Autor: Joan Hall
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Mr.President - Coco Jamboo (1996) [Official Video]
Vídeo: Mr.President - Coco Jamboo (1996) [Official Video]

Contente

Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200103_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200103_eng_ad.mp4

Visão geral

O corpo é composto principalmente de fluidos. Todas as suas células contêm e são rodeadas por fluidos. Além disso, quatro a cinco litros de sangue circulam pelo sistema cardiovascular a qualquer momento. Parte desse sangue escapa do sistema ao passar por minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares nos tecidos do corpo. Felizmente, existe um "sistema circulatório secundário" que reabsorve o fluido escapado e o devolve às veias.

Esse sistema é o sistema linfático. Ele corre paralelo às veias e deságua nelas. A linfa se forma em nível microscópico. Pequenas artérias, ou arteríolas, levam aos capilares, que por sua vez levam a pequenas veias ou vênulas. Os capilares linfáticos ficam próximos aos capilares sanguíneos, mas não estão realmente conectados. As arteríolas conduzem o sangue aos capilares do coração e as vênulas retiram o sangue dos capilares. Conforme o sangue flui pelos capilares, ele está sob pressão. Isso é chamado de pressão hidrostática. Essa pressão força parte do fluido do sangue para fora do capilar para o tecido circundante. O oxigênio dos glóbulos vermelhos e os nutrientes do fluido se difundem para o tecido.


Dióxido de carbono e produtos residuais celulares no tecido se difundem de volta para a corrente sanguínea. Os capilares reabsorvem a maior parte do fluido. Os capilares linfáticos absorvem o líquido que resta.

Edema, ou inchaço, ocorre quando o fluido dentro ou entre as células vaza para os tecidos do corpo. É causada por eventos que aumentam o fluxo de fluido para fora da corrente sanguínea ou impedem seu retorno. Edema persistente pode ser um sinal de problemas graves de saúde e deve ser verificado por um profissional de saúde.

O sistema linfático pode desempenhar um papel muito preocupante na disseminação do câncer de mama.

Os gânglios linfáticos filtram a linfa à medida que ela passa pelo sistema. Eles estão localizados em pontos específicos por todo o corpo, como nas axilas e no alto da garganta.

A circulação linfática no tecido mamário ajuda a regular o equilíbrio de fluidos local, bem como a filtrar substâncias nocivas. Mas o sistema linfático da mama também pode espalhar doenças como o câncer pelo corpo.

Os vasos linfáticos fornecem uma estrada ao longo da qual as células cancerosas invasivas se movem para outras partes do corpo.


O processo é chamado de metástase. Pode levar à formação de uma massa cancerosa secundária em outra parte do corpo.

Esta mamografia mostra um tumor e a rede de vasos linfáticos que ele invadiu.

Nenhuma mulher é jovem demais para saber que o autoexame regular da mama pode ajudar a detectar tumores no início de seu crescimento, com sorte antes que se espalhem ou metastatizem.

  • Câncer de mama

Posts Fascinantes

Choque hipovolêmico

Choque hipovolêmico

O choque hipovolêmico é uma condição de emergência em que a perda grave de angue ou outro líquido torna o coração incapaz de bombear angue uficiente para o corp...
Infecção por Campylobacter

Infecção por Campylobacter

A infecção por Campylobacter ocorre no inte tino delgado a partir de bactéria chamada Campylobacter jejuni. É um tipo de intoxicação alimentar.A enterite por Campylobacte...