Tempo esgotado
"Pausa" é uma técnica que alguns pais e professores usam quando uma criança se comporta mal. Envolve a criança deixando o ambiente e as atividades onde ocorreu o comportamento inadequado e indo para um local específico por um determinado período de tempo. Durante o intervalo, espera-se que a criança fique quieta e pense sobre seu comportamento.
O castigo é uma técnica disciplinar eficaz que não usa punição física. Os profissionais relatam que NÃO punir fisicamente as crianças pode ajudá-las a aprender que a violência física ou infligir dor física NÃO traz os resultados desejados.
As crianças aprendem a evitar o castigo interrompendo os comportamentos que causaram o castigo, ou avisos de castigo, no passado.
COMO USAR O TEMPO LIMITE
- Encontre um lugar em sua casa que seja adequado para um intervalo. Uma cadeira no corredor ou em um canto funcionará. Deve ser um lugar que não seja muito fechado, escuro ou assustador. Também deve ser um local sem potencial para diversão, como em frente a uma TV ou em uma área de recreação.
- Obtenha um cronômetro que emita um ruído alto e estabeleça a quantidade de tempo a ser gasto no intervalo. Geralmente é recomendado fazer 1 minuto por ano de idade, mas não mais do que 5 minutos.
- Quando seu filho mostrar mau comportamento, explique claramente qual é o comportamento inaceitável e diga a ele para parar. Avise-os o que acontecerá se eles não pararem com o comportamento - sentar na cadeira por um tempo limite. Esteja pronto para elogiar se seu filho interromper o comportamento.
- Se o comportamento não parar, diga a seu filho para dar um tempo. Diga-lhes porquê - certifique-se de que compreendem as regras. Diga apenas uma vez e não perca a paciência. Gritando e resmungando, você está dando atenção demais ao seu filho (e ao comportamento). Você pode guiar seu filho até o ponto de descanso com a força física necessária (até mesmo pegando seu filho e colocando-o na cadeira). Nunca bata ou machuque fisicamente seu filho. Se o seu filho não quiser ficar na cadeira, segure-o por trás. Não fale, pois isso está dando atenção a eles.
- Defina o cronômetro. Se seu filho fizer barulho ou se comportar mal, zere o cronômetro. Se eles saírem da cadeira de castigo, leve-os de volta para a cadeira e zere o cronômetro. A criança deve ficar quieta e bem comportada até o cronômetro desligar.
- Depois que o cronômetro tocar, seu filho pode se levantar e retomar as atividades. Não guarde rancor - deixe o assunto passar. Já que seu filho cumpriu o castigo, não há necessidade de continuar a discutir o mau comportamento.
- Tempo esgotado
Carter RG, Feigelman S. Os anos pré-escolares. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 24.
Walter HJ, DeMaso DR. Transtornos disruptivos, de controle de impulsos e de conduta. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 42.