam (Welchol), colestipol (Colestid), sevelâmero (Renvela, Renagel) ou poliestireno sulfonato de sódio (Kayexalato), tome pelo menos 4 horas após tomar levotiroxina.
  • Informe o seu médico se tiver insuficiência adrenal (condição em que as glândulas adrenais não produzem uma quantidade suficiente de certas hormonas necessárias para funções corporais importantes). O seu médico pode dizer-lhe para não tomar levotiroxina.
  • informe o seu médico se você recebeu recentemente a terapia de radiação ou se você tem ou já teve diabetes; endurecimento das artérias (aterosclerose); problemas de sangramento ou anemia; porfiria (condição em que substâncias anormais se acumulam no sangue e causam problemas na pele ou no sistema nervoso); osteoporose (uma condição em que os ossos se tornam finos e fracos e se quebram facilmente); distúrbios da glândula pituitária (uma pequena glândula no cérebro); qualquer condição que torne difícil para você engolir; ou doença renal, cardíaca ou hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma levotiroxina, chame seu médico.
  • se for submetido a uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar levotiroxina.

Alguns alimentos e bebidas, especialmente aqueles que contêm soja, nozes e fibra dietética, podem afetar o modo como a levotiroxina funciona para você. Converse com seu médico antes de comer ou beber esses alimentos.


Converse com seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver tomando este medicamento.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A levotiroxina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • ganho ou perda de peso
  • dor de cabeça
  • vomitando
  • diarréia
  • mudanças no apetite
  • febre
  • mudanças no ciclo menstrual
  • sensibilidade ao calor
  • perda de cabelo
  • dor nas articulações
  • cãibras nas pernas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • falta de ar, respiração ofegante, urticária, coceira, erupção na pele, rubor, dor de estômago, náusea ou inchaço das mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • dor no peito
  • batimento cardíaco ou pulso rápido ou irregular
  • agitação incontrolável de uma parte do corpo
  • nervosismo
  • ansiedade
  • irritabilidade
  • dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
  • falta de ar
  • suor excessivo
  • confusão
  • perda de consciência
  • convulsão

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico solicitará alguns testes de laboratório para verificar sua resposta à levotiroxina.

Aprenda a marca e o nome genérico do seu medicamento. Não troque de marca sem falar com seu médico ou farmacêutico, pois cada marca de levotiroxina contém uma quantidade ligeiramente diferente de medicamento.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Levothroid®
  • Levo-T®
  • Levoxyl®
  • Synthroid®
  • Tirosint®
  • Unithroid®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/02/2019

Nós Recomendamos

Varfarina

Varfarina

A varfarina pode cau ar angramento grave que pode er fatal e até me mo cau ar a morte. Informe o eu médico e você tem ou já teve um di túrbio no angue ou angramento; problema ...
Infecções do trato urinário - vários idiomas

Infecções do trato urinário - vários idiomas

Árabe (العربية) Chinê , implificado (dialeto mandarim) (简体 中文) Chinê , tradicional (dialeto cantonê ) (繁體 中文) Francê (francê ) Hindi (हिन्दी) Japonê (日本語) Coreano (...