Coloração de Gram de biópsia de tecido

A coloração de Gram do teste de biópsia de tecido envolve o uso de coloração violeta de cristal para testar uma amostra de tecido retirada de uma biópsia.
O método de coloração de Gram pode ser usado em quase todas as amostras. É uma excelente técnica para fazer uma identificação geral e básica do tipo de bactéria na amostra.
Uma amostra, chamada de esfregaço, de um espécime de tecido é colocada em uma camada muito fina em uma lâmina de microscópio. A amostra é tingida com uma coloração violeta de cristal e passa por mais processamento antes de ser examinada ao microscópio em busca de bactérias.
A aparência característica das bactérias, como sua cor, forma, agrupamento (se houver) e padrão de coloração ajudam a determinar o tipo de bactéria.
Se a biópsia for incluída como parte de um procedimento cirúrgico, você será solicitado a não comer ou beber nada na noite anterior à cirurgia. Se a biópsia for de um tecido superficial (na superfície do corpo), você pode ser solicitado a não comer ou beber por várias horas antes do procedimento.
A sensação do teste depende da parte do corpo que está sendo biopsiada. Existem vários métodos diferentes para obter amostras de tecido.
- Uma agulha pode ser inserida através da pele até o tecido.
- Um corte (incisão) através da pele no tecido pode ser feito e um pequeno pedaço do tecido removido.
- Uma biópsia também pode ser feita de dentro do corpo usando um instrumento que ajuda o médico a ver o interior do corpo, como um endoscópio ou cistoscópio.
Você pode sentir pressão e dor leve durante a biópsia. Geralmente é administrado algum tipo de medicamento para aliviar a dor (anestésico), de modo que você sente pouca ou nenhuma dor.
O teste é realizado quando há suspeita de infecção de um tecido corporal.
Se existem bactérias e de que tipo existem, depende do tecido que está sendo biopsiado. Alguns tecidos do corpo são estéreis, como o cérebro. Outros tecidos, como o intestino, normalmente contêm bactérias.
Nota: os intervalos de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Resultados anormais geralmente significam que há uma infecção no tecido. Mais testes, como a cultura do tecido que foi removido, geralmente são necessários para identificar o tipo de bactéria.
Os únicos riscos são de fazer uma biópsia de tecido e pode incluir sangramento ou infecção.
Biópsia de tecido - coloração de Gram
Coloração de Gram de biópsia de tecido
Chernecky CC, Berger BJ. Biópsia específica do local - espécime. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013.199-202.
Hall GS, Woods GL. Bacteriologia médica. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23d ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 58.